Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de julho de 2019

CINELANDIA




 
Em fotos de Hans Mann vemos aspectos da Cinelândia nos anos 50.
 
A cidade ainda vivia tempos mais organizados e tranquilos.

30 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Só comecei a passar pela Cinelândia com mais frequência nos anos 90. Antes, só esporadicamente.

    Ainda assisti a alguns filmes no Odeon. Nos outros cinemas, não deu tempo.

    Nos anos 60 os nomes dos filmes em cartaz eram bem sugestivos.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: nos anos 70 a região ganhou uma "bela" cicatriz por causa das obras do metrô, mas nada comparado ao Largo da Carioca.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Hoje é o dia do Biscoito,literalmente. Todas as fotos têm carros!
    A primeira e a terceira imagens mostram o mesmo cinema, que deve ser um dos dois demolidos (Capitólio e Império). O Capitólio é aquele com um grande arco central na segunda foto, então deve ser o Império.
    Mas o melhor de hoje é a última foto, no Odeon estava passando "Invasão dos Discos Voadores". Deve ser mais uma daquelas comédias involuntárias cheias de "defeitos especiais", que procuravam traçar um paralelo entre os russos/chineses na Guerra Fria e os extraterrestres.E, claro, os americanos venciam no final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diretor do filme é o Conde di Lido, secretário internacional da UFO.

      Excluir
    2. Boa!
      Neste conjunto de filmes "sci-fi 50s", acho que o único que se salva é "O Dia qua a Terra Parou", que tem um tom mais conciliador e não mostra o extraterrestre como monstro.

      Excluir
  4. Quem viveu viu. Sem mais comentários.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia! Bons tempos, onde se podia escolher um filme ou o cinema da preferência.Hoje cinema só em shopping e é sinônimo de se entulhar com doses cavalares de pipoca. Atualmente estou casado em terceiras nupcias com uma cantora que resolveu abandonar a vida artística no início dos anos 70. Por ter opinião divergente daqueles que comandavam as coisas,recusou-se a gravar uma musica protesto contra a "ditadura". Desde então passou a ser a última em todos os programas de TV, e sempre sobrava, saiu da grade das rádios,o produtor nunca mais a chamou para se apresentar em nenhum clube.No começo, quando ela me contou os absurdos que aconteciam,achei que era caso isolado. Mas,depois que,através dela, conheci pessoalmente outros cantores seus colegas da mesma época, e na mesma situação,vi que nos meios de comunicação é onde a esquerda tem um braço forte. Hoje,vendo o documentário " Tá rindo de quê? " citado pelo Augusto ontem,tive confirmada a certeza de onde está o adversário mais perigoso do atual Presidente e sua equipe.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Tempo onde ir ao cinema, passear pela Cinelândia, era um programa agradável, barato e principalmente sem riscos. Como dizia um antigo comentarista do SDR, o mundo está com muita gente.

    ResponderExcluir
  7. Lembro que no carnaval de 67 vi uma invasão de discos voadores e varios extras terrestres.Culpa de uma mistura acentuada de gim com guaraná e grande espanto.E teve colega que viu algo mais ....

    ResponderExcluir
  8. FF. Morreu hoje no hospital o jogador do Botafogo de Meio Campo Mendonça, um grande craque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problemas com o álcool segundo os jornais noticiaram há meses.

      Excluir
    2. Ele havia sido internado devido a ter sofrido um tombo nas escadas da estação de trem de Bangu a semana passada, porém os graves problemas devido ao álcool foram a causa para não ter se recuperado.

      Excluir
    3. Mas parece que sofreu uma queda em uma plataforma de trem ou não?

      Excluir
    4. Sou Vascaíno mas gostava muito de ver o Mendonça jogando. Merecia ter um reconhecimento maior. Acho que teve o azar de ter jogado no Botafogo numa época de vacas magras do clube, que estava numa seca de títulos, embora tenha apresentado alguns bons times no período. Além disso naquela época os craques abundavam no Brasil. Ele foi contemporâneo de jogadores como Falcão, Dirceu, Zico, Tarciso, Reinaldo, etc....

