Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

CINEMAS




As duas fotos dos cinemas foram enviadas pelo prezado Lino, a quem o "Saudades do Rio" agradece.
FOTO 1: Cinema São José, Praça Tiradentes nº 3, Centro. Tinha 1718 lugares. Foi demolido na década de 80. Logo após o carnaval de 1981 circulou a notícia de que o Cinema São José e o Cine Marrocos, da empresa Pascoal Segreto, seriam vendidos para poderoso grupo empresarial que iria derrubar tudo para erguer imensos espigões. No carnaval de 1982, próximo da demolição, o Cinema São José abrigou o baile “As mil e uma noites do borogodó” e, também, o Baile dos Enxutos (baile de travestis animado pela banda internacional carnavalesca Capixaba), segundo o Jornal do Brasil.

FOTO 2: Cine Marrocos, Rua Pedro I nº 11, Centro. Tinha 724 lugares. Funcionou até 1982. Nesta época o empresário Romulo Dantas pretendia construir um Centro de Convenções no local do Cine Marrocos.

FOTO 3: em 1983 o Prefeito Jamil Haddad assinou o decreto que normalizava o Projeto Urbanístico do Corredor Cultural e preservava, no Centro do Rio, 1.238 prédios históricos das épocas colonial, imperial e republicana, na área de 1.294.625 metros quadrados que constituía o Corredor Cultural.

O corredor cultural era dividido em três área com características próprias: Praça 15; Campo de Santana, Praça Tiradentes e Largo de São Francisco; e a Lapa, Cinelândia e Carioca.

É curioso notar que, à época, junto à estação do metrô da Uruguaiana, estava previsto a construção de um shopping-center com teatros, galeria de arte e cinema.

FORA DE FOCO:
1) Parabéns a todos os colegas que em 13/12/1972 se formaram na Faculdade Nacional de Medicina.
2) Lembrança triste de 13/12/1968.

29 comentários:

  1. Trabalhei na Praça Tiradentes durante muitos anos e realmente o lugar "perdeu bastante". No lugar do Cine São José existe um grande hotel de padrão médio e no do Cine Marrocos apenas uma pequena galeria. A propósito, eu tenho uma foto do Cine Santa Alice com uma multidão na porta à espera de uma sessão do filme "O império dos sentidos", o que nos leva ao ano de 1980. Se interessar ao SDR eu posso enviar. FF: A democracia permite que tenhamos opiniões divergentes e possamos conviver pacificamente. Com relação aos 50 anos do A.I.5 completados hoje, acredito que o "remédio amargo era a única solução". O tempo e os fatos provaram isso e muitos desses bandidos foram presos, mortos, e exilados. Infelizmente uma grande parcela desses "elementos indesejáveis" foi perdoada por um ato de fraqueza em 1979 pelo próprio regime militar, através da Lei da Anistia. Esses mesmos elementos voltaram de forma organizada e tornaram o Brasil o inferno atual por motivos que todos conhecem. Se em 68 não houvesse a decretação do A.I.5, em poucos anos o Brasil teria se tornado um país comunista, ainda mais porque a URSS existia e fornecia apoio. A suposta "redemocratização" poderia ter ocorrido em 1999 ou mesmo em 2001. Os militares foram prematuros em promover a tal "abertura". O resultado está aí para todo mundo ver: Sem educação, saúde, e segurança, mais de 60 homicídios por ano, 14 milhões de desempregados, o país mais corrupto do planeta, e o maior consumidor de drogas do mundo conhecido. Uma realidade incontestável. Como diriam alguns: "Tá bom pra vocês?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o mais desigual também, e os militares ajudaram a aumentar essa desigualdade!

      Excluir
    2. E 34 anos de governo civil esquerdista não melhoraram em nada a desigualdade. E pioraram muitos outros aspectos: dívida interna, saúde, criminalidade, educação, corrupção, etc.

      Excluir
    3. Hélio Ribeiro, existe uma passagem bíblica que versa sobre algo mais ou menos assim: "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus". Mais difícil ainda é um "doutrinado pela esquerda" ter compreensão dos fatos devido à atrofia de seu sistema cognitivo. Bolsonaro tem razão quando afirma que o a rigidez do ensino e a escola sem partido poderão reverter esse triste quadro. Enquanto isso os "doutrinados" possuem péssimos empregos (quando os tem), moram em periferias, e ainda assim não conseguem enxergar...

      Excluir
    4. A democracia é única.O grande problema é que muita gente entende que nela não existem limites e que tudo é permitido .

      Excluir
    5. Melhoraram sim! A desigualdade e a dívida externa, a qual explodiu durante a ditadura militar, graças ao Delfim Neto.

