Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

PRAÇA MAUÁ

 
 
 
Fotos garimpadas pelo Nickolas mostrando as instalações do Touring Club do Brasil na Praça Mauá e o transatlântico REX, em 1938.
 
Em dezembro de 1929 foi firmado o contrato entre Navigazione Generale Italiana e o estaleiro Ansaldo di Genova Sestri e com a O. A.R.N. (Officine Allestimento e Riparazioni Navi) para a construção do Rex.O Rex entrou em serviço em 1932, pesava 51,062 toneladas e tinha um comprimento de 268,20 metros, com largura máxima de 31 metros. Possuía 142.000 cavalos de potência que permitiram desenvolver uma velocidade máxima de 29,5 milhas por hora. Tinha uma tripulação de 756 pessoas. Podia transportar 604 passageiros de primeira classe, 378 de segunda classe, 410 em classe turística e 866 terceira classe.
 
A viagem inaugural foi em 27/09/1932 com destino a Nova York sob o comando de Francesco Tarabotto. Em 11/08/1933 o Rex consegue o "Nastro Azzurro", pela travessia mais veloz do Atlântico, com velocidade média de 28,92 nós.
 
Em 29/01/1938 assume o comando do Rex o capitão Attilio Frugone. Na mesma data, com o "slogan" REX to RIO, inicia-se um cruzeiro para o Brasil, partindo de Nova York, passando pelos porto de Cristobal, La Guayra, Trinidad, Rio de Janeiro e Barbados.
 
Em maio de 1940 o Rex cumpre sua centésima viagem transatlântica, faz sua última viagem deste tipo indo de Genova a Nova York e voltando a Genova.
 
Em 1943 o Rex é ocupado por forças militares alemãs e em 08/09/1944 é bombardeado pela aviação aliada, 6 Beaufighters da Royal Air Force e dois caças da South African Air Force lançam 123 foguetes incendiários.  O Rex, incendiado, afunda para o lado esquerdo.
 
Em 1947 se inicia a lenta obra de demolição do Rex que dura quase dez anos.

26 comentários:

  1. Muito interessante a narrativa sobre o Rex.Nao conhecia.Lamentavel o destino e guerra e um espanto...O Biscoito tem pequena cota..

    ResponderExcluir
  2. Um Fiat 1100 bem fosco, com uma placa ainda mais fosca e muito estranha aparece em destaque. Atrás dele, um Mercury 1947, com jeito de ser táxi, indica que a fotografia deva ser dos anos 50.
    Na fila de táxi, dois Chevrolet: o inteiro é 1940 e o encoberto é 38, ou 39.
    A foto da Praça Mauá mostra que gastam-se fortunas com paisagismo, mas bastava que se houvessem conservado direito.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    O prédio do Touring está sendo reformulado para abrigar em breve um mercado público.

    Fui algumas vezes no boulevard olímpico, passando pelos museus construídos recentemente em condições não muito esclarecidas.

    Hoje na região também passa (por enquanto) o VLT.

    FF: ontem à noite vários raios na região causaram um apagão de cerca de meia hora, que afetou também a Bienal.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Linda estas colorizações do Nickolas. Infelizmente a orla do Porto Maravilha já está bastante destruída, graças a nossa cultura de não fazer conservação, combinada com o péssimo acabamento realizado nesta obra, lembro que ainda na época das Olim piadas do Rio, se observavam o piso com várias peças soltas, que logo foram quebradas com a passagem de veículos, os jardins já não existem mais ou se tornaram touceiras de capim.

    ResponderExcluir
  5. Manutenção não dá votos! O que dá votos é inaugurar obras acabadas (ou não) na própria gestão. E se possível deixar degradar obras da gestão anterior para acusar o antigo mandatário de não ter deixado verbas para sua manutenção.

    Na Praça Mauá, o Museu do Amanhã corre perigo de fechar no mês que vem por falta de verbas e, logo ao lado, o MAR também corre o mesmo risco.

    Crivella é o “horror” em pessoa!

    ResponderExcluir
  6. Algumas vezes estive nesse prédio com meu avô, que era "Agente Fiscal do Imposto Aduaneiro", cujo cargo tem o nome atual de Auditor Fiscal do Tesouro Nacional. Eu gostava de visitar os transatlânticos que aqui aportavam naquele tempo, em especial o "Eugênio C". A Praça Mauá não era o deserto que é atualmente, com o tal "Porto Maravilha". A rodoviária Mariano Procópio" trazia movimento ao local. Cidade civilizada, "limpa" em todos os sentidos.### Após a prisão e execução de Mussolini em 1943, os alemães trataram de ocupar cidades e expropriar bens e equipamentos italianos e o Rex foi um um deles. FF: As civilizações européias e anglo-saxônicas são inegavelmente superiores às americanas (excetuando os EUA) e africanas, e o Brasil está "na lanterna" desse índice, uma espécie de "Vasco". É inadmissível e deprimente ver esse povo 80% inculto, selvagem, e analfabeto, ser refratário ao progresso e à cultura, refém de ideais menores do que um grão de mostarda, e de ícones que em grande parte merecem mofar em uma enxovia. O Wolfgang tem razão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajei com meus pais a Portugal nesse navio Eugenio C, acho que em 1974. Rio-Lisboa. Uns 7 dias de viagem. Outro dia, encontrei até algumas fotos dentro do navio. Havia também um "irmão" do Eugenio C, de nome Enrico.

