Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

SAUDADES DO RIO (4)





 
Mais 4 fotos do Rio dos anos 60.
 
Hoje tenho que fazer uma importante correção. Vinha dizendo que todas as fotografias desta série eram de Marcel Gautherot, mas tive a informação de que não são só dele.
 
Há fotos também  de Kudrnofsky, de Erich Hess, de Hecker, de Kurt Klagsbrunn, de Bol Kleber, Bavária BJA e de Reininghaus.
 
 

7 comentários:

  1. Bom Dia!Acho que hoje serei o primeiro.As quatro fotos mostram lugares que continuam sendo bonitos,mas muito perigosos.

    ResponderExcluir
  2. Um aspecto que aparece em todas as fotos dessa série é a limpeza da cidade. O rigor como assunto era tratado pelo governo da Guanabara denota a seriedade da administração pública de então. Tínhamos problemas naquele tempo mas nada que pudesse comprometera imagem da cidade e seu andamento diuturno. FF: O "Mega arrastão" praticado contra 40 turistas em uma das trilhas existentes no Parque Lage mostra que a resposta do Estado deverá ser dura. Wilson Witzel comparou o turismo no Rio de Janeiro ao "petróleo", um excepcional ativo financeiro, e como tal deve ser tratado. Não só os pontos turísticos mais conhecidos como os mais ocultos devem receber o mesmo tratamento. ## Um incêndio na região do "Mato Alto" parou a circulação do BRT na região da "Ilha de Guaratiba", não havendo embarque em 15 estações.

    ResponderExcluir
  3. Bpm dia a todos. O prédio da ABI eu acho horroroso, O MAM é tolerável, a Praça Paris e o Monumento aos Mortos e onde hoje funciona a Marina da Gloria é uma vista maravilhosa e o Santos Dumont de antigamente acho mais bonito do que o de hoje, muito embora a capacidade de antes não atenderia as necessidades dos dias atuais. PS A cada dia que passa temos menos ruas e mais buracos nas vias de tráfego da cidade. Dois anos de Pastor e a Cidade não melhora nem com reza braba, nem com pedido para a D. Marcia.

    ResponderExcluir
  4. Muita cor. A lamentar muito hoje o abandono, em todos os sentidos, da Praça Paris e Jardim de Alá.Locais primorosos, mas ainda acho que vão vingar, se adotados pela iniciativa privada e bem divulgados.

    ResponderExcluir
  5. A mesma sensação que o Joel tem sobre a limpeza da cidade daquele tempo, eu também tenho.
    Mas há que se levar em conta não somente as questões rotineiramente citadas por ele ou por mim, sobre o favelismo, a falta de educação do povo, o alto índice de migrantes, a quebra do RJ, a fusão com o Estado do RJ, e por aí vai.
    Naquele tempo não tínhamos tanta gente assim no mundo.
    Em 1960 éramos 3 bilhões de humanos na Terra. Hoje, em 2019, somos 8 bilhões.
    Sobre o arrastão de ontem aonde 40 turistas foram assaltados, como diria o Belletti: "É um espanto!"
    Mas parece que o coro tá comendo lá no nordeste. Um passarinho me contou que foram pedir ajuda para o Moro. E justamente lá que á maior parte é eleitor do Lula.
    Quanto ao que o Lino disse sobre o aeroporto, nos últimos dias do ano passado eu citei isso aqui, de que o RJ estava perdendo voos para Washington e outros lugares. Ontem, o RJ perdeu do voo direto para Nova York.
    Ou seja, mais uma vez SP concentrou tudo.
    Acredito que não somente pelo fato da crise, mas também por causa da violência daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio Moro já enviou para o Ceará a Força Nacional. Ela foi uma criação de Lula como mais um passo rumo à comunização. Mas o que vem a ser essa "Força"? Consiste em policiais militares de diversos estados e que é submetida ao Ministério da Justiça, ou seja ao poder político e não às Forças Armadas. Em 2016 o comunista Raul Jungmmam quis transferir efetivos do exército para compor aquela força e o objetivo era claro, tanto é que as forças armadas reagiram e ficou "o dito pelo não dito". Pode-se aferir a "competência da Força Nacional quando em 2016 por ocasião da Olimpíada, seus integrantes ficaram alojados em um conjunto residencial no Anil e as milícias da região "deram uma prensa" na tal força, que foi pedir socorro à P.Militar. Não sei se vai resolver alguma coisa no Ceará, mas...O secretário da Seap de lá declarou que "não reconhece qualquer facção criminosa e bandido é tudo igual". Daí a revolta. Como Sérgio declarou que "vai pegar pesado" contra as facções, "a chapa vai ferver". Como curiosidade, o Ceará é governado pela "esquerda". Era previsível e agora "bandido vai voltar para o seu lugar" que é na cadeia e não nas "casas legislativas"...

      Excluir
  6. Este monte de fotógrafos citados me fizeram lembrar seleções soviéticas ou sérvias com uma mistura de letrinhas ,mas boa com as lentes.Craques.
    Parece que o povo brasileiro perdeu o sentido crítico de tudo e passou a discutir qualquer babaquice como causa de efeito maior.Nao aguento mais ver piadas,reflexões,análises etc sobre a bobagem dita pela senhora Damares sobre roupas infantis.Nao existe outra coisa mais sério no país?A mulher fala uma bobagem sem tamanho e ela se multiplica.Um grande espanto!!!

    ResponderExcluir