Total de visualizações de página

domingo, 18 de março de 2018

BANGU

 
A foto, do acervo do Correio da Manhã, mostra a Rua Istambul em 1966, nas vizinhanças do Estádio de Moça Bonita, em Bangu.
 
1966 foi o ano em que o Bangu foi campeão carioca de futebol pela última vez.
 
Lembro de ter ido algumas vezes a este estádio, mas para assistir ao time juvenil do Flamengo. Era preciso acordar bem cedo, pois levava quase uma hora para ir da Zona Sul até lá. Os jogos começavam às 9h15 da manhã e o gramado ainda estava úmido devido ao sereno da noite.
 
 

12 comentários:

  1. Faça isso hoje em dia, meu amigo, e verá o que acontece! Seu trajeto até chegar ao estádio de Moça Bonita será cheio de percalços que farão sua adrenalina subir assustadoramente. Não precisa ir muito longe: Em 1980, um parente de minha mãe era diretor da Mocidade Independente de Padre Miguel e nos convidou para desfilar na agremiação. Por diversas vezes fomos de carro e à noite até aquela região, voltando de madrugada. Por diversas vezes conversamos com Castor de Andrade e mostramos apreensão em voltar de madrugada, e ele rua dizendo que "Bangu e Padre Miguel eram os locais mais seguros do mundo". E eram mesmo! Eu e meu pai fomos de trem assistir a um jogo do América no estádio de Italo Del Cima no inicio dos anos 70 e não houve qualquer problema. O único problema daquela região é até hoje o calor infernal! Parece a sucursal do inferno! No passado, ir a jogos de futebol na rua Bariri, em Teixeira de Castro, e em Conselheiro Galvão, era uma diversão garantida. Até mesmo os jogos em Figueira de Melo eram concorridos. "Eram outros tempos".

    ResponderExcluir
  2. Lembro que o Bangu já teve excelentes times onde despontavam jogadores como Paulo Borges,o Risadinha,Bianchini,Parada,Ocimar,Cabralzinho,Mario Tito e tantos outros,mas que dependia diretamente do Castor de Andrade.Hoje parece estar entregue a um outro grupo e até conseguiu algum destaque no primeiro turno do carioquinha.Uma vez fui ao Maraca para ver um Palmeiras X Bangu em meados dos ano 60 e salvo engano os paulistas venceram por 2 a 1.

    ResponderExcluir
  3. E não da para passar sem comentários aquela final entre Flamengo e Bangu exatamente em 66.Final com batalha campal e Almir se degladiando com todo time banguense.Resultado de 3 a 0 talvez tenha sido demais,mas o Bango tinha um time mais entrosado.O Flamengo perdeu Carlos Alberto logo no começo e Nelsinho também sentiu contusão.Sem substituições....Mas o Bangu vinha perseguindo o título e o time estava bem afiado.Deu no que deu e tem ainda a cantilena do Waldomiro.;;Estava ou não,na "gaveta"?

    ResponderExcluir
  4. O Bangu ainda teve o time do Marinho, ainda na época do Castor. Um grande amigo, Guaraci Sant´Anna, foi médico do Bangu durante anos.

    ResponderExcluir
  5. O Guaraci, antes de se tornar um ótimo medico, jogou futebol profissional pelo Campo Grande. Meteu um gol no Flamengo no início dos anos 60, num 1x1 no Maraca. Anos de pois, já amigos, ficou emocionado quando eu disse ter assistido a este jogo.

    ResponderExcluir
  6. Castor de Andrade era o "rei de Bangu". Montou um time respeitável que só não teve melhores resultados devido a "elementos" do calibre de Airton Vieira de Morais, Antonio Viug, Alberto da Gama Malcher, Frederico Lopes, Armando Marques, e outros. Homem temido, tinha "franco acesso" aos meios policiais, na mídia, e judiciais. Sua "caixinha era gorda" e bastante concorrida. Andava sempre com dois capangas bem armados e era "indigesto". Naqueles tempos havia o "homem valente que saía na mão". Hoje em dia na zona oeste, o tráfico e a milícia "dão as cartas". Castor e a cúpula do "jogo de bicho" foram trancafiados na Ilha Grande pela ditadura militar mas seu prestígio era alto. Em 1993 uma juíza corajosa e incorruptível colocou a cúpula do bicho e Castor de Andrade no banco dos réus, mas o "sistema" já estava contaminado. Castor morreu em 1997 deixando dois herdeiros que tornaram a zona oeste um mar de sangue e juíza "foi aposentada" pouco depois. Mas a essa altura o tráfico e as milícias ocuparam o vácuo deixado pelo notável contraventor.

    ResponderExcluir
  7. Esqueceram do Zizinho, maior jogador da História do clube. Jogou lá de 50 a 57, quando saiu do Flamengo e foi ídolo do Pelé.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde! Zizinho antes da fama morou em uma vila no Cachambi.

    ResponderExcluir
  9. Vou retificar: o jogo que vi entre Bangu e Palmeiras foi 2 a 0 para o time carioca.Foi num Rio S
    /Saõ Paulo.Lembro que Paulo Borges fez um gol.

    ResponderExcluir
  10. A localidade que era conhecida por Moça Bonita, até o inicio dos anos 50 teve o nome mudado para Padre Miguel.

    ResponderExcluir
  11. Outro notório jogador foi o Ademir da Guia, que saiu de Bangu para o Palmeiras.

    A estação de Moça Bonita passou a ser Padre Miguel em homenagem ao pároco Miguel de Santa Maria Monchon, da igreja de Nossa Senhora da Conceição, de Realengo. Conversando com moradores antigos do local, muitos ainda lembram do padre Miguel, que andava pelas redondezas dirigindo o seu fordeco bigode, bata de padre e um grande chapelão, para proteger-se do calor.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos.

    Neste exato momento o estádio está sendo usado na última rodada da Taça Rio com o jogo Bangu X Madureira.

    Peço licença ao gerente da casa para reproduzir o link para uma matéria do jornal O Globo, longe de ser conhecido como de esquerda, sobre a campanha sórdida de boatos a respeito da vereadora executada na última quarta. Os tacanhos não descansam em várias frentes.

    https://oglobo.globo.com/rio/boatos-sobre-marielle-franco-se-espalham-nas-redes-sociais-22502248

    ResponderExcluir