Total de visualizações de página

sábado, 27 de janeiro de 2018

DO FUNDO DO BAÚ: TELEX E TELETIPO


 
Hoje é sábado, dia da série “DO FUNDO DO BAÚ”. Vemos um aparelho de telex e um escritório de teletipos.
Quando o telex foi apresentado a propaganda dizia que “uma empresa depende fundamentalmente de um eficiente sistema de comunicação para operar, competir e prosperar. O telex é uma comunicação instantânea, precisa, direta e objetiva.”
O teletipo é uma máquina de escrever eletromecânica para transmissão de dados.
Os dois aparelhos ficaram obsoletos com a brutal evolução da tecnologia nos últimos tempos. Já não vemos, praticamente, o uso de telegramas, substituídos pelos e-mails, pelos Whatsapps, pelo Facetime, pelo Skype e tantos outros aplicativos.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

BONDES NO PASSEIO PÚBLICO


 
Hoje temos duas fotos de bondes circulando nas vizinhanças do Passeio Público, ambas do acervo do Correio da Manhã.
Na primeira foto vemos o bonde 13, da linha Ipanema – via Túnel Novo, no ano de 1962, quando ainda predominavam os carros importados. Chama a atenção uma motocicleta com “side-car”.
O trajeto do bonde 13 era: Tabuleiro da Baiana – Senador Dantas – Luís de Vasconcelos – Augusto Severo – Largo da Glória – Catete – Marquês de Abrantes – Praia de Botafogo – Rua da Passagem – General Góis Monteiro – Lauro Sodré – Túnel Novo – Prado Junior – N.S. de Copacabana – Francisco Sá – Gomes Carneiro – Visconde de Pirajá (Bar 20).
Na segunda foto vemos o bonde 11, da linha Jardim Leblon, no ano de 1957, na “PARADA” do Passeio Público. Nesta foto o destaque é a imagem de tranquilidade da cidade. Pessoas calmamente sentadas na mureta aguardam a condução. Aquela caixa da CTB, protegida por uma cúpula, seria do ponto de táxi?
O trajeto do bonde 11 era: Tabuleiro da Baiana – Senador Dantas – Luís de Vasconcelos – Augusto Severo – Largo da Glória - Praia do Russel – Praia do Flamengo – Tucumán – Senador Vergueiro – Praia de Botafogo – Voluntários da Pátria – Humaitá – Jardim Botânico – Bartolomeu Mitre – Dias Ferreira – Ataulfo de Paiva – Visconde de Pirajá (Bar 20).

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

ZONA NORTE



 
Hoje as fotos mostram aspectos da Zona Norte e os comentaristas que conhecem esta região do Rio poderão dar boas informações sobre estas fotos do Correio da Manhã.
 
A primeira foto é de 1964 e mostra o bairro do Grajaú, na esquina das ruas Marechal Joffre e Canavieiras. Destaque para a grande quantidade de litros de leite empilhados na calçada.
 
A segunda foto é de 1952 e mostra o Largo de Benfica.
 
A terceira foto, de 1966, é da esquina da Av. Maracanã com Rua José Higino. O destaque é o DKW.
 
Todas as legendas do Correio da Manhã estão corretas?

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

LAGOA


 
Hoje vemos como eram tranquilas as ruas perto da Lagoa nas décadas de 50/60.
 
A primeira foto é na Rua Alexandre Ferreira, que era só de casas, vendo-se a igreja de Santa Margarida Maria ao fundo. Esta rua, hoje em dia, tem tráfego pesado ido e vindo para o Humaitá e Túnel Rebouças, além de abrigar também arranha-céus.
 
A segunda foto é na Av. Borges de Medeiros, que na época terminava na altura do Clube Piraquê. Era também de pouco tráfego, pois até meados da década de 60 não havia o Túnel Rebouças. 

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

COPACABANA



 
Um "ONDE É?" bem fácil hoje.
 
Todas as fotos são de Copacabana e a pergunta é: que ruas são estas e quais os trechos fotografados?

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

RUA BARATA RIBEIRO



 
As fotos de hoje mostram a Rua Barata Ribeiro no trecho entre as ruas Dias da Rocha e Raimundo Correa.
A primeira, do acervo do Correio da Manhã, mostra uma obra da CTB em 1958, bem defronte de minha casa, que é aquela à direita, com uma pequena grade de ferro, ao lado do poste de iluminação, no nº 589.
As duas fotos seguintes, que muitos já conhecem, mostram minha casa em colorizações do Conde di Lido, quando ela tinha dois andares e, depois, com a ampliação de mais um andar.
Do lado ímpar da Rua Barata Ribeiro, à direita, moravam: na esquina da Dias da Rocha D. Isa Pessoa (filha de João Pessoa), depois, em direção à Raimundo Correia, no nº 593 havia uma casa rosa que era uma pensão,  o atencioso Dr. Simão, médico, no nº 587, bem como a família Cotrim, mais adiante um pouco a casa do Dr. Horácio (onde trabalhava o Cosme) e, na esquina da Raimundo Correia o Bar dos Inocentes.
No lado par, à esquerda na primeira foto, alguns em casas e outros em poucos edifícios moravam a Yara e a Jussara (netas do Juscelino),  a Leticia, doceira, filha da D. Dulce; o Helinho (no edifício de 3 andares da esquina da Raimundo Correa e que está lá até hoje); D. Georgete e Dr. Pecego no nº 590; também em casas o Dr. Waldyr Tostes e D. Gabriela; D. Luizete Correa Araujo, e tantos outros. Mais adiante, antes da esquina, havia a galeria de arte Bonino (no mesmo local funcionou, em outra época, uma academia de judô.

domingo, 21 de janeiro de 2018

PASSEIOS DE DOMINGO





 
Opções para programa neste domingo ensolarado de verão: uma ida ao Corcovado para apreciar uma Zona Sul ainda sem arranha-céus e com muito espaço livre ou pegar o carro e se dirigir para a Zona Oeste.
 
Seja para conhecer o Viaduto das Canoas (projeto de Bertha Leitchic) ou seguir até o Recreio por uma deserta Barra da Tijuca e passear de pedalinho na Lagoa de Marapendi.