Total de visualizações de página

sábado, 1 de setembro de 2018

DO FUNDO DO BAÚ: TOURING


 
Hoje é sábado, dia da série "DO FUNDO DO BAÚ". De lá saem uma foto de 1966 de um reboque do Touring, na ativa, na Av. 24 de Maio, e o folheto de propaganda do Touring Clube do Brasil.
Até a década de 70 os motoristas cariocas que quisessem ter ajuda em momentos difíceis dependiam do Automóvel Club do Brasil ou do Touring Clube do Brasil. Não era como nos tempos atuais em que qualquer Companhia de Seguros ou de Cartão de Crédito fornecem, como bônus, este tipo de serviço. Era preciso se associar ao Touring, o mais caro e badalado, ou ao ACB.
Neste folheto, no verso, a propaganda começa com um "Conhece Vossa Senhoria, realmente, as vantagens que o Touring Clube lhe proporciona?
 - Socorro mecânico de emergência.
- Assistência Jurídica, dia e noite.
- Carteira de seguros de automóveis.
- Desconto especial no abastecimento de gasolina nos Postos de Serviço do Clube.
- Aquisição de baterias, pneus e câmaras de ar a preços excepcionais.
- Água destilada diretamente de aparelho elétrico.
- Desenguiços rápidos.
- Moderno serviço de borracheiro, com recauchutagem e vulcanização de pneu e câmaras de ar.
- Desconto especial nas tarifas de hotéis de estâncias de veraneio.
- Carteira internacional, "carnet de passages en Douane!, embarque e desembarque de automóveis cobertos por "carnet".
– Etc...
Acho que muitos comentaristas do SDR foram sócios do Touring, alguns remidos.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

RUA EVARISTO DA VEIGA


 
Vemos hoje duas fotos do acervo do Correio da Manhã mostrando a Rua Evaristo da Veiga.
A primeira, de 1966, mostra o Largo dos Pracinhas, perto do Quartel da Policia Militar. O mau estado do calçamento atira os pedestres para a Rua Evaristo da Veiga.
A segunda foto, de 1964, mostra o trecho da Rua Evaristo da Veiga entre Senador Dantas e Joaquim Silva.
A Rua Evaristo da Veiga começa na Praça Floriano e termina na Ladeira de Santa Teresa. Já foi chamada de Rua dos Barbonos, Caminho dos Arcos Velhos da Carioca e Caminho do Desterro.
Segundo P. Berger, “aberta em fins do século XVII, era uma estreita vereda em terrenos da chácara de N.S. da Ajuda para o morro do Desterro. Daí o nome de Caminho do Desterro.
Com a construção do primitivo aqueduto da Carioca, passou a ser conhecida como Caminho ou Rua dos Arcos Velhos da Carioca.
Em 1735, os padres da Terra Santa, esmoleres dos Santos Lugares, ou do Santo Sepulcro, ergueram um pequeno eremitério em terrenos próprios de uma chácara no Caminho da Ajuda para N.S. do Desterro, que veio a ser conhecido como o Hospício de Jerusalém de N.S. de Oliveira.
Desde que, em 1742, ali se instalaram os missionários barbadinhos italianos ou barbônios, a rua começou a ser denominada Rua dos Barbonos, nome que conservou até 1870, quando foi alterada para Rua Evaristo da Veiga. A rua veio a ser alargada em 1914.”

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

ONDE É?

 
Ontem perguntei aos amigos do FB onde era esta rua, pois não tinha ideia e a foto não tinha legenda.
 
Foram aventadas as hipóteses de ser na Conde de Bonfim, Bambina, Marquês de São Vicente, Desembargador Isidro, Jardim Botânico. Mas o Raul sugeriu que fosse a Rua Barão de Petrópolis.
 
Até o momento esta última é a que parece ser a correta. Vamos ver se alguém aqui tem outra ideia.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

VILA SÃO CLEMENTE

 
Vila na Rua São Clemente nos anos 70 em fotografia do JBAN (o nome da vila seria Gauy?).
Esta é a vila citada no livro "O Cortiço", de Aluisio Azevedo. Ao fundo havia a pedreira de Botafogo onde há, atualmente, grandes condomínios de edifícios do final da Rua Barão de Lucena.
A foto foi tirada de dentro da Concessionária Ford, talvez a Santo Amaro, que havia do outro lado da rua.
Notar os Ford Landau e, na rua, um táxi tipo "Zé do Caixão". E um ônibus da Metropolitana.
O casarão do lado esquerdo não existe mais e a casa à esquerda dele foi ao chão há alguns anos, sendo substituída por um prédio horroroso.
 

terça-feira, 28 de agosto de 2018

ONDE É?



 
Onde é cada uma destas fotos?
 
Os locais são próximos uns dos outros. Os anos são 1961, 1962 e 1965.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

PROJETOS PARA O NOVO SENADO





 
Conta o Luiz Agner:  "Em 1955, quando ainda nem se pensava em construir Brasília, foi realizado um concurso público no Rio de Janeiro, para o projeto da nova sede do Senado Federal. Este seria construído na área da Praça Paris, centro do Rio, local do Palácio Monroe. Período confuso, o Presidente da República ainda era Café Filho, que sucedeu a Getúlio Vargas e precedeu Carlos Luz. Meu pai participou deste concurso junto com outros 16 escritórios de arquitetura". Nas duas primeiras fotos vemos este projeto.
Nosso amigo Rouen também abordou este assunto no “Arqueologia do Rio”, mostrando o projeto do Sergio Bernardes, como vemos nas últimas fotos:
“O projeto é de um edifício de vinte e quatro pavimentos e dois de subsolo interligados por quatro sistemas de comunicação interna. Estão previstos onze elevadores, escadas e rampas, telefones internos e um sistema pneumático. Este sistema pneumático fará todos os trâmites burocráticos dos escritórios, expedindo todos os papeis e documentos. Este conjunto chamado de “Central Pneumática” estará localizado no 24º andar para maior eficiência de seu funcionamento.
O projeto é para um terreno situado no prolongamento da Praça Mahatma Gandhi, limitado pelas avenidas Rio Branco, Beira Mar, Luis de Vasconcellos e Rua do Passeio.
No desenho acima podemos ver em:
1 – Hotel Serrador.
2 – Ed. Odeon.
3 - Ed. Brasília.
4 – Obelisco no final da Av. Rio Branco.”
Ou seja, o velho Palácio Monroe estava há muito na linha de tiro...

domingo, 26 de agosto de 2018

COLORIZANDO O PASSADO




 
Como já vimos várias vezes por aqui, o Reinaldo Elias, do "Colorizando o Passado", tem feito um trabalho estupendo com as fotos do Rio Antigo.
 
Vemos três fotografias do Centro do Rio, numa bela época. A primeira mostra uma elegante moça na calçada defronte a um cinema. Estaríamos na Cinelândia?
 
Na segunda, a moça olha o relógio e se pergunta se vai levar um "bolo". A sessão está prestes a começar e o namorado não aparece...
 
A última foto chega a deixar dúvida se estamos no Rio ou em Paris.
 
Parabéns, Reinaldo Elias.