Total de visualizações de página

sábado, 16 de junho de 2018

DO FUNDO DO BAÚ: TABELA DA COPA


 
Hoje é sábado, dia da série "DO FUNDO DO BAÚ". E de lá sai esta tabela do Campeonato Mundial de 1962, vencido pelo Brasil, com uma seleção que, embora composta por veteranos e abalada com o afastamento de Pelé a partir do 2º jogo, soube mostrar empenho e disposição para conseguir o título.
Um pré-adolescente entusiasmado preencheu os resultados, acompanhando as partidas por um rádio de pilha Spica. Dois dias após os jogos esforçava-se para ficar acordado para assistir à noite a exibição do vídeo-tape das partidas.
Tinha sido uma grande evolução, pois na Copa de 1958 os lances das partidas eram vistos em precários filmes. Com o vídeo-tape as partidas eram vistas inteiras, com boa qualidade.
Ganhamos aquela Copa com o Pelé jogando apenas até a metade da 2ª partida; com uma grande ajuda do juiz ao não dar um “penalty” do Nilton Santos contra a Espanha; com um episódio mal explicado da absolvição do Garrincha para jogar a final (havia sido expulso na semifinal).
Consta que a testemunha-chave no julgamento seria o juiz auxiliar Esteban Marino, que não compareceu para falar (teria recebido um “agrado” dos brasileiros). O juiz do jogo, o peruano Yamasaki, também se escafedeu.
Na final, após o susto do gol de Masopust viramos o jogo, com gols do Amarildo, o “Possesso”, e uma certa ajuda do goleiro da Tcheco-Eslováquia, o Schroif, no gol do Zito.
PS: tabela preenchida, é claro, com uma caneta Compactor.

sexta-feira, 15 de junho de 2018

TEATRO SERGIO PORTO





 
Em março de 1970, às vésperas da estreia da peça “Tô cum grilo na cuca”, com Brigitte Blair, Carvalhinho, R. Rocha e Carlos Nobre, além das “garotas mais lindas da geração pão com cocada”, no Teatro Sergio Porto, as atrizes (como Marilene e Clarisse Paiva) fizeram um evento de divulgação na Confeitaria Colombo, em Copacabana, na esquina da Av. N.S. de Copacabana com Rua Barão de Ipanema, bem pertinho do teatro.
Era uma peça “pra-frentex”, com direção de Aldo Calvet. Tinha, além dos atores, um time de vedetes e “até strip-tease”. As reservas podiam ser feitas pelo telefone 236-6343 e o endereço do teatro era na Rua Miguel Lemos nº 51. Ingressos a partir de Cr$ 6,00.
Entretanto, conforme escreveu o “Correio da Manhã”, a estreia teve que ser adiada, pois houve atraso no envio do texto desta peça de teatro de revista para a Censura, em Brasília. A reportagem dava conta que “antigamente a liberação do texto e do espetáculo resolvia-se no Rio; agora o processo é um pouco “egípcio”: os censores da Guanabara liberam ou não o espetáculo; o texto deve ir a Brasília e de lá virá a aprovação ou os cortes.  Situação absurda, pois o texto no papel não é o mesmo ao criar vida no palco. As palavras, as intenções, o ritmo, as pausas podem configurar mil e uma intenções. Por que a Censura de Brasília não delega poderes totais à sua filial carioca?”.
Em maio houve uma sessão extra para a classe teatral e para a Imprensa em homenagem a Henriqueta Brieba (que na peça fazia um travesti e dançava Charleston), pois a veterana artista completava, naquela ocasião, 65 anos de atividade teatral. Após esta sessão o elenco ofereceu uma ceia no “Cabana” (este restaurante ficava em Ipanema, na Rua Joana Angélica nº 116, quase esquina da Rua Visconde de Pirajá e era do Leo Baptista, o locutor que até hoje narra “goals” na TV Globo).
Para não interromper as sessões no período da Copa de 70, Brigitte Blair mandou instalar uma TV para o público assistir às partidas e, em seguida, ver a peça.

