Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de março de 2024

AVENTURAS NO RIO

O Rio sempre foi cenário para aventureiros e esportistas praticarem esportes de certo risco. Vamos ver alguns deles nesta postagem.


FOTO 1: Vemos Hugo Dutra Hamann junto de seu hidroavião, no Fluminense Yatch Club, hoje Iate Clube do Rio de Janeiro. Podemos observar o Morro do Pasmado, hoje oculto, deste ângulo, pelos altos edifícios da região. O DAC, em decreto de outubro de 1945, pôs fim à pratica de aviação no Fluminense Yatch Club.


FOTO 2: Uma asa delta sobrevoa São Conrado em 1978. O grego Yannis Tomas foi um dos precursores da Asa Delta. Em 1969 junto com o australiano Bill Moyes e sobre um projeto do engenheiro aeronáutico Francis Rogallo, construiu uma Asa Delta. Em 1972 ele realizou um voo de 35 minutos passando pela Torre Eiffel, depois pelo Champs-Elysées, em Paris.

No Rio, nos anos 70, Stephan de Ségonzac pulou do Corcovado para o “Fantástico”. Ficou amigo de Sérgio Bernardes, que o levou a um terreno nos arredores da Pedra Bonita e o incentivou a pular dali.

Ségonzac havia escolhido para o primeiro voo oficial no Rio o Pão de Açúcar. Mas como não houve autorização para este local, escolheu o Corcovado. O voo durou 6 minutos e 30 segundos até o pouso na pista do Jockey Clube. Foi um sucesso quando a filmagem do voo foi exibida no “Fantástico”.




FOTO 3: Ségonzac, algum tempo depois, emprestou a Asa Delta para um revendedor de automóveis, Luiz Claudio Mattos, cuja foto vemos numa edição da "Revista de Domingo".




FOTO 4: Era o ano de 1967 e Antero de Carvalho, professor de esqui aquático no Clube de Regatas Guanabara, construiu após observar modelos norte-americanos este tipo de "esqui-voador" no Rio.

O “Ícaro de Botafogo”, de nacionalidade portuguesa, construiu este modelo de 27 quilos. Uma armação de alumínio e asas de “drycon”, um tecido importado, é puxado por uma lancha a 25 milhas por hora. Sua oficina ficava na Rua Visconde Silva, em Botafogo.

Muitos anos depois o "Kitesurf" passou a ser praticado no Rio.


FOTO 5: Nesta fotografia vemos uma prova de motonáutica nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, na década de 50. Em destaque a embarcação de Paulo Hugo participando de um esporte que era comum nas águas da Lagoa até recentemente. Nos últimos anos desapareceram dali estas provas, acho que por pressão dos órgãos de Meio Ambiente, já que o barulho dos motores perturbaria a fauna local. A partir de um trabalho realizado por Mario Moscatelli, o de recuperação do manguezal nas margens da Lagoa, houve um significativo aumento do número de aves, com o aparecimento de biguás, garças, socós, frangos d´água, entre outras.



FOTO 6: Nomes como Bocão, Pepê, Friedman, Rico, Otávio, Maraca, eram as "feras" do surfe, com essas pranchas, nos anos 70.


segunda-feira, 4 de março de 2024

GARIMPAGENS NA PRAÇA XV

Lá atrás, por volta de 2006/2010, no começo dos FRA - Fotologs do Rio Antigo, a cada quinze dias nos encontrávamos sábado pela manhã na Feira da Praça XV. Decourt, Tumminelli, JBAN,  Derani, Rouen, éramos os mais assíduos.

Era um tempo em que ainda não havia a Hemeroteca Digital da BN, nem o SIAN com os diversos acervos de fotos dos jornais cariocas. A alternativa eram raros livros sobre o Rio Antigo e a busca pelos sebos.

Há pouco tempo, lá mesmo na Praça XV, o jornalista Rafael Cosme descobriu uma mina de ouro: milhares de negativos de fotos familiares por um preço irrisório.

Fotos do acervo dele já foram publicadas por aqui. Hoje temos mais algumas.

Rafael Cosme já foi tema de reportagens nos jornais "O Dia", "O Globo", na revista "Veja" e até, como me informou o GMA, no jornal "The New York Times".


FOTO 1: O movimento na Cinelândia nos anos 50. A moça em primeiro plano com um saco de confetes e um lança-perfume. O que olha o senhor de terno?


FOTO 2: A decoração de carnaval junto à igreja da Candelária.


FOTO 3: A dura rotina dos PMs na Presidente Vargas...


FOTO 4: A dura rotina dos PMs no carnaval de antigamente.


FOTO 5: Não tenho ideia de onde seria, mas obiscoitomolhado comentará sobre o carro.


FOTO 6: Um motociclista na Penha.


FOTO 7: Os trilhos dos bondes ainda resistiam. O desfile de carnaval era na Presidente Vargas.


FOTO 8: A piscina do Hotel Glória em seus tempos áureos.


FOTO 9: O Copacabana Palace.


FOTO 10:  Uma das mais belas vistas do Rio. Pedra da Gávea, Dois Irmãos e o Leblon sem arranha-céus na orla, vistos a partir do Arpoador.


FOTO 11:  Vemos a Rua Barão de Jaguaripe, em Ipanema, no ano de 1940. A segunda casa à esquerda era de tios da tia Nalu, que tem ótimas recordações dos primos com os quais infernizava a vida dos que passavam sob aquela varandinha e dos jogos de bola de gude nos canteiros.