Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

PICO DO INHANGÁ




 
As fotos mostram o Pico do Inhangá (ou Agulha do Inhangá ou Pedra do Cão) em Copacabana, no final da década de 60 (a primeira foto, obviamente, é uma imagem mais antiga).
Alpinistas integrantes da Associação de Excursionistas Cariocas, alertaram as autoridades, naquela época, sobre possível deslizamento de rochas.
O Instituto de Geotécnica da SURSAN, então, após inspeção feita com helicópteros, iniciou trabalho para fixar rochas através de tirantes de aço. A programação tinha prazo de 240 dias a partir de 1968, mas se estendeu até o início dos anos 70. O orçamento era de NCr$ 1 milhão 118 mil.
A ameaça era que blocos de pedra, pesando de um quilo a centenas de toneladas, pudessem atingir residências localizadas entre a Rua Siqueira Campos e a Rua Toneleros.
O Pico do Inhangá tem mais de 200 metros de altura. Para a obra foi construído um campo de pouso para helicópteros no alto do morro. No final, mais de 180 tirantes foram fixados para conter mais de 100 blocos que ameaçavam se destacar do maciço.
Foi uma época em que vários pontos do Rio foram alvo deste ótimo trabalho do Instituto Geotécnica, como o entorno do Corte do Cantagalo.
 

20 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar que alguém escalava esta Pedra do Inhangá. Será que continuam escalando?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.

    The Rolling Stones em Copacabana... Em outros pontos da cidade existem pedras que ameaçam ou já ameaçaram rolar, com seu equilíbrio precário.

    ResponderExcluir
  3. Vivendo e aprendendo. Nunca ouvira falar desta pedra do Cão e muito menos da ameaça. Trabalho também deve ter sido do cão e não vejo graça nenhuma em escalar locais assim.
    FF:Pesquisa eleitoral mostra que o ex-prefeito,amigo do Augusto,está liderando.Esta na frente do Romário que fora dos campos parece muito atrapalhado com negócios pessoais.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Um trabalho difícil de ser realizado e de extrema responsabilidade, cujo o resultado como se observa até os dias de hoje, com bastante sucesso. Já se tal problema ocorresse nos dias de hoje, tenho lá minhas duvidas, não por falta de tecnologia, mas conhecendo nossos políticos e as obras feitas a meia boca por essas empresas que andam no martelo do judiciário, se morasse em um local com tal problema, tomaria como medida imediata me mudar do local.

    PS. A cada pesquisa eleitoral até as eleições, além de vermos que os mesmos que levaram o País a banca rota, liderarem as pesquisas de intenção de votos, o dólar explode e vai as alturas. Com isso a inflação vai de roldão. E o Brasil é este, se assim lhe parece. E siga o enterro, que o defunto já está fedendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste sina dos cariocas. Resta escolher entre o muito ruim e o muitíssimo ruim.

      Excluir
    2. O candidato do partido NOVO Marcelo Trindade, é o melhor preparado, mas é desconhecido do povão. Mas como vem do mercado financeiro, a galera não gosta. No Brasil é crime você ter lucro, enriquecer trabalhando. O bom é você viver de bolsa família, ganhar vale para tudo e se possível arrumar uma boquinha para mamar nas tetas da viúva.

      Excluir
    3. Eu,Peralta e Moleque Travesso temos certeza que o nosso representante vai fazer bonito.Está bem nas pesquisas e o povo não vai esquecer da gente.

      Excluir
  5. Nunca havia observado tal "agulha", apesar de passar frequentemente no local. No fora de foco, o "gerente" tem razão quando fala em opções de escolha. O ex-prefeito é o menos pior. Suas gestões na prefeitura do Rio foram razoavelmente boas. Pagou corretamente o funcionalismo e manteve um plano de saúde para os funcionários ativos e aposentados. Só para se ter uma ideia, minha mãe tem "descontado" de sua aposentadoria o módico valor de R$ 107,00 para poder usufruir do benefício. Quanto ao que "se comenta" sobre praticar os "costumes de Tibério" e gostar de "um brilho", hábitos comuns em elementos esquerdistas e membros do Psol, P.T, e outras excrescências políticas, ninguém é perfeito. Aliás não existe ideologia política no Brasil que não seja a do "roubo"...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia ! Continuo achando que, para que a sociedade possa mostrar a sua não concordância com os candidatos apresentados, obrigatoriamente os votos nulos devem ser computados e caso o número dos mesmos passe de 50%, a eleição deve ser anulada e nova eleição feita, agora com outros candidatos. Já se falou muito sôbre isso, dizendo que tal medida consta na Constituição brasileira, mas ninguém o prova, citando qual o artigo da mesma. Do jeito que está, o povo jamais poderá enfrentar os políticos corruptos e mudar a situação em que nos encontramos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto não existe. Votos não válidos não valem nada. São eleitos os que tiverem mais votos válidos, independente do número.

      Excluir
    2. É verdade, isso é fato. São apenas "ilações" sem qualquer fundamento que servem apenas par iludir o eleitor parvo, infelizmente a grande maioria. Esse sistema eleitoral é complicado e obviamente criminoso. Lamentavelmente a quantidade de energúmenos munidos com título eleitoral é assustadora. Somando à esses os analfabetos e os "moralmente desqualificados, a coisa piora. Pessoas "aparentemente esclarecidas" continuam a acreditar que Lula será eleito!Ignorando todo e qualquer diploma legal vigente e o próprio ordenamento jurídico nacional, continuam a praticar o mais infame e imoral sectarismo, o que pode trazer graves consequências.