      Na lanterna (ou quase) está o Fluminense. O Vasco está fazendo força para voltar a descer.

      Excluir
    2. A execução de Mussolini se deu em abril 1945, quando a guerra já estava muito próxima de seu término. Curiosamente as mortes de Mussolini, Roosevelt e talvez Hitler se deram na mesma época, abril de 1945.

      Excluir
    3. Em 1943 Mussolini foi deposto, preso, e em seguida a Itália se rendeu. A partir de Setembro de 1943 a Itália passou a ser inimiga da Alemanha. Daí as expropriações.

      Excluir
  7. Bom dia,Luiz,pessoal,
    Havia uma praça circular onde hoje passa o trilho do VLT.E,inegavelmente, a arborização era bem melhor do que a atual, só vemos granito no chão, onde havia alamedas bem ordenadas.
    Não conhecia a história do Rex.Era comum se aproveitar transatlânticos durante as guerras, o Lusitânia foi torpedeado em 1915 porque, segundo se alegava, estaria transportando munição para os aliados.Certamente, o Rex foi aproveitado como bateria anti-aérea flutuante, para a defesa de algum porto.Pela descrição do ataque, deve ter recebido algum torpedo, emborcando para bombordo.

    ResponderExcluir
  8. Em homenagem aos secadores de plantão do fotoblog vou bisar meu comentário de ontem dizendo que a maior contratação do Flamengo foi o VAR.Ontem foi a prova maior pois o time não jogou nada e o Palmeiras foi vitima de injustiça com gols lícitos anulados.Investiu bem o clube da Gávea e quem desejar melhoras vai ter que pagar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem "investir" da maneira que o rubro-negro investiu certamente terá muitos problemas pela frente com as atoridades. A cegueira pode ser seletiva. A "genialidade financeira" do clube da Gavea não pode ser explicada. Pelo menos não sem algumas dezenas de prisões. Para se ter uma idéia de como a banda toca o horrendo episódio da morte de vários meninos no "alojamento" do ninho do urubu praticamente caiu no esquecimento. Desgraça para os meninos e suas famílias. Ferimentos levissimos para o clube que os confinou em caixotes e desrespeitou todas as regras de segurança e procedimentos legais. Não deu em nada. Como se não bastasse o vice jurídico do clube apareceu na TV claramente debochando do MP ao fazer piada com o valor de indenizacao ás
      familias proposto pelo órgão. Qualquer outro clube seria destruído após um episódio trágico como o das mortes daqueles garotos. Mas é melhor parar por aqui. Eu devo ser apenas alguém da turma do contra. Um invejoso do sucesso rubro-negro.

      Excluir
    2. Eduardo, procede seu raciocínio. A "grande lavanderia" não pode funcionar bem se não contar com "preciosas ajudas". Mas as favelas estão em festa. "Panem et circences".

      Excluir
    3. O grande problema como disse o observador é que a turma não torce pelos seus times e sim contra o Flamengo.Preferem a derrota do Mengão que a vitória os seus times numa situação absurda dentro do espírito esportivo.E olha que o Flamengo vive tomando cacetada.O brasileiro não ganha desde 2009.

