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sexta-feira, 13 de junho de 2025

COPACABANA (2)

Com novas fotografias do acervo do FRA - Fotologs do Rio Antigo, do Rouen, do Decourt, do Tumminelli, além de algumas já publicadas no "Saudades do Rio", revisitamos as obras de duplicação da Avenida Atlântica e a construção do interceptor oceânico. 

As principais fontes das fotografias foram as revistas "Manchete" e "O Cruziero", além do acervo do "Correio da Manhã" no Arquivo Nacional.


FOTO 1: Tudo tem inicio em 1970 na enseada de Botafogo com o trabalho de duas dragas, a Sergipe e a Ster (esta mesmo que executou o final do aterro em frente o Morro da viúva no inicio da década de 60). 

Como vemos no desenho acima da Companhia Brasileira de Dragagem temos duas séries de encanamentos passando pelo Iate Clube, Av. Pasteur, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Av. Lauro Sodré, canteiro central antes do túnel, dividindo-se sendo um seguindo pelo Túnel Eng° Marques Porto e o outro pelo Túnel Eng° Coelho Cintra para depois destes seguir pela Av. Princesa Isabel.


FOTO 2: Vemos a draga Sergipe em primeiro plano fazendo o seu trabalho de sucção no fundo do mar e envio do material para Copacabana.


FOTO 3: 
No início dos anos 1970, vemos no centro da Enseada de Botafogo as duas dragas: Sergipe e Ster. 


FOTO 4: Esta fotografia publicada pelo Rouen no "Arqueologia do Rio", também me foi enviada ontem pelo Joel. Lembra até o cargueiro "San Martin" que por ali encalhou no inicio do século (fotografado pelo avô do Tumminelli e já reproduzido por aqui.

Mas é a draga de bandeira holandesa batizada de Transmundum III que veio trazer areia. Esta embarcação carregava grande quantidade de metros cúbicos de areia em cada viagem e depositava esta carga bem perto da praia colaborando desta forma com o a ampliação da Praia de Copacabana e completando o trabalho das duas dragas estacionadas na enseada de Botafogo. 

FOTO 5: Um detalhe da draga Transmundum III em Copacabana.


FOTO 5: O sistema de engorda hidráulica. Uma grande tubulação vinha de Botafogo pelo subterrâneo da avenida Princesa Isabel e desembocava na praia e onde era jogada a areia proveniente da Baía da Guanabara. 


FOTO 6: Em 22/10/1969, com a presença do governador Negrão de Lima, foram iniciadas oficialmente em frente ao Leme Palace Hotel as obras de alargamento da Avenida Atlântica. Na draga Sergipe foi acionado o dispositivo para o lançamento de areia misturada com água na Praia de Copacabana. 

Para o aterro da praia foi usado um sistema misto - sucção e recalque para o lançamento de areia na praia, entrando em funcionamento, um mês depois a draga Hopper. 

No sistema de sucção e recalque serão utilizadas duas dragas - Sergipe e Ster I, dois "boosters" flutuantes e um terrestre, 1900 metros de tubulação flutuante e 7 mil de tubulação terrestre. 

Técnicos da SURSAN e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa orientaram a descarga de material arenoso.


FOTO 7: Um dos "boosters" já na praia de Copacabana/Leme.


FOTO 8: O tamanho da máquina chamava a atenção. Na época, muitos duvidaram da competência do escritório português, mas deu tudo certo.


FOTO 9: O início dos trabalhos eram uma atração para os cariocas.


FOTO 10: Foram necessários cerca de 3,3 milhões de metros cúbicos, retirados da Baía da Guanabara, para o aterro em Copacabana.


FOTO 11: A areia de Botafogo foi conduzida em tubulações, pelas dragas Ster e Sergipe até a Praia de Copacabana. Os canos passaram pelo Iate Clube, atravessaram a Av. Pasteur sob o asfalto, seguiram sob os prédios do Ministério da Saúde e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, cruzaram a Av. Lauro Sodré e, ao atingir o canteiro central, separaram-se: cada ramo seguiu um túnel. 

