Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ESTAÇÃO DO ROCHA


 
Fotos da Estação do Rocha, em meados dos anos 60, na altura da s ruas 24 de Maio com General Rodrigues.
 
Na época reclamava-se a instalação de um sinal de trânsito para facilitar a travessia.

29 comentários:

  1. O local parecia estar abandonado a própria sorte.Muito feio.As pichações de então ficavam por conta dos políticos,coisa que praticamente foi abolida,mas surgiram os pichadores profissionais e a coisa parece te8r piorado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Resolveram o "problema" de outro jeito. Essa estação foi desativada anos depois...

    Só sobrou a passagem entre os dois lados da ferrovia.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos.
    Na primeira foto vejo a sinalização que era muito comum em lugares da Zona Norte e da Zona Oeste na época. Alguém saberia dizer por que esse tipo de sinal excluía do amarelo?
    Na primeira foto vejo o caminhão transportando caixas de madeira. Era muito comum e, se não estivesse bem apeado, causava de acidentes, geralmente em curvas bem acentuadas.
    Na segunda foto, o militar atravessa da rua as pressas, como se fosse prender da mulher ou do homem que sai da Estação.

    ResponderExcluir
  4. FF: os robôs estão tomando conta, infelizmente, do site do Andre.

    ResponderExcluir
  5. Essas fotos mostram a via sem trilhos mas com os cabos de sustentação da energia elétrica que movimentava os bondes, situando a foto provavelmente após 1966, já que os bondes circularam na 24 de Maio até 1965. O local não mudou desde então, o que denota degradação. FF: A mídia televisiva continua agindo como urubus atrás de carniça quando morre algum morador de favela baleado. A "mártir da vez" é uma menina de oito anos atingida por tiros de fuzil na região do morro do Alemão. Com uma abordagem tendenciosa, eivada de inverdades, e que busca direcionar o telespectador para uma visão equivocada dos fatos, a mídia tenta mostrar o maior complexo "narco-eleitoral" do Rio de Janeiro como um "shangrilá", paraíso perdido onde as forças de segurança adentram o local "só para matar inocentes". A morte nessas circunstâncias é sempre lamentável, mas não é com manifestações desse tipo organizadas pelo tráfico que as ações policiais cessarão. Muitas mortes certamente acontecerão até que essas pessoas se conscientizem de que quem manda nesses antros é e sempre será o Estado e os rigores da Lei sempre se farão presentes ainda que à custa de vidas de inocentes. Curiosamente no último fim de semana, dois policiais militares foram emboscados e assassinados em serviço enquanto patrulhavam entornos de favelas. E onde estão os "protestos" de moradores, de discursos inflamados "pedindo justiça?"

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Luiz,pessoal,
    A pichação diz "Negrão (de Lima) para governador GB", deve ser por volta de 1965.
    Estas estações de trem dos ramais Central e Leopoldina tinham, até os anos 30, um aspecto inglês, com arcos abatidos, revestimento de pedras escuras e rusticação bem visível.Certamente, vestígios dos construtores das linhas. O mesmo acontece com as estações de tratamento de esgotos, com a City da Glória e uma outra que fica na Av.Brasil, perto da Linha Vermelha. A partir dos anos 30, o Art Deco predomina.

    ResponderExcluir
  7. A abertura da Marechal Rondon no final de 1965 fez da via a alternativa para ir do Meier à Praça da Bandeira, mas não tenho idéia de quando a 24 de Maio passou a operar em mão única.

    ResponderExcluir
  8. Os carros mais novos, o Fusca, a Kombi (toda envidraçada começou em 63) e o DKW são de 61 a 63. A foto deve ser de pouco tempo após. A nitidez é tão boa que a fumaça do DKW-Belcar está visível.
    Ou então era um fumacê brabo...
    O caminhão da feira é um Magyrus-Deutz, diesel refrigerado a ar. A seu lado, um furgão Ford F-100 1958. E na foto do DKW, duas Kombi

    ResponderExcluir
  9. Olhei de novo, parece o jogo dos sete erros, o sinal está na primeira fotografia...

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos. Ainda cheguei a ver esta estação em funcionamento, hoje só é usada como passagem entre as ruas Licínio Cardoso e a 24 de Maio, isso quando não está chovendo, pois se não fica totalmente alagada.

    ResponderExcluir
  11. LINO, algum comentário sobre o O.O.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém se lembrou do Waldemar Lemos, clone do O.O. A passagem subterrânea muitas foi utilizada por mim para tomar o bonde.

