Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

TEMPLO DO NOVO SOL

 
A foto, da década de 70, faz parte do acervo do Correio da Manhã. Mostra a Rua Marianópolis nº 600 e o prédio é do Templo do Novo Sol.
No alto da fachada há a inscrição “Lectorium Rosicrucianum”.
Em entrevista ao Correio da Manhã, ainda na década de 70, o presidente do Templo disse: “Vem gente do mundo inteiro rezar aqui. Depois do Tibet e Austrália, este lugar é o terceiro lugar do mundo de maior magnetismo.”
Alguém tem mais informações?

8 comentários:

  1. Pertence à instituição Rosacruz, que nem sei ao certo se pode ser chamada de seita espírita ou se é só uma filosofia de vida, por exemplo.
    Pelas fotos encontradas na internet o prédio agora tem mais um andar e uma boa cobertura no terraço, local ótimo para um churrasco na laje.

    ResponderExcluir
  2. A Rosacruz tem sua origem na Franco Maçonaria.Tem fundamentos no cristianismo primitivo

    ResponderExcluir
  3. Que eu me lembre havia uma propriedade sede do Rosa Cruz
    na subida para o Alto da Boa Vista na Av. Edson Passos.

    ResponderExcluir
  4. Me parece que é uma dissidência da Ordem Rosacruz- AMORC . Creio que hoje é mais conhecida como "FRA". Existia uma outra Ordem Rosacruz no Alto da Boa Vista, embora a Sede da AMORC seja na Rua Gonçalves Crespo.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a todos.

    Dessa nunca ouvi falar. Da Rosacruz, meu irmão tinha algum material. Ele chegou a frequentar um tipo de comunidade esotérica no Centro e gostava do assunto. Tenho achado muita coisa entre o material que ele deixou.

    ResponderExcluir
  6. Fui Frater, o que significava ser membro da AMORC, mas não frequentei o local da postagem porque não havia a obrigatoriedade da presença física dos membros nas edificações. Acho que o pessoal está confundindo a sede dos chamados Mantos Amarelos na Av. Edson Passos com a sede da AMORC. Cheguei a galgar o que chamavam (ou chamam) de Graus do Templo. Naqueles tempos tinha interesse em assuntos esotéricos e participei de algumas experiências instigantes. Depois, como costuma acontecer com esse tipo de instituição, começaram os contatos para as ajudas financeiras visando a manutenção das instalações etc. e tal. Comecei a suspeitar de irregularidades e decidi me afastar. Hoje o assunto não mais me interessa.

    ResponderExcluir
  7. O homem sempre necessitou de explicações sobre a origem da vida e sobre o inexorável: a morte.

    Talvez a coisa mais importante do advento das novas tecnologias e da velocidade e democratização das comunicações seja a derrubada de um montão de mitos, gurus e esoterismos de todas as espécies.

    ResponderExcluir
  8. Olá a todos!
    Esse é o antigo prédio da Escola Espiritual da Rosacruz Áurea ou Lectorium Rosicrucianum.
    Não confundir com a FRA, a AMORC ou qualquer outra instituição Rosacruz; para maiores esclarecimentos, sugiro consultares o site: www.rosacruzaurea.org.br
    Abraços.

    ResponderExcluir