      Excluir
  9. Interessante um posto da Caixa Econômica naqueles tempos. Porém, pelo letreiro bem pequeno acima do "Caixa" era só para o câmbio.
    Realmente uma cidade entre os trópicos tentar imitar os europeus com falta de árvores nos logradouros é de fazer derreter qualquer cidadão.
    Essas obras de validade curta, pura maquiagem, deixando deteriorar até que se faça o que o marketing político chama de "revitalização" do local para a próxima campanha eleitoral, é coisa inventada pelo Cesar Maia lá no primeiro mandato dele. Quando não tinha reeleição ajudou a eleger um "poste" como sucessor e a tática das obras descartáveis virou moda pelo interior também.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde ! Por um momento pensei que se tratasse do Augustus ou do Giulio Cesare, mas, logo depois, me lembrei que esses tinham apenas uma chaminé, ao invés de duas, como é o caso do Rex.
    Em 1952 meus pais foram para a Alemanha, pela primeira vez, depois da Grande Guerra. Meu pai, que até então não tinha carteira de habilitação para dirigir, pois não possuia um carro, a tirou específicamente para, no país de nossos antepassados, poder dirigir, alugando um carro, um Fusca alemão. Foram eles no Giulio Cesare e voltaram no Augustus (ou vice-versa, sei lá, não me lembro mais). Na Alemanha, onde eles passaram, aproximadamente, 2 meses vários fatos marcantes ocorreram, um dos quais foi o seguinte. Estavam eles no Fusca e procuravam a casa de um parente, quando pararam para pedir informações, a um grupo de germânicos que conversavam. É preciso, aqui, abrir um parêntesis para explicar que meu pai, além de muito brincalhão, estudara no Colégio Farroupilha, em Pôrto Alegre, quando o currículo era dado em alemão. Por ter sido filho de alemães, falavam, em casa, o alemão e, na rua, o português. Assim, ele dominava igualmente os dois idiomas. Voltando, então, à Alemanha, depois de ter obtido a informação necessária (em alemão), uma das pessoas do grupo perguntou: "De onde é o senhor ?" "Sou brasileiro", respondeu meu pai e cheguei, há apenas 3 dias, do Brasil, ao que o alemão continuou: "Mas como é que o senhor sabe falar tão bem o alemão ?" Ao que meu pai retrucou: "Ah, lá no Brasil todos falam tão bem o alemão quanto eu."
    ...e os olhos de todos os alemãoes do grupo se arregalaram enormemente.

    ResponderExcluir
  11. Os anti-Flamengo são uns inconformados. Muitos torcem mais para o Flamengo perder do que para seus times ganharem. Uma pobreza de espírito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fla-Madri, Fla-Coxa, Fla-Manchester, Fla-Boca, Fla-timão, Liga Dos Urubus(LDU), Fla-Caetano, participação enorme na "invasão corinthiana", etc, etc, etc, etc....
      O duro é admitir.

      Excluir
  12. Boa tarde a todos.
    Muito linda a foto a segunda foto que já foi postada aqui em preto e branco.
    Muitas nações usaram da Marinha Mercante como "tiro de guerra".
    No Brasil mesmo fez muito isso e, sejamos francos, morreram mais gente da Marinha Mercante do que da Marinha do Brasil e das outras duas Forças.
    Já que comentaram sobre o César Maia, seria interessante observar algo aqui sobre essa figura política local.
    O César Maia fez parte do lado inimigo durante o Governo Militar. Não sei se foi preso e, sei que esteve exilado no Chile.
    Em 2019, o filho dele, Rodrigo Maia, tem "boas relações" com o Jair Bolsonaro, político que representa a Direita.
    Há como levar o Brasil a sério?
    É nessas horas que sempre recordo de Charles De Gaulle.
    E depois ainda tem gente que fica tinindo de raiva comigo quando recrimino essa nação e essa sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar Maia é egresso da "onda Brizola" de 1982, da qual faziam parte Juruna, Benedita, Timóteo, e figuras do mesmo quilate. Rodrigo Maia é da mesma "estatura moral" do pai. Quanto à seriedade, o Brasil só o será quando amadurecer em todos os sentidos e isso não me parece plausível, a menos que haja mudanças radicais. Com exceção da Austrália, desconheço a existência de "países sérios" no hemisfério sul. O "karma" de pessoas como você, eu, e a grande maioria "neste sítio" é o deter que conviver com uma sociedade chafurdada em substâncias mal cheirosas e pastosas, que se compraz e se alegra por estar em tal estado.

      Excluir
    2. Alguém precisa alertar esse tal de Wolfgang que definitivamente não foi o De Gaule que disse a famosa frase (em português) "Esse não é um país sério.", referindo-e ao Brasil. Foi um diplomata brasileiro que participava de uma reunião em Paris. A referência era sobre a Guerra da Lagosta. Como general estava presente a imprensa lhe atribuiu a frase.

      Excluir
    3. Brizola falava muito dos "filhotes da ditadura". Mas os filhotes dele foram muitos. Um pior do que outro. O Brizola, com seus inúmeros e gravíssimos defeitos, pelo menos era um sujeito espirituoso e que conseguia ser divertido, além de ótimo orador. Além de ter sido talvez a pior desgraça que já apareceu neste Estado...

      Excluir
  13. Além de socorrerem Mussolini e seu exército nos Balcãs, o que atrasou o início da invasão da URSS pelos alemães em 1941, os nazistas resgataram o líder fascista da prisão aliada em 1943 e ainda chegaram a formar um governo para ele, considerado fantoche, no norte da Itália.
    Deve ser por essas e outras que os guerrilheiros executaram o ditador antes que os Aliados pusessem as mãos nele e afrouxassem de novo.
    Os marmanjos daquela época devem ter lamentado a execução aos 33 anos de idade da bela amante de Mussolini.

    ResponderExcluir