Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

BAZAR 606





A foto de hoje, do acervo do Francisco Patrício, mostra a esquina da Av. N.S. de Copacabana com a Rua Santa Clara nos anos 70. Vemos o famoso e saudoso “Bazar 606”, de louças, pratas e cristais, no número 722/724 da Av N.S. de Copacabana. Neste local hoje há um enorme edifício com endereço de Rua Santa Clara nº 75, com inúmeras lojas de rua e, nos seus andares, muitíssimas salas que vendem roupa, além de alguns consultórios médicos na Cobertura.

O Bazar 606 foi fundado em 1922, tinha este nome por ficar no nº 606 da Av. N.S. de Copacabana, e sobreviveu até 1973. Foi na década de 40 que se mudou para a esquina da Rua Santa Clara.

Foi mais uma das tradições do bairro que desapareceu. Foi uma das primeiras casas comerciais da Zona Sul, especializada em artigos domésticos de luxo e em “balconistas e gerentes de conversa demorada e agradável.”

O Bazar 606 nasceu pela mão do comerciante José Batista Soares. Foi comprado em 1947 pelos portugueses Antero e Ilidio Abreu. De início a loja vendia, além de artigos domésticos como louças e pratarias, tintas para pintura de casas. E por causa das tintas ficou sendo um ponto de reunião de moradores do bairro que então surgia.

No início o Bazar 606 era ponto de encontro na tranquila Copacabana defronte à avenida de árvores frondosas e canto de passarinhos. Nos anos 70 tinha filiais em Ipanema e TijucA.
OBSERVAÇÃO: várias publicações daqui do "Saudades do Rio" estão sendo copiadas pelo Sr. Claudio Manzan no Facebook "Memória Carioca Original - Rio de Janeiro em fotos e vídeos antigos" sem nenhum crédito. A publicação de ontem foi copiada na íntegra com texto e fotos. Coisas da Internet...


12 comentários:

  1. Reclamei lá e foram dados os créditos. Seria melhor se sempre fosse assim.

    ResponderExcluir
  2. Em minhas idas ao Rio não deixo de visitar a região,porém não sei se cheguei a conhecer a loja.Nao recordo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Percebi ontem a inundação de posts desse Ctrl-C / Ctrl-V. Infelizmente virou coisa corriqueira. Se, pelo menos, agora botaram os devidos créditos, menos mal. Em outros casos, como do "Empedernido", ainda era bloqueado...

    Sobre o tema de hoje, deixo para os especialistas do local.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Pesquisas mostram que a maioria das empresas familiares tem uma vida máxima de 55 anos, empresas como o bazar 606 haviam muitas por todos os bairros do Rio, porém a sua maioria acabam desaparecendo devido ao falecimento do fundador e os filhos não dão continuidade ao negócio, ou quando dão, muitos acabam por mal gerenciamento falindo o negócio.
    Já vi estas postagens no FB, completo desrespeito com a autoria do trabalho de pesquisa.

    ResponderExcluir
  5. No fim dos anos 60 passava na porta quase todo dia. Acho que também vendia relógios caríssimos, como Rolex, Patek, etc

    ResponderExcluir
  6. Em tempo: hoje é dia do médico. Parabéns ao Dr. D' no seu dia.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Luiz, pessoal,
    O estilo Art Deco, aqui aplicado a uma construção mista de três andares,está bem marcado em seus estilemas. Sacadas cheias em balanço com frisos horizontais, coroamento escalonado com elementos verticais bem marcados, e avanço/recuo dos planos na fachada voltada para a Santa Clara.Imagino que o revestimento fosse de pó de pedra,embora geralmente este apresente uma cor mais escura.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Luiz,
    Já que ninguém vai lembrar mesmo, parabenizo pelo dia, extensivo ao Renato, ao sumido Eduardo, à sumida Evelyn e se houver mais alguém que não seja do meu conhecimento. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Nem fui a minha igreja no dia de hoje.So ia dar tarja verde querendo milagre para ontem.E laboratório com lero lero de olho na caneta.Quanto a lembrança aqui no pedaço,muito grato.

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Esse cidadão que está publicando no face deve ser igual aos políticos de esquerda, mudam o nome das coisas e dizem ser os donos.

    ResponderExcluir