Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

FLAMENGO - 124 ANOS





Hoje é feriado nacional para comemorar a data de fundação do Flamengo!!!
 
Embora tenha sido fundado em 17 de novembro decidiu-se oficializar a data de 15 de novembro por coincidir com a data da Proclamação da República.
 
Além do pavilhão rubro-negro as fotos mostram a capa do documento de fundação, o folheto como o hino oficial do clube (de autoria de Paulo de Magalhães), menos conhecido do que o hino popular de Lamartine Babo, uma imagem da desaparecida sede velha em art-déco da Praia do Flamengo nº 66 e uma charge do saudoso Henfil.
 
PS: comentários polarizados e ofensivos não serão publicados.

20 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Já reparei que o gerente está radical hoje. Há 130 anos, a monarquia era derrubada por setores militares e senhores cafeeiros. Estes inconformados com a Lei Áurea, assinada no ano anterior.

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver se até o final do ano a marca cresce ainda mais.Embora esteja muito bem,Não ganhou nada e tem muita torcida contra.Parabens ao maior de todos....
    .

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos. Feliz Aniversário, o presente deve chegar atrasado uma semana.

    ResponderExcluir
  4. 15 de novembro, dia do golpe republicano

    ResponderExcluir
  5. O comentário do Augusto tem uma certa coerência nas razões da proclamação da República, mas faltam muitos fatores a serem enumerados. A tibieza, a pusilanimidade, e falta de uma visão de estadista foram fatais a D.Pedro II para sustentar um império que começou a apodrecer já na década de 1860. Mas falando de Flamengo, muitos são os fatores que fazem com que o clube seja cercado de polêmica, a começar pelas cores vermelho e preto. Para quem não sabe são as cores que representam o "Exu", entidade cultuada na Umbanda e que é representada pela figura do "Diabo" e congêneres. Isso segundo a crença popular, traz influências maléficas que ocasionam más ações. É comum observar em vídeos e fotografias e em ambientes onde existem ações criminosas, a grande incidência de indivíduos vestindo a camisa do Flamengo. E não é apenas no Rio que tal fenômeno acontece, mas também em Pernambuco e na Bahia, onde o Sport Club Recife e o Vitória ostentam as mesmas cores. É claro que o C.R. Flamengo não tem nada com isso e nem lhe podem ser imputados quaisquer atos e ações que transcendam as de uma agremiação esportiva. São apenas coincidências que "caíram no domínio popular". São apenas algumas de muitas superstições e estórias que cercam o clube que detém a maior torcida do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o engraçado é que o Flamengo e o Vitória da Bahia são considerados clubes de elite em suas origens, justamente da classe que mais criticava as crenças afros até meados do século 20, embora na calada da noite, dizem, nos terreiros apareciam frequentadores de todas as classes.
      Já do Sport Recife nada sei dizer sobre suas origens.

      Excluir
  6. O hino que eu conheço como sendo o oficial:
    https://www.letras.mus.br/flamengo/249924/
    Por sinal 1920 foi o ano do primeiro título de campeão de terra e mar.
    Num ritmo mais acelerado, a música do trecho da estrofe é, ou era, muito tocada pelas bandas de carnaval e por isso é o único hino oficial conhecido entre os clubes cariocas.

    ResponderExcluir
  7. Sobre a Proclamação da República, que até é esquecida pelo povo quando a data cai num domingo, os monarquistas de hoje alegam que não houve apoio popular aos republicanos. Só que também ninguém saiu em defesa da Monarquia, exceto, dizem, os ex-escravos, em consideração à Princesa Isabel.
    De qualquer maneira, no plebiscito de 1993 o povo escolheu a República.
    E se um dia o Império voltar, que o povo escolha entre os descendentes de D. Pedro II aquele que será o imperador e não declararem automaticamente o herdeiro do segundo filho da princesa que se acha o dono do trono só porque a puritana Dona Isabel determinou, já no exílio, quando o Império não mais existia, que o filho mais velho não teria mais os direitos de sucessão.

    ResponderExcluir
  8. Ontem socializaram o carro da deputada Maria do Rosário. Imagino que ela deve ter ficado satisfeita.

    ResponderExcluir
  9.   República pode até dar certo em pequenos países com pouca população e com nível sócio-cultural alto e homogêneo, como Irlanda e Portugal ou até mesmo uma república de estudantes ou de trabalhadores p.ex..

    ResponderExcluir
  10. Tia Nalu é a favor da monarquia,desde que o rei seja um sapo.


    ResponderExcluir
  11. O dia de aniversário do Pedro II era 2 de dezembro e não em novembro como disse o(a) Anonymous. Por isso a rua no Bairro do Flamengo.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos.
    Parabéns, Dr. D'!

    ResponderExcluir
  13. Lembro-me bem, lá pelos idos de 1972, próximo do dia 15 de novembro,quando a professora de música colocou um pequeno compacto simples numa vitrolinha para nos mostrar o hino da república, que curiosamente, ninguém conhecia. Não demorou muito rapidamente ela parou a música, retirou o disco e o guardou. Todos, sem entender nada, perguntaram o motivo, mas a professora, evasivamente, não respondeu. Hoje, matutando bem, eu entendo: aquela estrofe que diz "liberdade! Liberdade! Abra as asas sobre nós" era o sufiente para a professora tomar um "corretivo".

    Naquela época, sim, poderíamos dizer que existia escola com partido.

    ResponderExcluir
  14. Hoje temos a família imperial e a familia presidencial, esta bem mais problemática

    ResponderExcluir
  15. FF: hoje teve comentário do Decourt sobre a árvore da Lagoa, agora patrocinada pela Light, no Globo.

    ResponderExcluir