Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de março de 2020

AV. ATLÂNTICA



 
As fotos de hoje mostram a Av. Atlântica nas décadas de 50 e 60. Ainda era o tempo da mão-dupla, antes da duplicação da avenida.
 
Já naquela época havia horários em que a avenida se transformava em mão-única nos horários de "rush". Pela manhã em direção ao Centro e à tarde em direção contrária.

17 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    A primeira foto mostra uma realidade não vista hoje e por um bom tempo, apesar de ter sempre os sem-noção para desafiar as autoridades.

    Estou receoso quanto ao afrouxamento das medidas restritivas na cidade, após a guinada do ministro, agora com medo de perder o cargo, a as declarações de ontem do prefeito, cujo partido deu abrigo ao 02 e sua genitora em vistas à eleição deste ano, se é que irá acontecer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse 02 é o vereador do Rio que dá expediente no Palácio do Planalto em Brasília, principalmente em reuniões do sr. presidente da república com seus ministros?
      Dizem que o "enviado" da nossa Câmara Municipal é a voz do sr. Olavo de Carvalho no governo federal. Compreensível, não é fácil manter o cargo de Eminência Parda do Brasil morando nos EUA, sem um interlocutor.

      Excluir
  2. A primeira foto mostra a dama de rasteirinha e bolsa grande. Ela poderia passear 60 anos depois, sem chamar atenção.
    Um Dodge 1957 dá um tom de bom gosto. Os carros da Chrysler eram os automóveis mais sem graça do mundo, até que em 53 contrataram um estilista espetacular, Virgil Exner. De 53 em diante (até os anos 60) ficou todo mundo de boca aberta com a categoria que foi apresentada. Em 57 começou a decolada dos "grandes rabos-de-peixe" e a Chrysler soube dosar muito bem o modismo e o excêntrico. Sou fã.
    Na foto do caminhão, um Ford 1946. E, na foto 3, um Morris Oxford 1950, devidamente customizado (como se diz por aí). Grade pintada na cor do carro, parabrisa sem cromado, sem o friso do capô. Um sujeito avançado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capô e porta do Morris estão bem desalinhados...deve ter sido uma batida daquelas que causou a "customização" !!!

      Excluir
  3. Bom dia a todos. Olhando bem e analisando, os erros de planejamento e a falta de visão da expansão da cidade vem de longe. Nossos administradores salvo algumas exceções são de uma ignorância total, em termos de administração para o futuro da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos que não voltam mais. Pela indumentária da moça na primeira foto, a foto deve estar entre 1962 e 1966. FF: Na edição edição de anteontem de DOU, Bolsonaro exonerou 45 Oficiais Generais do Alto Comando do Exército, inclusive colocando na reserva seu comandante, e promoveu outros tantos para ocuparem os cargos. As nomeações e exonerações estão com data de 31 de Março. Coincidência? Isso mostra que ele está atento aos fatos ocorridos no decorrer da semana e que colocaram em evidência os "traidores da nação".

    ResponderExcluir
  5. A situação não estava bonita,mas poderia significar melhoras com obras em andamento..Quando vejo algo assim lembro logo das eleições...
    Ontem fui vacinar e passei na igreja para algumas intercorrências,mas nada presencial...Ruas praticamente desertas.De uma forma ou outra,a população aderiu ao confinamento e parece que os mais resistentes são justamente nós,os idosos...

    ResponderExcluir
  6. Obras em Copa, programadas após alguma ressaca destruidora?
    Devido à distância, o rapaz atrás do carrão "rabo de peixe" estava a se lamentar por não ter tempo de correr para oferecer ajuda à jovem, em sua perigosa travessia sobre a esburacada calçada.

