Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de setembro de 2018

CANTINA SORRENTO

 
A foto é da Avenida Atlântica em 1972 e vemos a Cantina Sorrento, que ficava no nº 290-A, telefone 37-0638. Foi uma das mais famosas daquele trecho em que se destacava também a La Fiorentina e hoje existe o excelente e caro Da Brambini.
Foi fundada por Emilio Siniscalchi nos anos 50, sendo um grande sucesso no Leme, reunindo de artistas a jogadores de futebol, de políticos a cariocas comuns.
Na década seguinte, em 1963, Siniscalchi abriu outra cantina icônica, a Tarantella, na Barra da Tijuca, na Avenida Sernambetiba.
Havia em Copacabana nos anos 50 e 60, diversas cantinas italianas como a Capri (na Duvivier), várias na Av. Atlântica, como a Sorrento e a Fiorentina (no Leme) e a La Rondinella (na esquina da Siqueira Campos), Don Ciccilo (na Souza Lima), Frascati, (na Av. Atlântica, também no Leme), Al Papagallo (na Prado Junior), o Al Buon Gustaio (na Constante Ramos).
E, para terminar, falando de cantinas italianas, não dá para deixar de citar a La Trattoria, na Fernando Mendes, do saudoso Mario, que desde 1976 é um reduto de uma boa massa italiana.

11 comentários:

  1. Bons tempos realmente, frequentei algumas , mas os preços realmente extrapolam.
    Jantar num bom restaurante atualmente é muito dispendioso ,aliás o Rio é uma cidade muito cara para se viver.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto farináceo, sempre fui apreciador de pizzas, desde Santos, no comecinho dos anos 50. Parece que me davam um golinho de vinho (hoje meus pais seriam processados) e eu saía cantando pelas mesas - devia ser um sucesso retumbante!
    Aqui frequentei muito a Sorrento e, depois, a Caravelle. Tudo de calças curtas, de Skoda.
    Hoje, degusto pizza doméstica, de elevado padrão, de Jaguar.
    Em primeiro plano, um Corcel Cupê e, mais adiante, um Opala.

    ResponderExcluir
  3. Falha imperdoável, pois esqueci de citar a Caravelle, na Domingos Ferreira, e a Corujinha, na Praça Serzedelo Correia.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. E faltou o Dom Camilo na Av. Atlântica, de todos os citados conheço o Fiorentina (antes e depois), La Trattoria, o Da Brambini e o Tarantella. Os restaurantes de cozinha Italiana, são maioria na cidade, com preços de todos os tamanhos e qualidade da mesma forma. Não conheci esta Cantina Sorrento, mas foi em Sorrento que comi o melhor Talharim aos Frutos do Mar, até hoje ainda sinto o aroma e o paladar deste prato, sempre que recordo dele. Creio que se listarmos 10 dos melhores restaurantes do Rio, metade serão de restaurantes de comida Italiana. Já de comida Portuguesa, a cada dia vai diminuindo a quantidade, a qualidade, e os preços subindo as alturas, com o fechamento do Antiquários sobrou em qualidade o Gruta de Santo Antônio lá em Niterói, abriu uma filial (O Filho da Mãe) na Barra, mas ainda não o conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rancho Português na Lagoa e o Adegão em São Cristóvão são muito bons. O Adegão de Ipanema não gostei. E hoje em dia, na Zona Sul, como os pratos "executivos" na hora do almoço, pode-se comer por um preço razoável.

      Excluir
    2. O Rancho Português estou para ir conhecer, já o Adegão da última vez que fui não estava tão bom, embora a quantidade ainda seja bastante privilegiada.

      Excluir
    3. Volte, Lino.
      Estive lá faz mês e estava ótimo. Atendimento nota 1000.

      Excluir
  5. Caravelle, íamos muito ou pedíamos em casa quando minha mãe morava na Siqueira Campos .

    ResponderExcluir
  6. Lembro apenas da Corujinha lá na praça Serzedelo Correia.As demais não me lembro ou nunca fui.Semana passada estive em Sampa e lá no Bixiga estive na Roperto,com P mesmo.Muito boa.
    Aqui em Vix também existia uma comandada por um italiano chamado Mario,que salvo engano faleceu recentemente.

    ResponderExcluir
  7. A quantidade dessas cantinas italianas diminuiu sensivelmente e isso se a vários fatores e a "popularização" da pizza, os restaurantes Fast foods, e os preços altos são os principais. Restaurantes "a la carte" são uma minoria no Brasil, cujo poder aquisitivo não comporta mais o hábito de comer fora, ainda que seja em estabelecimentos do tipo carrocinha do "Angú do Gomes". Também existe o fator segurança: Essa região do Leme possui dois "currais narcoeleitorais" que trazem muitos transtornos à região e se supõe que sejam "área de influência" de um(a) conhecido personagem político. Na noite passada um "cidadão" foi morto pela polícia no "Chapéu Mangueira" porque portava um guarda chuva. Policiais militares perceberam um indivíduo portando tal acessório e em um ambiente conhecido por abrigar criminosos não tiveram dúvida e atiraram no homem. No Direito Penal tal fato tem o nome de "Legitima defesa putativa". Não vai dar nada...

    ResponderExcluir
  8. Conta o Candeias que o irmão dele levou um cinzeiro da Cantina Sorrento para casa. Mas os donos tinham bom humor, pois na parte de baixo estava escrito "Discretamente retirado da Cantina Sorrento"...

    ResponderExcluir