quinta-feira, 14 de junho de 2018

GLÓRIA



 
As fotos de hoje foram enviadas há algum tempo pelo prezado WHM e acho que ainda não foram publicadas no “Saudades do Rio”.
Algumas foram tiradas em 1933 a partir da pensão D.Amélia, que existia na Rua Santo Amaro, onde os pais dele moraram, pouco depois de terem vindo de Porto Alegre para o Rio.
Os conhecedores da região poderão dar mais informações.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

CAMPINHO DA LAGOA




 
Até o final dos anos 60, antes da duplicação da Av. Epitácio Pessoa, havia um simpático campinho de futebol de salão em frente ao edifício que hoje tem o nº 2120 naquela avenida (entre a Montenegro e a Gastão Bahiana).
Nesta quadra, todos os dias jogávamos futebol (a bola, frequentemente, caía na água e sempre havia um herói que se jogava dentro da lagoa para buscá-la, exceto quando ventava de sudoeste, que trazia a bola de volta e o jogo continuava até a chegada da chuva).
Aos sábados à tarde havia o jogo “oficial”. Aí brilhava o time do “Broa”, com o Denio, o Paulo Roberto, o Gil, o Osvaldo "Bico", o “Cabeleira”. Na terceira foto vemos o “Broa” de costas, em primeiro plano.
Nesta mesma quadra, nas férias de verão, a Coca-Cola patrocinava todas as manhãs, com dois professores de Educação Física, atividades para a garotada. Por volta de meio-dia eram distribuídas garrafas de Coca-Cola para todos.
Parece que foi ontem que por aí nesses vivia uma turma grande (perdi o contato com quase todos) como o Alberto, o "Petita", o "Bolinha", os filhos do Capitão Sergio "Macaco", a musa Estelinha, a Lurdes, a Monique, a Ana Maria, os irmãos Marcio e Mauro, o Luiz Claudio, o Alarico, o Claudio, o Fernando, a Cristina, a Silvia, a Lilian, o Michael, a Laís, a Gisele, a Ellen, o Lynn, o Douglas, o Bill, o Nelsinho, o Carlinhos. Por onde andarão?
Nos fundos do prédio nº 2142, onde morou o Lucio Alves com sua belíssima esposa (ele tinha um Chevrolet conversível daqueles de filme de Hollywood), havia uma caixa d´água com uma parede lateral inclinada e feita com cimento muito liso que, nos dias de chuva, funcionava como um tobogã - quantos braços quebrados e "galos" na cabeça aconteceram nessas descidas.
Ao lado da caixa d´água, no amplo espeço entre dois edifícios, foi desenhada com cal uma baliza na pedra do morro para disputas de chutes a gol, dois contra dois - até o dia em que uma pedra enorme desabou e destruiu o carro do Almirante Alvaro Alberto, estacionado bem junto à baliza. Nunca mais jogamos ali, mesmo depois das demoradas obras de contenção feitas pela Prefeitura.
Além da quadra esportiva havia, em frente ao Corte do Cantagalo, nas margens da Lagoa, os eventos do Abrahão Medina, do "Rei da Voz": sempre montava um palanque no carnaval para animados bailes infantis. E, em junho, por conta das festas de São João, ele fazia uma grande queima de fogos de artifício.
Nessa época morar aí envolvia uma grande dificuldade de condução pois este trecho só era servido por duas linhas de ônibus: a "Ipanema-Estrada de Ferro" e a "Rocinha-Mourisco" - ambas subiam o Corte do Cantagalo. Mais tarde, criaram a linha "Jacaré-Ipanema", que vinha do Jacaré até ao Jardim de Alá e fazia a volta para ir para o ponto final junto ao Corte, na Praça Corumbá. Para Botafogo/Humaitá havia apenas duas linhas de lotações, a "Largo do Machado-Ipanema" e a "Estrada de Ferro-Leblon". No curto-período dos ônibus elétricos o serviço era bom, mas à noite o número de ônibus era mínimo.
Ter uma linha de telefone aí, naquela época, era muito difícil, assim como se era obrigado a conviver com muitas moscas e mosquitos - toda casa tinha que ter "mata-moscas", bombas de Flit, armadilhas para insetos.
A banca de jornal mais perto era na Montenegro esquina com Visconde de Pirajá, o único serviço disponível era a carrocinha de sorvetes da Kibon do "Souza", o bar mais perto era o "Mosca", o atual "Tricopa" lá da Montenegro, onde havia o "Nelson", armazém na esquina da Barão da Torre, e a loja de fotografias do Honório, primeiro na esquina da Nascimento Silva e depois ao lado do Nelson, além do Pizzaiolo, que inaugurou a “calçada da fama” de Ipanema.
Padaria, a mesma que está lá até hoje, só na esquina da igreja da Paz. O movimento da Epitácio Pessoa, antes da abertura do Túnel Rebouças era quase nenhum à noite.
A última foto mostra o campinho já desaparecendo para a construção do viaduto Augusto Frederico Schmidt e a duplicação da Epitácio Pessoa. Isto, mais a abertura do Túnel Rebouças, acabou com o campinho e com a tranquilidade.