Mais adiante, ligaram-se na Av. Princesa Isabel, após passar pelos retornos em frente às ruas Barata Ribeiro e Ministro Viveiros de Castro, Av. Copacabana, Av. Atlântica e, finalmente, atingindo a praia. 

Pelas tubulações passaram 1.300.000 m3 de areia. E através da holandesa Transmundum III foram trazidos 2.000.000 m3. 


FOTO 12: Como comentado pelo Mário ontem, esta obra pois fim à qualidade da areia de Copacabana, pois basicamente o que foi bombeado da enseada foi lama e conchas. Só se colocou uma "cobertura" de areia fina no final da obra retirada da ilha Pombeta na entrada da baía. 

quarta-feira, 11 de junho de 2025

COPACABANA

Hoje temos algumas fotografias de Copacabana que estavam perdidas no acervo.


FOTO 1: Copacabana nos seus primórdios, com a igrejinha lá no alto da pedra.


FOTO 2: A Praça Malvino Reis, atual Praça Serzedelo Correa. Foi aberta pela Companhia do Jardim Botânico e era onde ficava a estação de bondes, na esquina da Rua Barroso, atual Rua Siqueira Campos.


FOTO 3: Já vemos lá na esquina da Rua Francisco Otaviano o prédio do Cassino Atlântico.


FOTO 4: Provavelmente comemorações da Semana da Asa com salto de paraquedistas.


FOTO 5: Barcos da Colônia de Pesca do Posto 6 à época da duplicação da Avenida Atlântica.


FOTO 6: Pipas tradicionais de Copacabana. Época da construção do interceptor oceânico e da duplicação da Avenida Atlântica.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

ESCOLAS

 

FOTO 1: Esta fotografia é de 1962 e mostra o prédio de uma escola no Jacarezinho. Alguém saberia identificar o nome dela?


FOTO 2: O Jardim de Infância Marechal Hermes fica na Rua Capistrano de Abreu nº 1, em Marechal Hermes.


FOTO 3: Imagem da Escola Francisco Alves, na Rua da Passagem nº 104, Botafogo, no ano de 1971. Ficava na esquina da Travessa Pepe. Atualmente tem como endereço a Travessa Pepe nº 77. Não consegui descobrir a história completa, pois há citações para este endereço de Escola Lygia Uchoa de Medeiros, substituído por Escola João Saldanha.


FOTO 4: Identificada como Escola João Ribeiro, nesta fotografia há um cartaz que comunica a mudança do local de funcionamento para a Escola República do Peru, na Rua Arquias Cordeiro. Qual seria o endereço da Escola João Ribeiro?


FOTO 5: Escola Rio Grande do Sul n Engenho de Dentro, à Rua Adolfo Bergamini nº 201.


FOTO 6: Inauguração da Escola Augusto Magne, em 1966, na Travessa Abilene, Cidade de Deus. 

Conheci o Padre Augusto Magne durante meu período como aluno do Colégio Santo Inácio. Faleceu naquele ano de 1966, meu último no colégio. Era um jesuíta filólogo, figura fundamental para o ensino de latim no Brasil.

Falava português, francês, grego, alemão, inglês, italiano, espanhol, latim, romeno, além de alguns dialetos. Suas aulas eram muito apreciadas.


FOTO 7: Vemos a entrada da Escola Joaquim Nabuco, na Rua Dona Mariana nº 148, em fotografia de 1961. O sorveteiro da Kibon era colega do "Madureira", que estacionava sua carrocinha na calçada do Santo Inácio.

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Agradeço à Ana pela lembrança do 20º aniversário da primeira postagem do "Saudades do Rio" no provedor TERRA.
Anteriormente o "Saudades do Rio" já vinha sendo publicado no fotolog.net e no Multiply. Por muita insistência do Conde di Lido, em 09/06/2005, migrou para o TERRA, onde já estavam muitos fotologs dos amigos.
No final de 2013, com o fim do TERRA, passou para o UOL uns poucos anos, vindo finalmente para o BLOGGER.
Os primeiros a comentar neste post há 20 anos foram a Julinha, o Conde di Lido, o Tumminelli, entre outros.