Total de visualizações de página

sábado, 13 de janeiro de 2018

DO FUNDO DO BAÚ: TV CONTINENTAL


 
O tema "DO FUNDO DO BAÚ" de hoje é a TV Continental, canal 9, inaugurada em 1959.
Quando foi anunciada eu fiquei entusiasmado com a perspectiva de que fosse o que são hoje o Sportv, a Fox, a ESPN. Na época o proprietário, deputado Rubens Berardo, era o dono da Rádio Continental que era uma das líderes das transmissões esportivas, com Waldyr Amaral, Benjamin Wright, Clóvis Filho, Carlos Marcondes, Teixeira Heizer, Raimundo Mendonça, o repórter Luiz Fernando e muitos outros. Mas, confesso, foi uma decepção, pois não havia tanto esporte transmitido ao vivo. Não foi páreo para a TV Tupi, canal 6, nem para a TV Rio, canal 13, as outras estações existentes na época.
O endereço era na Rua das Laranjeiras nº 291, onde fui algumas vezes para responder sobre regras de futebol no programa do Armando Marques. Cheguei a ser sorteado e acertando a resposta ganhei um rádio de pilhas. O estúdio era enorme e abrigava até uma piscina.
A equipe de reportagem, tal como na Rádio, era comandada por Carlos Pallut. A TV Continental fez uma das melhores coberturas dos temporais de 66 e 67, pois estava exatamente no meio da destruição. Em 66 uma câmera foi colocada na porta e mostrava carros, árvores, pedaços de construção descendo a Rua das Laranjeiras. Já em 67 sua equipe de reportagem foi a primeira a chegar na tragédia do desabamento dos prédios junto à General Glicério, novamente por estar do lado da emissora.
Havia muitos programas musicais. Havia uma resenha esportiva interessante, talvez chamada “Prova dos 9”. Lá em casa o "velho" assistia sempre ao programa do cantor português Francisco José, que toda vez cantava "De quem eu gosto, nem às paredes confesso..."
Gilson Amado também teve um programa que fazia sucesso na TV Continental. Como Rubens Berardo era do PTB, após 64 a coisa complicou para o lado dele e, no início dos anos 70, a TV Continental desapareceu por diferentes motivos.
Seus equipamentos eram avançados para a época (por exemplo, captavam em estéreo, um luxo!) e sua programação, pioneira. Apresentava Hebe Camargo como "animadora de auditório" (hoje seria "apresentadora"), Jô Soares como entrevistador-comediante, o humorista Miele, o locutor Heron Domingues, a Nicete Bruno como protagonista de um seriado (Dona Jandira).

Tinha dramaturgia de excelente qualidade e atores idem (Francisco Milani, Joana Fomm, Paulo Goulart...). Nos musicais, foi imbatível, com sensacionais shows comandados por Agnaldo Rayol, Elizeth Cardoso, Ivon Cury, Caubi Peixoto, Vicente Celestino e outros tanto quanto.
O dono, Rubens Berardo, acabou assassinado em sua casa, supostamente por um ladrão. Conta o Conde di Lido que estava de plantão no Hospital Miguel Couto quando o deputado foi levado para lá neste dia.


sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

EBCT





Agência postal móvel era um “trailer” que, em 1971,  funcionava de 8 às 12h ou de 13 às 15h, para descongestionar os serviços das agências  locais dos Correios.
Esta agência vendia selos, recebia cartas registradas, telegramas e impressos, só não aceitava volumes. Como inovação tinham de plantão um mensageiro de bicicleta, para levar, na hora, as cartas destinadas a pontos do mesmo bairro onde estivesse estacionada. As outras cartas eram enviadas para a agência do EBCT mais próxima.
Ficavam em bairros como Leme (junto à Taberna do Leme, na Av. N.S. de Copacabana esquina com a Av. Princesa Isabel), em Laranjeiras (na Praça David Ben Gurion) ou Pavuna (Praça Copérnico), puxadas por um caminhão pequeno ou uma Kombi, tinham dois funcionários e eram pintadas de verde e amarelo.
Onde seria a última foto? Havia um "Café e Bar Califórnia" no Méier.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

CONTRASTES


 
O “post” de hoje mostra a desigualdade que sempre existiu no Rio. Com uma foto de Genevieve Naylor (estupendamente colorizada pelo Reinaldo Elias) e outra do acervo do Aguinaldo Silva vemos o Rio das décadas de 30 e 40.
Enquanto tudo é “glamour” na foto em frente ao Copacabana Palace, outra realidade do Rio aparece na foto da Lagoa.
O prezado Francisco Patrício, que publicou a foto das crianças no Facebook, informa que ela é de dezembro de 1930.
Segundo ele "a foto mostra diplomatas uruguaios posando com um conjunto de crianças negras. Mas enganam-se os que julgam existir algum sentimento de compaixão no gesto. É chocante a evidência da miséria nos rostos infantis. Atentem à expressão de profunda infelicidade resignada da menina do lado esquerdo da foto."
Continua o Patricio: "O convite às crianças para as fotos foi mesmo pelo lado “exótico” – esta imagem consta de um álbum fotográfico que narra a visita dos diplomatas ao Rio e a São Paulo. Junto das fotos há um cartão do álbum que tinha algo como “fulano teve a ideia de chamar uns “negritos” para tirar umas fotos!” mostrando “un ejemplar genuinamente típico de la región.”