terça-feira, 12 de junho de 2018

BONDES



 
São "figurinhas repetidas"?
 
1) Imediações da Praça da Bandeira?
 
2) Rua São Francisco Xavier esquina de Barão de Mesquita, em frente ao Colégio Militar.
 
3) Esta não lembro o local, deixando para os especialistas.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

AV. LINEU DE PAULA MACHADO

 
Hoje são várias fotos e um texto longo, mas saboroso. Frequentei muito, desde os anos 50, a casa de meu amigo Fernando Luiz, na Av. Lineu de Paula Machado, no Jardim Botânico/Lagoa. É um local de inúmeras boas recordações, até mesmo das aulas de Matemática que recebíamos da mãe dele.
Assim o Fernando descrevia a casa: "Excelente propriedade na zona sul do Rio de Janeiro, bairro tranquilo espremido entre as montanhas e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Residência com 2 andares, 6 amplos quartos, varandas em 4 quartos, salas de jantar e de visitas, hall de entrada, escritório em cima da garagem com entrada externa, dependências de empregados separada da casa (ótimas para namoros fortuitos), cozinha, copa, despensa, área de serviço enorme com 2 tanques e mesa de mármore, compartimento próprio para a guarda de lixo, terraço térreo com canteiro de cristal, garagem para 1 veículo, sótão para a guarda de materiais diversos. Ambiente extremamente familiar, tranquilidade, tratamento carinhoso, porém com disciplina rigorosa, aprendizado prático para a vida. Permitida a presença de cães (por vezes escondido do proprietário).
Vantagens: canal na frente repleto de rãs (podendo ser construída até uma passagem privativa), cinema na quadra ao lado, estacionamento para jipes na frente da casa, clubes nas imediações. Escritório com coleção completa da Playboy americana cujas melhores fotos estão afixadas nas portas dos armários para deleite dos moradores, entregas em domicílio de leite, pães fresquinhos, manteiga etc…
Escola abandonada ideal para brincadeiras na vizinhança. Aulas particulares de matemática, celebrações inesquecíveis de aniversários, Natais e muitas outras atrações e facilidades.
Avisos: - Necessário manutenção constante do telhado que, em dias de chuva, apresenta centenas de goteiras, o que acarreta a necessita de esvaziamento manual com baldes a qualquer hora do dia ou da noite.
- Pinturas internas são feitas pelos próprios moradores independente de idade ou sexo com supervisão e participação da proprietária.
- A manutenção dos automóveis e até pintura são realizados pelos inquilinos com gerenciamento do proprietário.
Regulamentos: - Proibida a permanência sem camisa na mesa de refeições.
- Bermudas são toleradas dependendo do evento.
- Horários das refeições deverão ser rigorosamente observados.
- Após as refeições é obrigatório descanso de 1 hora.
- Alvorada às 6.00 hs.
- Em dias de semana a entrada à noite será permitida até às 19.00 hs e, nos finais de semana até 22.00 hs.
- Não é permitido adormecer na sala da única televisão.
- O canal de TV será sempre aquele escolhido pelos proprietários.
- Quando subir a escada interna, de madeira, evitar ruídos desnecessários.
- Permitida a conversa por telefone no máximo durante 3 minutos por dia.
- Não é recomendável participar das frequentes brigas internas.
- Totalmente proibido receber ligações externas de namoradas/os.
- Não é permitido namoricos no portão.
- Proibido pular o muro para a casa dos vizinhos.
OBS: as regras poderão sofrer modificações frequentes (e costumam sofrer…) dependendo do humor dos proprietários.
A Av. Lineu de Paula Machado, lado par, era interrompida pelo canal, por conta disso era deserta e se podia fazer toda sorte de brincadeiras e jogos em frente da casa.

