Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

BAR SAUDADES DO RIO


 AVISO AOS NAVEGANTES 

A previsão para reabertura do "Saudades do Rio" é na próxima segunda-feira, dia 22 de agosto.

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

LAGOA - ANOS 70


 AVISO AOS NAVEGANTES

O "SAUDADES DO RIO" FICARÁ FORA DO AR POR ALGUNS DIAS.

EDIFÍCIOS DA PRAIA DE BOTAFOGO


 Praia de Botafogo 1954

Hoje temos como convidado nosso amigo Rouen, do "Arqueologia do Rio", que assim comenta esta fotografia da Praia de Botafogo:

"Estamos na transição das décadas de 40 para 50 ou talvez no início desta segunda. Os edifícios começam a surgir cada vez mais rapidamente.

Em primeiro plano o Edifício Corcovado, na Praia de Botafogo nº 198, com sua imponente portaria de dois andares. Logo a seguir, na Rua Farani, esquina com a Praia de Botafogo, o Edifício Farani, no nº 3 e o Ed. Vistamar no nº 23, ainda na fase de construção. Estes dois prédios geminados possuem uma arquitetura tipicamente de época, igual aos que encontramos na Avenida Presidente Vargas, ou seja, os dois ou três primeiros andares recuados e no espaço vago uns pilotis aparentes de forma cilíndrica. Nesta área vamos encontrar, atualmente, algumas choperias que constituem o chamado “Baixo Farani”.

No meio da foto, na direita, parcialmente cortado, o Edifício Julio Barros Barreto, projeto de autoria de MMM Roberto em 1947, um dos ícones da arquitetura moderna no Rio de Janeiro. Entre estes dois prédios avistamos as palmeiras pertencentes ao terreno da residência da família Guinle, mais tarde Embaixada da Argentina.

Seguimos pela esquerda da foto, encontrando a Paróquia Imaculada Conceição de Botafogo e também cortado na foto o Edifício Victoria, na Praia de Botafogo nº 280, terreno que anteriormente era ocupado pela residência do Dr. Miguel Couto".

O "Saudades do Rio" agradece a gentileza do Rouen e informa que esta fotografia foi contracapa da revista "Brasil Moderno", volume VIII, dezembro de 1954.

AVISO AOS NAVEGANTES:

A partir de amanhã o "Saudades do Rio" entrará em recesso por alguns dias, devendo retornar às atividades habituais na próxima semana.

domingo, 14 de agosto de 2022

DIA DOS PAIS


 Hoje é dia de saudades!

A foto é na Rua Barata Ribeiro e a esquina lá no fundo é a da Dias da Rocha.

Me levou no colo para o Flamengo  e para a Medicina.

Não podia pedir mais.