Total de visualizações de página

sábado, 16 de junho de 2018

DO FUNDO DO BAÚ: TABELA DA COPA


 
Hoje é sábado, dia da série "DO FUNDO DO BAÚ". E de lá sai esta tabela do Campeonato Mundial de 1962, vencido pelo Brasil, com uma seleção que, embora composta por veteranos e abalada com o afastamento de Pelé a partir do 2º jogo, soube mostrar empenho e disposição para conseguir o título.
Um pré-adolescente entusiasmado preencheu os resultados, acompanhando as partidas por um rádio de pilha Spica. Dois dias após os jogos esforçava-se para ficar acordado para assistir à noite a exibição do vídeo-tape das partidas.
Tinha sido uma grande evolução, pois na Copa de 1958 os lances das partidas eram vistos em precários filmes. Com o vídeo-tape as partidas eram vistas inteiras, com boa qualidade.
Ganhamos aquela Copa com o Pelé jogando apenas até a metade da 2ª partida; com uma grande ajuda do juiz ao não dar um “penalty” do Nilton Santos contra a Espanha; com um episódio mal explicado da absolvição do Garrincha para jogar a final (havia sido expulso na semifinal).
Consta que a testemunha-chave no julgamento seria o juiz auxiliar Esteban Marino, que não compareceu para falar (teria recebido um “agrado” dos brasileiros). O juiz do jogo, o peruano Yamasaki, também se escafedeu.
Na final, após o susto do gol de Masopust viramos o jogo, com gols do Amarildo, o “Possesso”, e uma certa ajuda do goleiro da Tcheco-Eslováquia, o Schroif, no gol do Zito.
PS: tabela preenchida, é claro, com uma caneta Compactor.

17 comentários:

  1. Só sei que o campeonato mundial virou um melê.
    Muito dinheiro rolando e nada mais.

    ResponderExcluir
  2. Apenas faço, com a licença do "gerente", uma pequena correção: o juiz não deixou de dar o penalty e sim marcou-o "fora da área". Os fatos narrados pelo "gerente" mostram a verdadeira face do brasileiro. Os "mensalões" da atualidade, o desvio de dinheiro público, a falta de recursos para a saúde e parava educação, a imensa quantidade de analfabetos, a "urna eletrônica", o "ufanismo nacional", e muitas outras coisas, mostram a distância em "anos luz" que separa o Brasil de um país europeu. Reclamam da polícia, dos políticos, da corrupção, mas se jactan de fatos como esses...O juiz peruano passou uma boa temporada com a família no Copacabana Palace às nossas expensas. Isso é Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Acho que o Dr.D´está certo pois o juiz deixou de dar o penalty pois deu falta fora da área.
    Lembro da Copa de 62 e de ouvir as partidas no rádio. Os jogos durante a semana não implicavam em suspensão do trabalho como hoje em dia. Quando começou esta história de não se trabalhar em dia de jogo do Brasil? Foi por causa da transmissão pela TV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquele tempo a seleção brasileira, diferente dos dias atuais, representava o que de melhor havia no Brasil, ao contrário da atualidade. A frieza e a indiferença que acometem o povo brasileiro acenderam um sinal de alerta. O prefeito de uma cidade do interior do Brasil enfeitou a cidade com as cores e a bandeira da... Argentina. Sinal dos tempos?

      Excluir
  4. Sem Pelé,o Amarildo deu conta do chá. As armações teriam sustentação em que?Não me recordo bem.O Chile era o dono da casa...O Garrincha estava em plena forma.
    Ainda existem as canetas Compactor?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Grandes lembranças do fundo do baú, 62 foi a primeira Copa do Mundo que acompanhei no radio, ainda tenho na memória o sofrimento e a comemoração do jogo Brasil X Espanha. E lá se vão 56 anos, parece que foi ontem quando olhamos que este evento ocorre de 4 em 4 anos. No jogo de hoje foi usado o árbitro de vídeo na marcação do pênalti da França, e na minha opinião continuo achando que não foi pênalti. E como estamos na Copa, que jogão o de ontem Portugal 3x3 Espanha. E o gajo parece que nesta Copa vai querer mostrar porque é o melhor do mundo, meteu os 3 gols de Portugal.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.

    A copa de 1962 marcou o nascimento do meu finado irmão. Garrincha, quase sempre desprezado, foi o que seria Maradona 24 anos depois, com a diferença de que não fez gol com a mão. Mas fez de esquerda, direita, de cabeça, de falta, etc.

