Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

SIM OU NÃO?

As fotos de hoje geram controvérsias: são bonitas ou feias, as estruturas deveriam ter sido preservadas ou não fazem falta?

FOTO 1: A "Estrela", obra de Tomie Ohtake, foi instalada na Lagoa em 1985 e durou pouco tempo. Dividiu as opiniões, gerando grande polêmica. Foi doação da Ishibrás. Nesta época da foto ficava instalada perto do Corte do Cantagalo.


FOTO 2: Esta obra de Paulo Casé foi instalada na região do Bar 20, em Ipanema, em meados dos anos 90. A passarela ligava nada a lugar nenhum e foi retirada alguns anos depois. O obelisco, porém, permanece por ali até hoje.


FOTO 3:  A Catedral da Av. Chile em construção. Em 1964 foi lançada a pedra fundamental da atual Catedral que foi formalmente inaugurada em 15/08/1979. O arquiteto foi Edgar Fonseca. O projeto  é inspirado na pirâmide que os Maias construíram na Península de Yucatan, no México. Diferentemente das pirâmides dos Maias, ela tem forma circular e cônica para significar a equidistância e proximidade das pessoas em relação a Deus, lembrando um pouco também a mitra usada pelos bispos nas cerimônias mais solenes.  


FOTO 4:  A Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, na Av. Pasteur - Praia Vermelha, teve sua pedra fundamental lançada em 1916 e o prédio foi inaugurado em 1918. Nos anos 40 ganhou mais dois andares. Foi demolida nos anos 70.


FOTO 5:  O Pavilhão Mourisco foi construído durante o período de Pereira Passos, em 1906, para servir de café-concerto, ficava iluminado todas as  noites, tendo, nos fundos, o Teatrinho de Marionetes, um carrossel e um ringue de patinação (este, por muitos anos, foi a sensação da cidade). 

O estilo de construção era neo-persa, nada tendo de mourisco. O Pavilhão Mourisco foi demolido quando da construção do Túnel do Pasmado, no início da década de 1950.


FOTO 6: Nesta foto temos que dar duas opiniões: sobre o Mercado Municipal e sobre a Perimetral. O mercado, projeto de Alfredo Azevedo Marques, foi inaugurado em 1907 e demolido para a construção da Perimetral. Esta foi construída a partir de 1960, por trechos, e foi demolida em 2013/2014.


FOTO 7: Esta é a primeira árvore de Natal flutuante instalada na Lagoa em 1996. Ficou alguns anos sem ser montada, voltou no ano passado às margens do Complexo do Lagoon e, para este ano, não vi notícias sobre ela.


FOTO 8: Em colorização do Conde di Lido vemos o Palácio Monroe. Foi construído para representação do Brasil no Exposição Internacional de Saint-Louis. A seguir, foi desmontado e remontado no Centro do Rio, em 1906. Foi demolido na segunda metade da década de 1970.

Minhas opiniões:

FOTO 1: Sem desmerecer a obra de Tomie Ohtake não acho bonita e prefiro a Lagoa sem ela.

FOTO 2: Esta estrutura é feia e, na minha opinião, sem sentido. Por mim demoliria o que restou, ou seja, o obelisco.

FOTO 3: Acho a Catedral feia, embora tenha alguns aspectos interessantes no interior. Como acho praticamente impossível que seja demolida, vamos ter que conviver com ela.

FOTO 4: Linda e histórica. Merecia uma reconstrução tal como as de Dresden e ser transformada em museu da história da Medicina no Rio de Janeiro.

FOTO 5: O Pavilhão Mourisco poderia ser uma atração turística na Praia de Botafogo.

FOTO 6: A Perimetral era horrível, mas prática. O Mercado Municipal era bonito e não deveria ter sido demolido.

FOTO 7: Não discuto se algumas foram bonitas ou feias, mas tenho uma implicância com elas que nem sei explicar direito.

FOTO 8: O Monroe era o Monroe. Não deveria ter sido demolido. A decisão de Geisel de mandar demolir e o decreto assinado pelo Golbery já foram objeto de uma postagem no "Saudades do Rio".