      Excluir
    6. Se observarmos a evolução da desigualdade notaremos que ela vinha se tornando menor, ano a ano, de 2000 para cá.

      Infelizmente, temos, sim, uma elite (eita palavrinha desgastada) que pouco se importa com isso. E o pior: acha que esse tema e coisa de esquerdista, subversivo e vermelho; talvez seja para deixar a coisa do jeito que é, e permaneça como é, atualmente.

      Excluir
    7. O pior é que o resultado desses 34 anos de esquerda aprofundaram ainda mais qualquer desigualdade já existente. Basta ver os últimos resultados apresentados pelo IBGE sobre o número de brasileiros que foram para baixo da linha da pobreza, tornando-se miseráveis que sobrevivem com menos de quatrocentos reais mensais. E ainda vêm falar de desigualdade social no regime militar. Naquela época, menino, estudei em excelentes escolas públicas e meus colegas de classe eram, tanto o filho do sapateiro, como o filho do médico.

      Excluir
    8. Verdadeirildo da Silva13 de dezembro de 2018 às 16:45

      Engraçado que a esquerda teve mais tempo que o regime militar e não fez nada de bom. Só piorou a maioria das coisas...

      Excluir
  2. Uma grande surpresa esta banda internacional carnavalesca Capixaba com atuação no Baile dos Enxutos.Fico a pensar que Ceará,individuo,pode ter sido agente do evento...***Tem ali uma barbearia e não entendi nada do festival e desta referencia ao Tarzan.Cinema de rua era uma grande pedida mas as salas de hoje oferecem muito conforto e segurança.****O A.I 5 foi na realidade um grande espanto e o período acabou sendo pior que o inicial,lá em 64.

    ResponderExcluir
  3. Na Pedro I havia também o Cine Presidente. Antes do hotel, existiu um estacionamento no terreno do São José. Um primo já falecido contou- me que certa vez um gaiato entrou no S. José com uma galinha amarrada dentro do paletó. Durante a sessão ele soltou a ave, jogando-a para cima. Enorme confusão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ! Ou, como diria o Belletti, um enorme espanto !!!
      Sei de uma história parecida, que aconteceu em um dos DC-3 da Cruzeiro do Sul. A tripulação, constituída, evidentemente, por 2 pândegos, levaram uma galinha para bordo e, quando o avião já se encontrava em altitude de cruzeiro, soltaram a mesma amarrada através de um barbante (ou corda reforçada) pela janela. Quando uma senhora, já idosa, divisou a galinha próxima à sua janela, chamou o comissário, lhe dizendo que havia visto uma galinha junto ao avião, ao que o comissário respondeu: "Deve ter sido engano seu, minha senhora, pois galinhas não voam nesta nossa altitude."

      Excluir
  4. Não lembro desses cinemas e estranhei os endereços diferentes embora lado a lado na foto 2. Talvez uma galeria, com o citado barbeiro, que tinha ligação com a Rua Pedro I.
    O Toto era um humorista italiano e provavelmente fez uma paródia do Tarzan.
    A colônia lusitana do Rio prestigiou o festival de filmes portugueses no S. José. Matando saudades da terrinha.
    Com a eleição de Jimmy Carter ficou bem difícil manter ditaduras latino americanas e o AI-5 não foi prorrogado, dando vez à "abertura lenta e gradual".
    Depois disso, lá na década de 80, a Glasnost do Gorbachev, deixou até regimes como o de Pinochet sem sentido.
    Consta que o vice do Costa e Silva, o Pedro Aleixo, também foi golpeado em 1969 só porque não tinha concordado com o novo golpe de 13 de dezembro de 1968. Não deixaram ele tomar posse após o derrame que afastou o titular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Aleixo, que era pai da prof. Heloisa Lustosa, foi o autor do comentário quando da edição do AI-5 em que dizia que não temia os generais mas sim o guarda da esquina. Quem hoje ainda exalta aqueles dias tenebrosos ou é um simples ignorante por não ter vivido à época ou não passa de um mau caráter.

      Excluir
    2. Civis no poder naquele tempo era apenas para constar. É claro que Pedro Aleixo não iria ser empossado. Não acho que Carter tenha relação com a continuidade do regime militar. O Chile aprendeu a lição e se tornou o mais evoluído país da América do Sul. Pinochet não cometeu os erros cometidos no Brasil pelo governo militar. Os principais foram a Lei da Anistia e permissão para que os "anistiados" retornassem com direitos políticos. Seu retorno deveria ser condicionado à condição de que nunca mais pudessem se candidatar à nenhum cargo político.

