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sexta-feira, 10 de agosto de 2018

SEMANA DA ASA




 
Antigamente, durante a “Semana da Asa”, havia muitas comemorações.  Entre elas havia exibições de aviões na Praia de Copacabana, como vemos nestas fotos.
O que impressiona é o risco a que estavam submetidos pilotos e assistentes com estes voos tão perto da areia.

25 comentários:

  1. Minhas semanas da asa no final dos anos 50 eram com Gloster Meteor. O ruído mais arrepiante que já ouvi na vida, por conta de seus motores a reação diferentes dos jatos de hoje em dia. Só de lembrar do urro, arrepio.
    Já li sobre esses motores, mas não lembro se a definição era pulso-jato, ou coisa parecida. E como não irei aprender, não adianta pesquisar.
    O fato é que os rasantes eram divinos, mas os Gloster começaram a dar problemas e foram desativados nos anos 60.
    Já procurei na internet boas gravações de Gloster Meteor, mas o som nunca é bom. O melhor que ouvi foi no filme A SÉTIMA AURORA, uma passagem de uns 5 segundos, com direito a rasante na Malásia.

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    1. O Gloster Meteor entrou em ação em 1945 nos céus da Europa no final da Segunda Guerra Mundial mas nunca abateu um avião alemão.

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    2. Não sei o motivo do barulho ser mais alto que os motores atuais, mas não era pulso-jato, que foram utilizados nas V-1 da 2a guerra. Os motores de todos os grandes aviões comerciais são turbofan, muito mais silenciosos e econômicos (na verdade uma evolução enorme do turbo-hélice, acreditem). Os caças não são turbofan e têm pós combustor para velocidade supersônica. Nessa situação têm um ronco assustador, além do barulho da onda de choque.

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    3. Mas conseguiu abater ou desviar diversas bombas V1 com destino a Londres.

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    4. Os motores do Gloster eram 2 Rolls Royce RB 50 Trent, turbojatos

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  2. A Semana da Asa era comemorada nas escolas públicas e era motivo até mesmo para um ufanismo incipiente entre os alunos. Eram incentivadas redações para que os estudantes desenvolvessem não só a escrita como também o valor da aviação militar. Aliás o Brasil é um dos pouquíssimos países onde a Aeronáutica é uma Arma aérea independente, já que as tanto os exércitos como as marinhas de potencias estrangeiras operam com aviões. Ficar na areia olhando para cima atualmente em Copacabana é, como diria João Saldanha, "dar sopa para o azar". Afinal "os tempos são outros". FF. Um homem foi assassinado essa madrugada na rua Barão da Torre esquina com Maria Quitéria, o que mostra o crime acontece até em Ipanema, e não apenas nas zonas norte, oeste, e também na devastada região do BRT...

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  3. Lembro de uma exibição dessas no final dos anos 50, a que assistia da varanda de meu coleginho na Ladeira Santa Leocádia. O início das aulas foi retardado para que pudéssemos ver os aviões.

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  4. Bom dia.

    Há algumas semanas o Museu Aeroespacial comemorou o aniversário de Santos Dumont com uma exposição e apresentações aéreas.

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  5. Bom Dia! Os tempos mudaram. Hoje nos Domingos, bem cedo sobem balões de vários pontos da Cidade e muitas pessoas como as das fotos, paradas e olhando para o alto observando aquela "maravilha".

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  6. Nos anos 60 lembro bem que as apresentações da Esquadrilha da Fumaça faziam sucesso.Lembro que em Vix ela se apresentava geralmente no dia 8 de Setembro,aniversário da cidade.Era um motivo para os pais levarem os filhos para a exibição e uma manhã de festa.Bons tempos em que estas atividades eram diversão .

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  7. Bom dia a todos. Eram comuns estas apresentações comemorativas, servia para o povo observar as evoluções aéreas da esquadrilha da fumaça, de tempos em tempos apresentar novas aeronaves, nas escolas para demandar trabalhos sobre o tema, tempos em que primeiro havia dinheiro para estas apresentações, depois também havia interesse da população, principalmente das crianças, hoje com o País falido, só tem dinheiro, para políticos, judiciário, ONGs e Fundações Picaretas de Ex-Presidentes.