      Excluir
    5. Em 1981, contra o Flamengo, no Maracanã, fez o terceiro e último gol da vitória por 3x1, com um desconcertante drible no craque Júnior, que rendeu além da vitória e passagem para a semifinal do Brasileiro daquele ano, ser homenageado como o drible "Baila Comigo", famosa canção de Rita Lee.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  9. O comentário do Waldenir está impecável na descrição do espírito americano para com os "inimigos", sejam eles Russos, Chineses ou... Marcianos. E nós, como bons "alunos", aprendemos bem a lição.

    Do documentário sugerido pelo Augusto, só consegui ver o trailer no Youtube; gostaria de vê-lo completo, pois deve ser interessante. O que está interessante também é a entrevista do historiador Peninha no programa do Bial.

    ResponderExcluir
  10. Como viu o Waldenir, a primeira e a terceira fotos foram tiradas no mesma tarde. O Chevrolet 48, saia e blusa - com certeza não era táxi - está na mesma posição, só que na primeira foto ele está parcialmente encoberto por um Chevrolet 1940 que passava na rua.
    O filme que passa no Império é A REVOLTA DOS TORTURADOS, de 1954. Ariadne é Ariadne Welter e o ator principal é Pedro Armendáriz. Portanto, as fotografias 1 e 3 são de 1954-55.
    No canto esquerdo da primeira foto está o Dodge 1950, de cor clara, que reaparece na terceira foto espremendo o casal de guarda-chuva.
    INVASÃO DOS DISCOS VOADORES é de 1956, com Hugh Marlowe e Joan Taylor. Na foto 4, um Chevrolet 1949 avança pelo finalzinho da Rio Branco. Chevrolet era o Fusca dos anos 50.

    ResponderExcluir
  11. Interessante também o relatório da Michele Bachelet, esquerdista de carteirinha, sobre o Governo Maduro. Um exemplo para os que tratam os adversários como inimigos.

    ResponderExcluir
  12. No bar do português, em Realengo, quando parava pra tomar umas "originais" e comer uns "volinhos" de "vacalhau", às vezes via o Mendonça; o cabra já estava mergulhado na cachaça. Quem aparecia também, de vez em quando, era o Marinho, ex Bangu e seleção; um pouco mais contido que o Mendonça, mas pegando bem na manguaça. Os caras, infelizmente, totalmente na pindaíba; Marinho, que conta ter possuído 6 Monzas zero em 1986, com as ajudazinhas do Sr. Castor, ia embora num Fiat Prêmio enferrujado...

    ResponderExcluir
  13. Parece que craques do passado escolhiam locais como Bangu e Realengo para "entregar a alma ao criador". Garrincha e Jorginho Carvoeiro foram dois exemplos. Garrincha foi morar com viúva de Jorginho Carvoeiro nos fundos de uma modesta casa operária. No passado o mal que ceifava 110% por cento dessas pobres almas era o álcool. Naquele tempo a "ordem natural das coisas" era implacável e a morte dessas pessoas era certa. No passado havia uma entidade chamada Fugap cujo, presidente era o ex-ponta direita do Bonsucesso chamado Gilbert, que se encarregava de socorrer esses "anjos decaídos". Tinha inclusive convênio com o INPS para eventuais internações. Garrincha ficou internado em hospitais do INPS graças a esse convênio.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde a todos!
    O senhor sorridente na foto 3 lembra muito o cantor Jorge Veiga.
    Na foto 2 temos uma simpática bolsa da PAA (PanAm).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o ator Sérgio Cardoso "se preparando" para interpretar "Pai Tomás" em novela da Globo. Foi preciso um tempo para "se acostumar"...

      Excluir
    2. Sinceramente estou pagando mico e vendo alma penada na boca do lobo.Não sei de onde saiu este Sergio Cardoso,nem que fosse o clone...

      Excluir
  15. O Cine Odeon, um dos poucos cinemas de rua carioca, ainda sobrevive, já a Revista MAD, famosa por seu humor ácido, anuncia seu fim de linha após 67 anos de vida.

    ResponderExcluir