      Excluir
    3. O sistema eleitoral vigente só interessa a eles,os políticos.Desta forma vai continuar da maneira que está e a galera achando que está tudo bem e tudo muito bonito.A maior aberração é um Tiririca,por exemplo,receber uma votação fantástica e "arrastar" mais dois ou três menos votados.Um verdadeiro escárnio.Um grande espanto!!!!

      Excluir
  7. No que se refere à postagem de hoje, a Geotécnica fez um belo trabalho nos morros/montanhas da cidade. Era um tempo em que ainda se levava mais a sério as administrações estaduais/municipais.

    ResponderExcluir
  8. Apenas corroborando com o Luiz, se tiver apenas um voto válido o mesmo será computado e definirá a eleição.

    O Exército resolveu agora mandar bala. Mandaram-me pelo zap fotos de traficantes mortos no Alemão simplesmente medonhas, dignas de guerra. Quando o conflito vai pra mata, então, o Exército deita e rola, com táticas de guerrilha e aparatos de proteção que deixam os bandidos desnorteados. Será que eles estavam durante esse tempo, desde o início da ocupação, em trabalhos de inteligência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não tem idéia do quanto a situação é grave. As fotos que você viu não retratam a violência que acontece nessas favelas. Numa das fotos que recebi havia uma pilha de corpos mutilados, além de outros espalhados, numa cena que a mídia não tem como divulgar. Os áudios desesperados onde indivíduos com linguagem digna de funkeiros relatam desesperadamente a quantidade de mortos e a ferocidade dos miltares, descritos como "mascarados", em alusão às camuflagens das tropas especiais do Exército, dos Fuzileiros Navais, e do BOPE. Se a maioria das pessoas soubesse o que e quem está por trás dessas "hordas caucasianas", verá que as forças armadas estão agindo energicamente e com uma eficiência admirável. "Onde há pau não há raça".

      Excluir
    2. Não sou um cara de "esquerda", como muitos de princípio me julgam; mas tenho um posicionamento humanista e propagador do que seja realmente os direitos humanos - não vejo outra forma de convivência pacífica entre os homens sem esses princípios. E por falar em DH, há um entendimento totalmente equivocado de que esta entidade "defende" bandidos. Mas não caberia, agora, falar sobre isso.

      Sinceramente, quando vi as imagens dos traficantes baleados gostei muito. Mistura de sentimentos de vingança, de alívio, de "sentir" a ação da ordem.

      Nos áudios, percebe-se a que ponto chegou a "marra" dos bandidos. Se não vislumbramos ainda a solução para o tráfico em curto espaço, que envolverá muitas discussões e debates de toda ordem, acho que o caminho deverá ser por aí.

      A que ponto chegamos...

      Excluir
    3. Qualquer homem de bem sentirá o mesmo que você. Chegou-se à um limite de tolerância e agora as forças armadas estão respondendo de forma implacável. O mais grave é que existe uma "quinta coluna" incrustada nos três poderes da república que age descaradamente em desfavor do Estado de Direito. A quem se reporta essa enorme quantidade de traficantes bem armados? A estrutura dessas facções criminosas são extremamente complexas, mais parecendo "um Estado dentro do Estado". Alguém ainda tem a ilusão de que individuos do tipo "Beira-mar" sejam "chefes de alguma coisa"? Na verdade são "exércitos irregulares" bem armados que há muito tempo estão aquartelados nas favelas e isso já é comentado há tempos "neste sítio", lembram disso? Com o aparelhamento da esquerda na midia divulgando pesquisas inveridicas onde um presidiário lidera um suposto favoritismo e com parte das instituições republicanas "comprometidas", alguém duvida que estejamos bem próximos de algo que se pareça com uma guerra civil?

      Excluir
  9. Antigamente podia começar a escalada pela rua república do Peru. Hoje tem grade.
    Em relação ao orgulho de pagar pouco pelo médico, demonstra como sempre o pensamento do próprio umbigo. Os funcionários públicos estão acostumados a muitas regalias que toda a sociedade tem que pagar.

    ResponderExcluir
  10. A local para pouso de helicóptero ainda está lá no alto do pico e, portanto, teoricamente é possível chegar lá por via aérea.
    Só é possível anular uma eleição se a justiça eleitoral concluir que houve uma grande quantidade de fraude, a ponto de afetar mais da metade dos votos apurados.
    Se não me engano o TRE também pode anular uma eleição no Rio, por exemplo, se houver combates na cidade no dia da votação, a ponto de deixar metade do eleitorado sem poder comparecer à seção eleitoral.
    Mas em nenhum caso se troca candidatos por esses motivos. Acho que depois da convenção dos partidos só sai quem quiser ou por impugnação, que costuma demorar muito.

    ResponderExcluir
  11. Pobre do povo que insiste no erro. Pessoal gosta mesmo de ser roubado pela patota do Cabral. A hora do Nervosinho vai chegar.

    ResponderExcluir