    Havia um "Tabelão" na Cinelândia. Patrocinado pela Rádio Globo e Coca-Cola.

    Sobre a atual, os "hermanos" estão penando com os vikings e a França de novo inaugurou em seu primeiro gol a novidade tecnológica da vez, o VAR, da mesma forma que havia inaugurado o chip na bola em 2014... E o segundo gol também precisou da tecnologia...

    ResponderExcluir
  7. Reykjavic é a capital da Islandia e onde já estive não dando para imaginar que tenha futebol,especialmente para empatar com a Argentina.Uma cidade muito tranquila e totalmente diferente do que se ve no Brasil.Aliás,nesta cidade comi o melhor sanduiche da vida,mas futebol na copa é um espanto...

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde a todos ! Não tenho mais a mínima disposição de assistir aos jogos da Copa do Mundo, pois se aqui só tem falcatruas, a FIFA também se revelou um antro de desonestos e perdi completamente o entusiamo, uma vez que não se pode ter certeza de que tudo não passa de uma grande armação.
    O Brasil está sempre correndo (ou melhor, andando ou, até, se arrastando atrás dos outros. Enquanto a China e Rússia estão se voltando, cada vez mais para o capitalismo, nós, os idiotas desta parte do mundo, ainda estamos pensando e comunismo. É duro ser sempre um zero à esquerda. Mas como cada povo tem o governo que merece (e nós não merecemos nada de melhor), o jeito é se conformar de que seremos eternamente o país do futuro, futuro este que nunca chegará, com toda a certeza...
    Compactor = duas vezes mais tinta. A minha era Compaktor (com k), porque era alemã. Mas seria Compaktor ou Kompactor ? Agora já nem me lembro mais. Só sei que tinha um "k" no meio da história. Acho que o tio Alois está querendo bater um papo comigo...
    O jogo de Portugal x Espanha, deve ter sido mesmo um jogão, porque quando estava na rua, ouvi que Portugal ganhava de 2x1. Depois, em outra loja, me informaram que a Espanha havia virado o jogo e que estava, então, 3x2 para ela. Finalmente, quando cheguei em casa, soube que Portugal havia empatado. Pena não ter assistido...

    ResponderExcluir
  9. Dada a covardia dos juízes havia poucos pênaltis. Com o VAR vai haver uma infinidade deles. O Dourado, um perna-de-pau, vai abrir uma escolinha e se consagrar...

    ResponderExcluir
  10. Voltei.

    Sobre o episódio da semifinal, há alguns dias, em uma daquelas mesas-redondas que assolam a TV nesta época, ouvi uma versão que dava conta que o assistente (que era árbitro) geralmente apitava jogos do campeonato daquele estranho estado e o chefe da delegação brasileira "sugeriu" que ele fosse embora sem comparecer ao julgamento, caso contrário nunca mais apitaria qualquer coisa por lá (o estranho estado). Naquela época era comum a "importação" de árbitros estrangeiros.

    ResponderExcluir
  11. FF. O Messi vai se tornando o Zico da Argentina. Aqui o povo diz que o Zico só jogou no Flamengo, na Argentina eles dizem que o Messi só joga no Barcelona. Ironias dos deuses do futebol, consagra cabeças de bagres e destrói grandes craques.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Augusto, foi só isso. Pediu para sair, ou aquela musiquinha conhecida das torcidas?

      Excluir
  13. O Cristiano Ronaldo vai passar um período preocupado com a chegada de Negueba II no Real.Da para imaginar uma tabela entre os dois?Te cuida Cristiano.
    Messi não resolveu nada e os portenhos ficaram chupando dedo contra aquela mulambada gelada.Uma coisa muito boa pois o futebol ficou esquecido em algum lugar e amanhã os máscaras de ferro vão entrar em campo para jogar contra suíços o que não cont muito.Quero ver o carnaval dos que vivem mamando na onda da seleção em especial os marqueteiros de plantão como os chamados comunicadores e estes ex-jogadores que vivem como dentistas atrás de uma boquinha mas eu vou estar firme na corneta.

    ResponderExcluir
  14. Prezado WHM: O nome original era "Compaktor". Estou lhando paraa minha... Além dessa tenho uma Esterbrook...

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigado, mestre Jaime !

    ResponderExcluir