Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

HANS MANN 6






Flagrantes de Copacabana pelas lentes do fotógrafo alemão Hans Mann. 

10 comentários:

  1. Fui muito ao Posto 6 ver a chegada dos barcos (e ajudar a puxar rede). Eram exatamente esses, canoas compridas, com um mini motor de popa, um Archimedes quase sempre, era uma festa! As duas últimas fotografias resgataram exatamente tais momentos.
    A foto 2 mostra o pessoal lendo jornal. Coisa rara. A foto 1 então! Uma máquina fotográfica! Todo mundo arrumado, barraca de praia, a cesta de lixo, eu podia ser o garotinho.

    ResponderExcluir
  2. Eram outros tempos, sem qualquer dúvida. Uma prova disso está na primeira foto, onde aparece um cidadão prestes a atravessar a rua conduzindo um menino pela mão, usando um calção do tipo "vem cá meu p...", e carregando uma camera no pescoço: se fosse hoje em dia o desfecho poderia ser trágico. A tranquilidade do homem lendo jornal e a de um casal de namorados mostra a imagem do "Rio que queremos", tínhamos, mas não temos mais. As fotos do "arrastão" mostram uma rotina que eu via diariamente e muita gente aguardava para comprar peixe fresco. Na minha opinião a duplicação da Avenida Atlântica foi o "coup de Grace" em uma Copacabana que está viva apenas na memória...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Acompanharei os comentários.

    ResponderExcluir
  4. A última foto é mil.Confesso que não me recordo de ter visto estas fotos nem mesmo no SDR...Ler jornal na beirada da Praia só mesmo em fotos antigas.Hoje o jornal é na palma da mão e a tranquilidade é artigo de muito luxo


    ResponderExcluir
  5. A todos os amigos do SDR incluso seu titular, um Feliz Natal.
    Cheguei ontem de Fortaleza onde revi meu querido pai já com os seus 97 anos mas inteiramente lúcido, inclusive editando uma coluna semanal no jornal local com o titulo " O tocador de vitrola" onde fala sobre som em alta fidelidade. Nosso encontro foi regado a um baião de dois com paçoca de carne seca e um carneiro assado. Iguaria só para reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, igualmente e agradeço ainda a dica de bom almoço. Carneiro é bom demais.

      Excluir
    2. Ceará,individuo,que beleza...Parabéns e que o feito se repita por muito especialmente com o banquete mencionado..

      Excluir
  6. Boa noite!
    Desejo a todos um ótimo Natal e um 2020 pleno de Saúde e Paz!
    Muitas alegrias, esperança, boas realizações. Vamos lá, pessoal!
    Abraço grande!

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite! Muita chuva,mas sou igual ao " Brim Coringa" pode molhar que não encolhe. Saudações a família Menezes.

    ResponderExcluir