A Av. Lineu de Paula Machado, até a década de 60, era uma rua tranquila sem muito movimento, bem diferente de hoje em dia quando o tráfego Lagoa-Humaitá passa por ela.

O ônibus era o 18, que fazia linha circular entre a Rua Xavier da Silveira, em Copacabana, e a Ponte de Táboas, no Jardim Botânico.



No último quarteirão havia cocheiras dos Paula Machado (ou Peixoto de Castro?), no canal havia gigóias que serviam de moradias para inúmeras rãs, e estas árvores, que antes eram esqueléticas, estão agora frondosas.
O Fernando chegou a fazer, com os irmãos, uma passagem própria, em frente de casa, para atravessar o canal, por pura preguiça de caminhar até a “pinguela”. Claro que também era aventura! Esta “construção” foi publicada em jornal da época (o Correio da Manhã) e numa das fotos publicadas aparece esta passagem e o Fernando todo orgulhoso da obra de "engenharia..."

 


domingo, 10 de junho de 2018

PRAIA DE IPANEMA - 1929




A foto de hoje, de 1929, da Praia de Ipanema, foi enviada pelo amigo Odone. Ele não lembra onde a encontrou na Internet.
Talvez o grupo do automóvel tivesse ido assistir ao esperado encontro entre as equipes de football do Arpoador Club e a do Praia Club. Com três gols no primeiro tempo (Raul, Heraldo e Luciano) o Arpoador venceu por 3x1 (o gol do Praia foi feito por Bicudinho), segundo informou o Correio da Manhã. O Arpoador jogou com Irnack, Justo e Euclydes; Carlos, Armando e Ignacio; Luciano, Oswaldo, Blun, Heraldo e Raul.
Para o domingo seguinte estava programado, para as 10 horas da manhã, “um bello festival junto com o Leme Club, com provas sportivas, taes como football, volleyball, etc.”
No domingo anterior já ocorrera uma grande festa, organizada da seguinte forma:
1ª prova: Dr. Oswaldo Gomes, corrida de 100 metros, a pé, rasos.
2ª prova: Oscar Werneck, um match de football.
3ª prova: Honra – Arpoador Club, corrida de 200 metros rasos.
4ª prova: Srta. Waldemira Suarez, salto em altura.
5ª prova: Dr. Otto Surerus, corrida em três pernas.
6ª prova: Gregorio de Sá, corrida de revezamento, turma de quatro.
7ª prova: Oyama C. Leite, corrida de cabra cega.
8ª prova: Justino V. Lima, corrida em sacos.
9ª prova: Luciano V. Lima, corrida de ovo na colher.
10ª prova: Miguel Ribeiro, salto em distância.
11ª prova: Deodoro T. Esteves, luta com travesseiros.
O Arpoador Club tinha sua sede na Praça General Osório, na Rua Prudente de Morais. Foi fundado em 1927. A festa de inauguração exigiu smoking ou casaca. Há no Correio da Manhã muitas notas sobre as atividades culturais deste clube nos últimos anos da década de 20.
PS: reproduzo anúncios da época caso haja interessados em comprar imóveis na área.