    ResponderExcluir
  7. "Para uma assistência rápida durante a pandemia, recomenda-se recorrer à Saúde Pública para um imediato socorro na Directoria Geral desse departamento na Rua do Rezende, nº 128 ou pelo telephone 4400 Central."
    "É aconselhável evitar bebidas alcoólicas; lavar a boca e gargarejar com solução de sal de cozinha (1 colher de sopa para cada litro de água fervida); evitar agglomerações, principalmente à noite; evitar fadiga e excessos physicos."
    Essas e outras recomendações podemos encontrar em edições do jornal O Paiz no mês de outubro de 1918, referentes aos tempos de influenza "hespanhola".
    Tempos depois desse massacre natural os cientistas declararam que o vírus surgiu e se foi sem que nada pudesse ser feito contra ele. Pelo menos em laboratório, como vacina, por exemplo. Só mesmo as precauções, como o isolamento, muitas vezes tardio na época, pode evitar um quadro ainda pior.
    E ainda bem que muita gente morava afastada dos grandes centros e até mesmo a população rural tinha um percentual bem maior do que hoje. Meus avós maternos, por exemplo, ainda eram criança em fazendas de café da Zona da Mata Mineira.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde ! As fotos lembram os meus tempos de taxista,quando com meu fusquinha dava rolé na ZS. Para os que só falta subir em cima de uma folha de jornal (para ficar um pouquinho mais alto),para acalmar seus receios,recomendo ler,( ler não, estudar) Josué 1:19.

    ResponderExcluir
  9. Apesar do saudosismo de quem conheceu a "velha Atlântica", era preciso que se fizessem algumas reformas na via. Já no final dos anos 60 as calçadas precisavam de reparo. As "línguas negras" eram um problema, e era comum as pessoas comentarem que "a praia estava com óleo", pois vazamentos ocorridos em navios faziam com que a areia ficasse pegajosa e as manchas no corpo e nas roupas eram incômodas, já que a mistura grudava. O cheiro de urina na areia e na calçada era insuportável, principalmente junto aos bancos. Os "moleques" com caixas de engraxate que ficavam na calçada volta e meia criavam problemas como pequenos furtos, eram chamados de "ratos de praia". Volta e meia o "banhista" agarrava um deles e o entregava aos PMs de camiseta que patrulhavam a areia. Mas apesar dos problema, "eram outros tempos".

    ResponderExcluir
  10. É impressionante a atração da "Princesinha do Mar"; noto isso quando levo amigos ou parentes de outros estados ou países para conhecê-la.

    Pelos registros fotográficos da evolução da orla copacabanense, o que não faltou foi aterro. Desde a época que a água das ressacas "batia" no Copacabana Palace e hoje, quando necessita-se de um camelo pra chegar na água, daria a areia do Chad saariano...rsrs

    ResponderExcluir
  11. É muito bom ficar no isolamento, duas semanas com o bumbum sentado no sofá, fingindo que trabalha home office, assistindo TV, assistindo o noticiário, batendo panela na janela, etc, etc e tal. Mas como todo mundo sabe, não existe almoço de graça, tão logo a pandemia amenize, teremos a aprovação da CPMF, aumento da alíquota do IRPF, por sorte pode ser só para 30%, 25%, 20%, 15% e 10% para quem ganhar salário mínimo, fora aumento da alíquota de imposto incidente nos combustíveis, carro novo, IOF na compra de moeda estrangeira, e outros tantos mais. Mas você agora está feliz, mas não esqueça, vamos te chamar logo, logo, para pagar a conta por no mínimo 5 anos, talvez 10 anos. Aproveitem bastante as férias, mesmo sem festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lino,
         andaram assistindo a muito filme catástrofe de oliúde.
        Com esta grande palhaçada, mesmo assim, iremos continuar pagando os altos salários de políticos, funcionários públicos e médicos. Esses são imunes. Quem paga a conta é o setor produtivo.

      Excluir
  12. Que tal os minions assinarem um termo de compromisso abrindo mão das vagas de CTI em favor dos "comunistas e dos que não acreditam que a Terra é plana"? Afinal é só uma "gripezinha"...

    ResponderExcluir
  13. Claro que solicitei antes atestado de óbito de alguém que tenha morrido exclusivamente pelo corona, obviamente não obtive resposta.

    ResponderExcluir