Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

CENTRO



 
Três fotos clássicas do início do século XX.
Rua Primeiro de Março em 1904 nas vizinhanças do prédio do Banco do Brasil.
Também na Rua Primeiro de Março vemos a Caixa de Conversão. Edifício em mármore, projetado pelo arquiteto Paulo Schroedor, atualmente prédio do Tribunal Regional Eleitoral.
A terceira foto é da Rua 13 de Maio. Em destaque, à direita, o Liceu de Artes e Ofícios e, à esquerda, o prédio da Imprensa Nacional.

9 comentários:

  1. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Pouca gente se dá conta que o prédio do Banco do Brasil, é ainda o mesmo (atualmente CCBB,embora ainda tenha uma agência virada para a travessa Tocantins).O primeiro andar praticamente não mudou, apenas as guirlandas e outros ornamentos foram retirados. Já o segundo andar foi refeito, e outros pisos acrescentados. Seria interessante saber que fim levou o grande grupo escultórico da platibanda. Se for de estuque,possivelmente foi destruído na demolição, mas se for de mármore, pode hoje estar em algum lugar, quem sabe junto às esculturas da fábrica do Elixir de Nogueira, fartamente mostradas aqui.
    O TRE da Primeiro de Março, esquina com rua do Rosário,foi Caixa de Conversão por pouco tempo, até a inauguração da mesma na rotunda da Av.Rio Branco.Na maior parte do tempo pré-TRE, foi sede do STF. Desta época, datam os grandes painéis de Antônio Parreiras no segundo andar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prédio da segunda foto, não foi STF. Ele foi TSE e, depois, TRE até quando, nos anos 90, a sede administrativa do TRE passou para os prédios de número 198 e 194 da Av. Pres. Wilson.
      O prédio da foto atualmente é o Centro Cultural da Justiça Eleitoral e ainda está sob a 'guarda' do TRE.

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Algumas edificações mostradas nas duas primeiras fotos ainda resistem até hoje.

    O prédio da segunda foto chegou a funcionar como centro cultural, mas acho que atualmente está fechado.

    O ângulo da terceira foto é invertido em relação à maioria que mostra a Imprensa Nacional. Provavelmente o foco eram as construções que em breve seriam derrubadas no bota-abaixo do prefeito Passos.

    Na primeira foto, o até então onipresente quiosque.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos.
    Acredito que em 1904 ainda era chamada de Rua Direita.
    Ontem resolvi ir ao Bar Luiz para uma "despedida" ao estabelecimento. Desisti, fruto da fila que não andava e do ambiente cheio lá dentro. Muita gente com mais de 40 anos para cima.
    Saí de lá me perguntando se isso não seria de uma jogada de marketing por parte dos donos e também do senhor Anselmo Gois que foi o primeiro a anunciar isso. De qualquer forma se, de fato, foi isso, dou os meus parabéns porque foi algo bem pensado. Deu certo. Só na segunda feira 600 pessoas compareceram ao estabelecimento, e, até sábado, mais pessoas irão. Agora, já estão falando que talvez os donos irão rever da situação e não fechar. De qualquer forma gostei da ideia. Não tem como não comparecer a rua da Carioca e não lamentar do encerrar de diversos estabelecimentos, especialmente a saudosa Guitarra de Prata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante muitos passava diariamente na Rua da Carioca e se compararmos o movimento com o dos dias atuais, mais parece com uma locação do "walking Dead". As taxas e encargos vigentes no Brasil são escorchantes e certamente estão entre as maiores do mundo. Por outro lado o poder aquisitivo do brasileiro é comparável ao penis de um recém nascido prematuramente. Não há economia que resista. A proporcionalidade entre um bem ou serviço é de um "humor negro" digno das melhores "falas e crônicas de Sérgio Porto". Enquanto o salário mínimo está em torno de Mil Reais o ingresso de um jogo de futebol está entre Cem e Quatrocentos Reais. Com dados nenhum país pode prosperar.## Com relação ao comentário de ontem às 21:29, o Eduardo está coberto de razão, já que para indivíduos esquerdistas, comunistas, e "afins", não são admitidas opiniões e teorias contraditórias, sob pena de ocorrer um chorrilho de impropérios, ofensas, e até agressões físicas. Além de avessos à verdadeira realidade dos fatos, costumam inverter verdades e realidades. Isso é válido para o comentário das 22:29, pois o comentarista quer que outros creiam (à moda de Joseph Goebbels) que a região do improvável Autódromo de Realengo é plena de todas condições para que seja construído um "Autódromo de Primeiro Mundo". Talvez "do seu primeiro mundo", e certamente de "um mundo adequado" para países como Gana, Angola, Cuba, etc".

      Excluir
  4. Bom dia a todos. Fotos espetaculares de uma cidade que não volta mais, embora duas das construções ainda estejam de pé, já a terceira desapareceu faz bastante tempo. O CCBB ainda é um dos pontos culturais da Cidade com programação intensa e de qualidade durante todo o ano. Como diria a desaparecida Dra. Evelyn vale uma visita somente para tomar um chá no seu salão de chá.
    FF1. Mestre Belletti, estou arriscando que o O.O. está arriscado a não emplacar se quer o segundo turno como técnico do Fluminense.
    FF2. Hoje de madrugado eu vi na TV um jogo, onde se usava uma bola de futebol, um dos grupos em campo usava um uniforme igual o da Seleção Brasileira, mas posso garantir com toda a certeza, que o que se jogava em campo não era futebol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lino,ainda ontem fiquei na esperança do Fluminense segurar o Palmeiras com um empate pois ainda considero o time paulista como concorrente real,mas o que se viu foi um sapeca iá iá de 3 a 0 e o O.O. perdido ali na beirada do campo.Parece que vc tem razão e considero que se bobear o Flu vai terminar o campeonato sendo treinado por um "assistente".

      Excluir
  5. Só me recordo do prédio do Banco do Brasil,onde já estive.Referente ao comentário do Wolf o bar Luiz ferveu esta semana segundo lí em O Globo.Estranho que não acontece a mesma frequência como rotina.Vamos aguardar e estão falando até em roda de samba no local.
    Em tempo: dizem que o gerente ficou até de madrugada para ver o Brasil ser derrotado pelo Peru.Grande espanto!!!!!

    ResponderExcluir