      Excluir
  12. Viva o nosso melhor jogador e a melhor contratação que é o VAR.ontem ele foi jogar a favor do Vasco e jogou também pelo Corintians mas ele é nosso e deverá nos manter na liderança.Para alegria de alguns comentaristas o VAR está correspondendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor contratação foi o BNDES e a falta de vergonha que impera neste país da sacanagem

      Excluir
  13. Conheci bem a estação. Do lado oposto a linha férrea ficavam as fábricas da Albion ( material para escritório) e o Laboratório Silva Araujo. Era bem próxima a Estação do Riachuelo.

    ResponderExcluir
  14. Rocha é mais um daqueles bairros do Rio que só existem no imaginário popular, como Aldeia Campista, Jabour, Cintra Vidal, Maravilha, Barata, Peixoto, e outros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rocha "não existe apenas no imaginário", tanto é que existe uma estação física (apesar de desativada). E é de grande extensão, limitado de um lado pela Marechal Rondon, indo até a rua Lino Teixeira no Jacaré. Como curiosidade, não custa lembrar que no início do Século XX, antes da abertura do "Buraco do Padre", havia um viaduto que cruzava a linha férrea ligando a Arquias Cordeiro à 24 de Maio, por onde trafegava uma linha de bonde. Esse Viaduto ficava na altura da estação Silva Freire e foi demitido após a abertura do Buraco do Padre...

      Excluir
    2. Sempre a mesma confusão. O verdadeiro "buraco do padre" não é o utilizado pelo tráfego de veículos(e antes também pelo bonde), quase em frente à escola Sarmiento. É a passagem de pedestres situada na r. 24 de Maio que dá acesso à igreja N. Sra. da Conceição. Daí o apelido.

      Excluir
  15. Depois do jogo de ontem, a profecia do Lino dever ser concretizada em breve.O.O. perdeu mais uma e em 5 jogos soma 3 derrotas,lembrando que o Cássio ainda deu um jogo para ele.O elenco do Fluminense é muito fraco,mas outros times com nível parecido fazem melhor.O Lino entende que o seu grande amigo não deveria mais assumir comandos técnicos e sim formar uma boa dupla com Joel Santana nos bancos das previdência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Belletti, eu disse que ele não terminava o 2º turno como técnico do Fluminense, se terminar o Flu vai pagar aquela dívida como a 2ª divisão.

      Excluir
  16. Esses sinais com verde-vermelho foram relativamente comuns.
    Na transição, as duas lentes ficavam acesas, fazendo a vez do amarelo.

    ResponderExcluir
  17. Esse trecho está original, só que a mão agora é unica sentido Meier.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho uma foto de 1965 da 24 de Maio cuja posição é exatamente na confluência com Dias da Cruz e frente à estação ferroviária. O curioso é que a linha dupla dos bondes vindos do Centro pela 24 de Maio dobravam à esquerda na Dias da Cruz enquanto a linha que seguia em direção a Todos os Santos passava a ser singela. Não sei a razão e nem sei se continuava singela. É um caso para o Hélio Ribeiro resolver. Posso enviar a foto para o Gerente publicar, se for do seu agrado...

    ResponderExcluir
  19. Se o clube dos subtenentes e sargentos, ali perto, já existia em 1965, com certeza esse militar vinha de lá. E ele percebeu que algum motorista não gostava de verde oliva e vinha a toda.

    ResponderExcluir
  20. O ônibus atrás do caminhão Magirus é um Carbrasa modelo 333 da Auto Viação São Ricardo, na linha 269 - Mal. Hermes x Tiradentes.

    ResponderExcluir
  21. Sobre o futebol o que se pode dizer é que se os clubes do Brasil fossem normais o Brasileirão já estaria entre Flamengo e Palmeiras. Mas aqui é a terra da "caixinha de surpresas" e o humor dos jogadores muda de uma semana para outra e time que vai bem desce com rapidez, enquanto outros que vão mal sobem repentinamente.
    Porém é preciso lembrar que o "Verdão", ô meu, já teve sua cota de fase ruim e está se recuperando. Então a turma do terceiro para baixo depende do fracasso de 2 times que estão muito bem.

    ResponderExcluir
  22. O pandego das 8:43 se supera a cada dia em seus delírios radicais...

    ResponderExcluir
  23. FF: Perfeita, coerente, e adequada, a entrevista do General Mourão a propósito da morte da menina Aghata, baleada em uma das favelas do complexo do Alemão. Esgota o assunto e faz ver aos "incrédulos, neófitos, afásicos, e defensores do indefensável", a verdadeira face do narcotráfico Carioca.

    ResponderExcluir