      Excluir
    3. Alvíssaras! Quem é vivo sempre aparece e se manifesta, ainda que sob pseudônimo! O teor do comentário das 14:20 mostra que "ainda está em forma". Reconheço que muita gente não tem boas recordações dos "anos de chumbo", seja por questões ideológicas, seja por danos morais, ou mesmo físicos, mas tais contratempos fazem parte do "jogo democrático", não é mesmo?

      Excluir
  5. Interessante mas logo que li "Baile dos Enxutos" pensei no Pastor que nas noites desse baile saia fantasiado junto com sua turminha, Bornay, Evandro e demais para formar um bonde cor de rosa. O Pastor ia com sua já manjada fantasia de Mandrake. Era um espanto.

    ResponderExcluir
  6. Pinochet condenado por genocídio. Investigações do senado dos Estados Unidos revelam que Pinochet tem fortuna estimada em 28 milhões de dólares em bancos estrangeiros. Que belo exemplo.

    ResponderExcluir
  7. A direção do PT informa que o dinheiro acabou.O caixa está vazio e como está caindo em desuso o caixa dois a coisa ficou complicada.Grande esperança é a colaboração dos simpatizantes com doações diversas a começar pela turma do Saudades do Rio .

    ResponderExcluir
  8. Os governos Sarney, Collor, Itamar, FHC e Temer colocados como período esquerdista é só mais um item do reescrevendo a história bem ao estilo do Grande Irmão, figura de ficção que serviu de exemplo para descrever o totalitarismo, tanto de esquerda como de direita.
    A "social democracia" dos Tucanos foi mais um nome de partido, como tantos no Brasil, pouco colocada em prática, na maioria das vezes muito pelo contrário.
    Há até quem considere o Lula complacente demais com os capitalistas banqueiros e das grandes redes de comunicação, por isso chamado de "Lulinha Paz e Amor". Estranham até que esses dois setores continuam tão bem protegidos que continuam fora da divulgação das delações do Palocci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complacente?O Sapo Barbudo sempre foi associado a estas instituições.

      Excluir
    2. Sr. Sapão, por isso é importante divulgar tudo que o Palocci sabe. Ou quem teria que ouvir as delações prefere não saber sobre instituições financeiras e redes de comunicação?

      Excluir
  9. A frase sobre ter mais medo do guarda da esquina do que de general me fez lembrar que tem até vigia de estacionamento se achando "sócio" do poder, como parte das forças de segurança que vão dar um jeito no Brasil a partir do dia 1°.
    Por essas e outra que o Velho General ordenou que, depois das mortes de Herzog e Fiel Filho, ninguém mais seria executado sem sua ordem direta. Naqueles últimos anos de AI-5 até um cabo com um soldado num Jeep já estavam se achando tão poderosos quanto o comandante em chefe das Forças Armadas.

    ResponderExcluir
  10. Os banqueiros são um espanto; junto com as finanças das forças armadas são as grandes "caixas pretas" no Brasil a serem desvendadas...

    ResponderExcluir
  11. Como diria um "ressuscitado" comentarista, "este sítio é um blog de memória e como tal deve ser utilizado". Por tal razão vamos nos ater aos cinemas ora em tela. O Cinema São José era palco de bailes carnavalescos de cunho homossexual cuja autorização deveria ser concedida pela Delegacia de Costumes, mais tarde Diversões Públicas. Pode-se dizer que era uma "viadagem inocente" em face das atuais paradas gay, onde aparecem coisas que até Deus e o "pastor" duvidam. Assim como ocorre com a "esquerda", a viadagem "não tem limites".

    ResponderExcluir
  12. "Boa sorte a todos".

    Impossível tratar com radicais que tentam a todo modo reescrever a história. Mas corremos sério risco brevemente.

    O Cine São José parece estar onde é hoje o Hotel Íbis.

    ResponderExcluir
  13. E o Tio Mé achando que cinema com banda capixaba era só na Cinelândia.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite a todos. Na Pedro I tinha os cinemas Marrocos e o Presidente, o Marrocos ficava nos fundos da galeria, na Pça Tiradentes o São José, que na sexta-feira antes do carnaval realizava o baile dos enxutos, que após a demolição do teatro Recreio que também era na R Pedro I, passou a ser realizado no Cine São José. Na R. Carioca havia os cinemas Ideal e o Iris. E o teatro Recreio tinha o melhor baile de carnaval infantil do Brasil, o bicho já pegava naquela época de 68, a garotada ia a loucura.

    ResponderExcluir
  15. Que cinema seria esse que aparece ao lado do Marrocos? Não lembro desse cinema na Pedro I, o que conhecia era o Presidente.

    ResponderExcluir