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    1. Lino Coelho, o STF "se auto-concedeu" um reajuste de 16,6%, que o ministro Lewandovsky achou "irrisório". Fica difícil manter equilíbrio emocional ao discutir politica em um ambiente como esse. Acho difícil também que os mantenedores desse "circo de horrores" queiram fecha-lo pacificamente. É uma questão de raciocínio lógico de fácil resolução. Mas como grande parte dos brasileiros sofre de "atrofia cognitiva crônica", vamos aguardar...

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  8. O avião foi um dos inventos que se aperfeiçoou mais rapidamente; em quarenta anos saiu do invento ao jato e com capacidade de viagens intercontinentais. Imagino como seria olhar essas máquinas no ar em plenos anos cinquenta...

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  9. Hoje vou deixar em paz o Mosquito sem pilha e vou cornetar os ministros do Supremo que estão aumentando seus próprios salários na faixa de 16% e junto com eles toda uma gama de servidores ligados ao judiciário como desembargadores,promotores,conselheiros de tribunais,procuradores de toda espécie defensores públicos e outros que fazem parte da igrejinha que sangra o cofre da viúva sem nenhuma parcimônia mesmo estando o pais num momento complicado mas estes soberanos não estão nem ai para o povo.Minha corneta vai para outro rumo mas com o som ainda maior e mais indignado.

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  10. Santos Dumont merecia muito mais homenagens, não só pelo 14 Bis, primeiro mais pesado que o ar a voar sem uso de "atiradeira". Se é que os tais irmãos americanos conseguiram mesmo voar antes dele, sem testemunhas, com o uso de equipamento extra em terra.
    O brasileiro já era um gênio com os balões, e com o avião Demoiselle chegou à perfeição dentro do que a evolução de um invento permite em tão pouco tempo.
    Além disso fez tudo para tornar a aviação o mais popular possível, incentivando também a construção de aeródromos, o que, dizem, frustrou quem queria ganhar muito dinheiro com a nova invenção. Como dinheiro era o que não faltava na família Dumont, o inventor não quis levar vantagem com o que projetou e construiu ao longo da vida.

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    1. A História nos mostra que a coisa não se sucedeu bem assim. Precisamos deixar o ufanismo de lado e aceitar os fatos como realmente aconteceram. Os irmãos Wright não precisaram da tal "atiradeira" ou "catapulta" para alçarem voo. Muitos filmes da época provam isso. Inclusive fizeram tournê à Europa, demonstrando suas máquinas voadoras, antes mesmo que nosso
      Santos Dumont levantasse voo em Paris. Basta verificar e aceitar a verdade dos fatos.

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  11. Lembro-me do meu Tio FOA que foi da Marinha nos anos 50/70. Intrépido Lobo do Mar como ele mesmo se autointitulava e aventurou-se um dia sair de Sobral até Juazeiro do Norte do Padre Ciço na Semana da Asa num Teco-Teco
    monomotor já um pouco velhinho para o serviço. Tudo ia bem até que em determinada altura com o balanço da tripeça o estômago começou a revirar e como consequência óbvia o café da manhã que tinha sido, pão sovado, queijo de coalho assado, manteiga de garrafa e para acompanhar uma coalhada de leite gordo pediu passagem mas...por baixo. Diante da aflição o FOA viu que não tinha banheiro na micro aeronave e ai sim diante das conclusões a rebordosa se anunciou forte e intensa e não deu tempo para aterrissar e sim correr para a galera sorrindo e... a coisa inundou todo o interior do aviãozinho a ponto de quanto ele estava no solo um monte de gatos correram e começaram jogar terra na engenhoca. Coisas do FOA.

