Total de visualizações de página

sábado, 21 de setembro de 2019

HUMAITÁ

 
 
O trânsito no Largo do Humaitá sempre foi confuso, mas na época dessas obras de alargamento, em 1962, ficou pior.
 
As placas indicam os acessos às ruas Voluntários da Pátria e São Clemente. Houve uma época, inclusive ainda no tempo dos bondes, em que todas as principais ruas de Botafogo (as já citadas e a General Polidoro e Real Grandeza) tinham mão-dupla. Era um caos.
 
Em meados dos anos 60 passaram a ter mão única, tal como hoje em dia.
 
 
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

EMPLACAMENTO



 
Hoje, por preguiça e saudade, é dia de “pescaria” nos FRA – Fotologs do Rio Antigo. As fotos são do posto de atendimento do Automóvel Club do Brasil, na Praia Vermelha.
Até determinada época os clubes automobilísticos tinham a autorização do DETRAN para emplacar veículos, principalmente de seus associados, que contavam com serviços tais como, postos de gasolina, socorro mecânico, guincho, oficinas credenciadas e serviços de despachantes, onde logicamente o emplacamento se enquadrava. O serviço contava, logicamente embaixo de uma frondosa árvore, com um pequeno barracão onde os funcionários do ACB faziam seu serviço.
Todo ano se trocavam as plaquetas. O conteúdo e a cor delas variava de Estado para Estado e de ano para ano, mas sempre continha o ano do emplacamento indicado.
Quando as placas passaram para o sistema alfanumérico de 2 letras e 4 algarismos, a plaqueta passou a ser retangular vertical e larga, colocada à esquerda da placa. A variação anual de conteúdo e cor continuou, mas cada Estado enfeitava o pavão de sua plaqueta, com dísticos, desenhos, etc. Além disso, a cada ano a cor era padronizada para o Brasil inteiro.

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

EDIFÍCIO PIMENTEL DUARTE

Ontem foi mencionado o Edifício Pimentel Duarte, que ficava na esquina da Praia de Botafogo com Rua Marquês de Olinda.
O sempre atento colaborador Carlos Paiva mandou, então, esta fotografia do Pimentel Duarte nos anos 70. Pouco depois seria demolido, para desgosto eterno do Rouen, admirador nº 1 deste edifício.
Recentemente houve uma publicação no "Saudades do Rio" sobre o Pimentel Duarte em
OBS: ao clicar no “link” descer até o dia 29 de julho, dia da postagem sobre o edifício.
Após a demolição foi erguido no local um grande edifício que abriga a sede da CAEMI.

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O ALEMÃO



 
O prezado Carlos Paiva nos manda mais algumas fotos do alemão Franz Grasser, que por aqui passou na segunda metade dos anos 30.
 
Algumas delas já foram publicadas, mas a qualidade é tamanha que vale o repeteco.
 
Gosto muito das fotos da antiga Praia de Botafogo, antes da abertura do Túnel do Pasmado nos anos 50.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

GUARDA-MÓVEIS COPACABANA




 
Lembramos hoje do “Saudades do Rio – O Clone”, do misterioso AD - Administrador Desconhecido.
Certa ocasião postou fotos dos veículos que compunham a frota do Guarda-Móveis Copacabana, empresa que operava no bairro desde os anos 20.
Foi em 1923, quando o Sr. Orlando Ribeiro, que trabalhava para a conhecida fábrica de móveis Leandro Martins, que teve a feliz ideia de fundar o atual GUARDA-MÓVEIS E MUDANÇAS COPACABANA, que hoje está sob a direção do Sr. José Guilherme.

A razão por que o GUARDA-MÓVEIS E MUDANÇAS COPACABANA sempre é o primeiro a ser chamado entre os demais é pela valiosa cooperação dos funcionários que ali trabalham, além de serem habilitados em suas funções, primando todos por boa educação e capacidade, informava o “site”.
Destas antigas empresas de mudanças faziam sucesso a Gato Preto, a FINK, a Lusitana.



segunda-feira, 16 de setembro de 2019

PRAIA DO FLAMENGO


 
Aspecto da Praia do Flamengo nas imediações do Palácio do Catete.
O Hotel Novo Mundo na Praia do Flamengo, na época das fotos, recebia uma grande clientela de homens de negócio e de políticos, face à proximidade do Centro.
Era, também, local de concentração de times de futebol de outros estados quando tinham jogos no Rio. Era comum encontrar o Pelé e os outros jogadores do Santos nas vésperas dos jogos e conseguir autógrafos. Fotos eram raras naquele tempo.
Os especialistas em automóveis poderão identificar carros como Cadillac, Hillman, Austin,  Standar Vanguard, Chevrolet, Volvo, Chrysler, Kaiser, Dodge...
Antes da construção das pistas do Aterro eram frequentes os engarrafamentos na Praia do Flamengo. Bem como as ressacas, cujas ondas cobriam todas as pistas que vemos nas fotos.
A colorização da primeira foto é do Nickolas.

domingo, 15 de setembro de 2019