Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

RIO-SANTOS



 
Continuamos na década de 60 e vendo como era o caminho para a Rio-Santos.
 
Tudo ainda com poucas construções pelas regiões de São Conrado e Joá (curiosamente em muitas legendas da revista Manchete está escrito JUÁ e não JOÁ).
 
Na Barra chama a atenção não haver edifícios altos, ruas de terra e pouca gente.
 
Já em São Conrado o prédio do Hotel Nacional se destaca, ao lado do Gávea Golf.

14 comentários:

  1. No Rio dos anos 40 e 50 fazia-se avenida em cimento armado. O Joá, a Rua Alice/Julio Ottoni, a Rio-Petrópolis e a Avenida Brasil eram assim. Se houvesse tráfego pesado, ou ladeira, cimento armado. Depois, a sanha populista de sair pavimentando a torto e direito, trocou por asfalto, cada vez pior, Estão mudando.
    Na foto 1, um DKW sedan. Não dá para identificar o ano, mas aquela cor, com teto branco era de 59-60. Já estava meio enferrujado com a ausência de carros aqui e no imcdb, então até foto esmaecida está valendo.

    ResponderExcluir
  2. A Delfim Moreira também era em concreto armado.
    Vendo a foto da Barra fica a tristeza de constatar que anos depois o Plano Lúcio Costa foi desvirtuado e a falta de planejamento comprometeu a promissora região.

    ResponderExcluir
  3. O túnel da Grota Funda adiantou bastante o caminho. O recapeamento e reurbanização do trecho de Guaratiba até Santa Cruz por conta do BRT Transoeste também melhorou bastante o trajeto. O problema do caminho é ter que passar por dentro do bairro de Santa Cruz, tendo que pegar o viaduto da linha férrea até chegar à Base Aérea para chegar na Av Brasil e a entrada da Rio-Santos. Na rodovia, a duplicação das pistas até Itacuruçá, cujo projeto é duplicar até Angra, também melhorou muito.

    ResponderExcluir
  4. No final de 1972 essa plácida realidade mudou para pior com a inauguração da Auto Estrada Lagoa-Barra, que é uma parte da Rio-Santos. Era uma espécie de "mosaico" composto de vários "puxadinhos" que somados, compõem a via. Nos anos 60 e 70, pela tal Rio Santos e de forma precária e sem interrupções, era possível chegar apenas ao "Largo da Ilha" e daí para a zona oeste. É bom não esquecer que locais da "Costa Verde" como Mangaratiba, Ibicuí, e Itaguaí, até 1975 eram parte do "antigo Estado do Rio", local que primava pelo atraso e onde "faltava tudo", desde energia elétrica, onde as "estradas locais" eram mais apropriadas à "safáris ou trilhas", e as instituições estaduais e de infraestrutura eram "precárias". Voltando ao São Conrado, o Clube de Golf, a "Vila Riso", o Fashion Mall, o "Village", e os Hotéis, são obrigados a conviver com a violência, com a desordem urbana, com o trânsito desmedido, e é claro, com o tráfico da drogas, já que a existência da "Rocinha" dispensa comentários...

    ResponderExcluir
  5. A continuar a saga da Rio / Santos o Biscoito vai esfarelar..Quem acreditou ganhou a vida.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Dr. D'.

    Maldito rodoviarismo que pegou em cheio a expansão para oeste.

    ResponderExcluir
  7. A última vez que fui a Angra fiquei impressionado com a precariedade da estrada até lá. Túneis escuros, sem sinalização, buracos por todo lado e incontáveis pardais com velocidades diferentes para multar incautos.
    Saudade do velho trem que ia até Ibicuí e Muriqui lá nos anos 60.
    O carioca não tem muita escolha: uma Av. Brasil em obras e saturada, ida pela Barra tendo que passar por Santa Cruz, expor-se aos riscos do Arco Metropolitano, etc, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "macaquinho" de madeira saía de D.Pedro II e era bem concorrido. Um trem direto até Angra dos Reis, passando por todas as cidades da Costa Verde seria o ideal, mas os "Barata", os Picciani, a Fetranspor, o tráfico,(e seus prepostos na Alerj), e as milícias, pensam de outra maneira, não é mesmo? O caminho pela Avenida Brasil é um "circo de horrores", pois entre Guadalupe e Santa Cruz se encontra a maior quantidade de bandidos do mundo conhecido, e adentrar o Arco Metropolitano é um "suicídio culposo". Pensando bem vou aderir ao pensamento "enrustido de alguns" e vou passar uma temporada em Cuba, já que lá o "lugar de cada um é comum a todos", não existe violência, as estradas são "maravilhosas", e a segurança pública é "coletiva"...

      Excluir
  8. O macaquinho saía de Santa Cruz e ia até Mangaratiba. Eram trens com bitola diferente, carroceria de madeira e movidos a Diesel. Costumava ficar na praia de Junqueira, donde se podia ver o cargueiro de minério de ferro para o porto da ilha. Essa linha funcionou até 1982. Acho que a melhor opção para quem sai da ZS ainda é a Av Brasil, apesar do "terror" plantado por alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "Mangaratiba" era um trem que saía de D.Pedro II e tinha poltronas "rebatíveis", sendo semi-expresso" e sem paradas entre Central e Bangu. Ele é mencionado no livro "Meu pé de laranja lima" de José Mauro de Vasconcelos e ambientado nos anos 30.

      Excluir
  9. Também acho que a Av. Brasil é o melhor caminho. Ou o menor pior...
    Caramba, me dei conta agora que já se vão 40 anos que passeio um ótimo fim de semana na casa de amigos em Junqueira.

    ResponderExcluir
  10. Nessa linha férrea entre o Distrito Industrial de Sta. Cruz e Mangaratiba ainda tem trem de minério e o Porto de Itaguaí recebe carvão do exterior, que é despachado de trem para Volta Redonda. Esse porto também recebe minério de ferro de Minas Gerais, para exportação.
    Portanto linha férrea é o que não falta para um trem de turismo em pelo menos parte desses trechos. Itacuruçá até a Praia do Sahy em Mangaratiba, por exemplo.
    Passar pelo centro comercial de Sta. Cruz parece que melhorou em relação a última vez que andei por lá, há mais de 10 anos, mas pelo mapa realmente ainda é um funil nos viadutos sobre a linha do trem.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Hoje só leio os comentários, conto nos dedos as vezes que passei pela Rio Santos.

    ResponderExcluir