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  12. Cheguei a pensar um dia que Santos Dumont fosse realmente o "pai da aviação", mas tendo em vista o chorrilho de farsas que tem sido revelado em "eventos históricos" no Brasil, passo a crer na autoria de Wilbur e Orville Wright como inventores do Avião.### Atribuir santidade à exploradores de mão de obra alheia, latifundiários, e intermediador de acordos com bandidos, só acontece no Brasil e em especial no Nordeste. E m

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  13. Pois eu acho que os americanos são bem mais ufanistas em ralação os seus heróis, sejam inventores ou de qualquer outra área. Até a lâmpada incandescente se vê mais como só do Thomas Edison, quando na verdade teve uma maior participação do britânico Joseph Swan. Em outras criações, realmente úteis, que ele patenteou, consta que na verdade foi só o incentivador do que sua equipe inventou.
    Outro exemplo é o Henry Ford. Baseando-se na propaganda americana é capaz de muita gente nos EUA pensar que automóveis só passaram a existir a partir da fábrica dele.
    Voltando aos aparelhos dos Irmãos Wright, se realmente funcionavam, pois não temos como confirmar se os filmes e os raros testemunhos são da data informada, sejam de antes ou depois do 14 Bis, não seriam inventos facilmente difundidos, porque os 2 americanos queriam enriquecer o máximo possível guardando segredo, o que iria atrasar bastante o progresso da aviação. Só depois que Santos Dumont fez o seu é que a coisa andou... ou melhor, voou.
    Observação: dizem que o brasileiro deu a ideia de construir o aeródromo (futuro aeroporto) do Rio em Santa Cruz (a FAB é que foi pra lá), pois achava que as pistas deveriam ser distantes das cidades, por questão de segurança. Os acidentes eram muitos nas primeiras décadas do século 20.
    Como comentei antes, ele não só construía objeto voadores como pensava também em popularizar o transporte aéreo com mais pistas de pouso e decolagem.

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    1. Um pouco antes de falecer uma senhora da família (tia) de Santos Dumont entregou ao COMAER um bau repleto de jornais e outras publicações, algumas estrangeiras, que acabou com a história dos irmãos. O COMAER em um trabalho espetacular montou uma exposição com os documentos. Não restaram dúvidas.
      Os brasileiros possuem por péssimo hábito não preservarem a sua história, não se aprofundarem no assunto, e saírem dando aula.
      O mesmo caso acontece com a família real, que completamente misturada as demais famílias reais da Europa é motivo de questionamento pois por ser de origem ibérica seria motivo do atraso no Brasil, que conforme "jornalista" ainda era colônia em 1889. Pela leitura dos sobrenomes aprendemos muito mais do que com alguns historiadores que dão como referência bibliografia os anos 90????????????????
      Para os que não gostam de ler basta apenas verificar os sobrenomes e jogar na Wiki.
      A partir de 1808 o Brasil era o Reino Unido de Portugal, Brasil E Algarves.

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    2. O Brasil virou reino unido em 16 de dezembro de 1815.

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    3. Thomas Edison também aproveitou dos conhecimentos de Nikola Tesla. Sua maior invenção, a de Thomas, foi capitalizar os conhecimentos e comprovações científicas dos grandes e verdadeiros inventores. Thomas como sábio capitalista fez fortuna, Nikola Tesla morreu pobre.

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  14. Boa noite ! Participei de uma comemoração destas. Era muito bacana, apesar de, também, muito perigosa, na minha opinião, pois se um desses aviões despencasse, seria uma tragédia total.
    Me parece que, na primeira foto, se trata de um Convair 440 da R.E.A.L. S/A, que, segundo alguns pândegos, queria significar "Reunidos Estamos Alimentando Lineu e Suas Amantes". O comte. Lineu Gomes era o presidente da empresa, na época...

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  15. Boa noite Luiz, pessoal,
    Fotos bastante impressionantes, aquele teco teco deve estar descendo na areia.O mais intrigante, no entanto, é a última foto.Com absoluta certeza, aqueles aviões não são da FAB, nenhum caça brasileiro(F8 Meteor ou F80 Shooting Star) tinha asas enflechadas naquela época.
    Deve ser unidade americana.

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  16. Caro Waldenir, o teco-teco não poderia pousar na areia fofa, pois, se o assim fizesse, capotaria...

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