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

CINEMAS NO LEME



 
Pouca gente conheceu estes cinemas que ficavam na Avenida Atlântica, no Leme.
Na primeira foto, de 1955, vemos o CINE LEME que funcionou na década de 50 na Avenida Atlântica nº 290-B. Tinha 500 lugares. Hoje ali funciona o “Marius Degustare”.
Na segunda foto o prédio mostrado na fotografia abrigava em seu térreo o Bar Alpino e, no segundo andar, o CINE DANÚBIO. Ficava na Avenida Atlântica nº 570 (antigo nº 142), no Leme. O pequeno cinema tinha 250 lugares e funcionou de 1952 a 1960. Era um risco frequentar este cinema, pois, funcionando sobre o forro do bar, tinha como único meio de acesso uma escada de dois lances, de um metro e vinte de largura. Não tinha qualquer instalação ou extintor de incêndio para uma emergência.
Já o Bar Alpino, do alemão Johann Krips, sucedeu outro com o mesmo nome e do mesmo dono que ficava na Rua Gustavo Sampaio nº 91, com frente também para a Avenida Atlântica. Como o bar original estava ficando pequeno para a freguesia, Hans Krips comprou o terreno da Rua Gustavo Sampaio nº 161 e mandou construir em estilo chalé suíço, com frente para a Avenida Atlântica, o novo Bar Alpino que foi inaugurado em 07/07/1931. Ali era servido um dos melhores chopes do Rio. Em 1962 começou a ser construído neste local um edifício que, em homenagem ao bar, recebeu o nome de Edifício Alpino-Leme.
Curiosidade: O “Correio da Manhã” de 17/05/1932 dá conta do falecimento de Hans Krips: “Entre a montanha e o mar, installou, há vários anos, Hans, seu estabelecimento alegre, de acordo com a jovialidade do seu espirito sempre moço. Denominou o negocio de Bar Alpino. E, originario que era tudo ali revestia a recordação latente: a montanha, o mar como um grande lago, a decoração regional, a orchestra de instrumental typico, executando musicas e letras nostálgicas e sentimentais, e, completando o ambiente, elle proprio trajava segundo o figurino da terra natal. O lema do Bar Alpino era: “Bebendo cerveja, morre-se. Não bebendo, morre-se. Devemos beber...”.
O falecimento de Hans Krips ocorreu no Hospital dos Estrangeiros, situado no ponto elevado do Morro do Leme. O alegre proprietário sofrera uma operação de appendicite um tanto retardado, quando já havia supuração. Deixa viúva a sra. Carolina Krips e um filho único.
Poucos dias após o enterro a viúva publicou anúncio no “Correio da Manhã”: “A VIUVA KRIPS tem a honra de communicar aos seus prezados amigos e freguezes que reabrirá o seu estabelecimento no dia 19 do corrente. Envidará todos os seus esforços no sentido de corresponder á preferencia que tem sido dispensada ao seu referido estabelecimento, quando sob a direcção do saudoso Hans e serve-se deste ensejo para mais uma vez agradecer ao illustre publico a confiança com que a tem distinguido, certa de que esta não lhe será regateada para o futuro”.

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

AV. PRESIDENTE VARGAS





 
O canal do Mangue foi construído em meados do século XIX pelo Barão de Mauá. O canal vai da Ponte do Aterrado (ou dos Marinheiros) até a Praça Onze. É parte do braço de mar chamado Mangal de São Diogo.
O canal servia para escoar a água da chuva e dar saída aos rios que desaguavam por ali. Com o gradil colocado e o plantio de 700 palmeiras nas vias marginais, como é possível ver em fotos antigas, o local ficou muito simpático.
Na década de 40 do século XX, na administração do Prefeito Henrique Dodsworth, se iniciou a abertura da Av. Presidente Vargas, que viria a incorporar a antiga Avenida do Canal do Mangue e ligar a Doca da Alfândega com a Praça da Bandeira.
Na construção da Presidente Vargas, como conta P. Berger, derrubaram-se 525 prédios e desapareceram diversos logradouros como o Largo de São Domingos, a Praça Lopes Trovão, as ruas General Câmara, São Pedro, Senador Eusébio, Visconde de Itaúna e travessa Bom Jesus. Demoliram-se também as igrejas de São Pedro, do Bom Jesus do Calvário, de São Domingos e de N.S. da Conceição.
Nas fotos de hoje, da década de 50 e do acervo do Correio da Manhã, vemos aspectos desta via.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

IPANEMA / LEBLON




 
A primeira montagem, com 4 imagens, é da casa da família Rombauer no Leblon, Avenida Delfim Moreira.
As duas fotos seguintes são da casa onde morou a Thaïs J., na Avenida Vieira Souto, entre as ruas Montenegro e Joana Angélica.
É impressionante pensar que estas casas duraram pouco tempo, algumas não chegando a 30 anos, construídas nos anos 40 e indo ao chão nos anos 60 ou 70. Em Copacabana o processo foi igual só que com umas décadas de antecedência.
A casa onde a Thaïs morou era para a tia Nalu um ícone de Ipanema, pois marcava o ponto da praia onde a turma dela se encontrava nos bons tempos de adolescentes.
A última foto é do Colégio São Paulo, inaugurado em 1922, que funcionou no casarão que pertenceu à família Nogueira da Gama, na Avenida Vieira Souto. Está lá até hoje, perto do Arpoador, embora com instalações muito diferentes da que vemos na foto.
Privilegiados fomos todos nós que ainda pegamos este tempo em que o prazer de viver no Rio era muito grande. Havia problemas, mas ainda se podia desfrutar da cidade com tranquilidade.

domingo, 7 de janeiro de 2018

CARIOCAS




 
Uma homenagem do "Saudades do Rio" às cariocas da primeira metade do século XX.
 
As duas primeiras fotos são da revista "Frou-Frou" e foram publicadas no FB Rio Antigo. A segunda tem colorização do craque Reinaldo Elias.
 
As duas últimas fotos foram enviadas por Marilda Teixeira.