Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de março de 2020

MAU EXEMPLO



Nos meus tempos na Emergência do Souza Aguiar recebíamos com muita frequência atropelados na Av. Brasil, no Aterro, na Presidente Vargas e na Praça da Bandeira perto dos Bombeiros.

Eram chamados de "suicidas" por tentar atravessar pistas de alta velocidade fora dos sinais e sem usar as passarelas. Mostravam total indiferença pela própria vida e não respeitavam nem o bom-senso,  nem as regras estabelecidas.

Pois ontem tivemos um exemplo clássico da falta de consciência cívica dos brasileiros: apesar dos apelos e avisos para a prevenção de uma epidemia que já está trazendo muitos transtornos, tivemos o desprazer de ver as praias cheias, bares lotados, aglomerações por todo lado.

Isto sem falar do péssimo exemplo do próprio Presidente da República.

17 comentários:

  1. Não sei quando a mureta da Avenida Brasil ficou pronta, mas a primeira foto lembra o final dos anos 60 - Karmann-Ghia, uma C-14 estacionada e um caminhão Mercedes-Benz LP-321 - além de Jeep e Fusca. Na outra, um caminhão dos anos 40 desponta desfocado (Fargo?).

    ResponderExcluir
  2. Eu mesmo sou um "suicida" em potencial, já que fui ontem à passeata em Copacabana. Apesar das recomendações que estão sendo veículadas pela mídia, eu tenho minhas reservas. Mas voltando às fotos, elas são dos anos 70 e o movimento da Avenida Brasil era bem menor. Atualmente os crackudos que infestam a região volta e meia são atropelados. Um outro exemplo de "suicida" do Século XXI é o de "caloteiro" do BRT, pois no afã de não pagar a passagem acabam se arriscando na pista de rodagem. É uma realidade de cidades que possuem ainda regiões selvagens. Um pena...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. D'.

    Fui testemunha de vários desses exemplos na Praça da Bandeira, Presidente Vargas e, mais recentemente, na Avenida Brasil. Infelizmente está arraigado no brasileiro e, particularmente, no carioca. Outro exemplo é os jovens que se acham indestrutíveis e nos fins de semana misturam álcool e direção. Recentemente três pessoas morreram na Tijuca porque estavam voltando de uma festa em um moto táxi. Só sobreviveu o "piloto" da peripécia. Fazendo as contas, quatro em cima da garupa...

    O último parágrafo é auto explicativo. Pelo menos quatro integrantes da trupe da viagem estão infectados. E quem garante que ele não esteja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse quatro? Isso era ontem... Hoje já passou de dez.

      O "Mister" terá que fazer contraprova.

      O que mais tem no Rio é região selvagem, incluindo as proximidades de zoológicos desativados.

      Excluir
  4. Um verdadeiro espanto!!!!
    Como se dizia antigamente:brincando com fogo.A prevenção é o único remédio para a pandemia.

    ResponderExcluir
  5. O fotógrafo também tinha tendências suicidas. E foi perfeito ao enquadrar as passarelas ao fundo, o que enfatizou a irresponsabilidade do pedestre.
    Tem Bob's e Fuscão (atrás do ônibus da Breda Turismo), deve ser 1970, o que bate com minhas lembranças da construção desse muro.
    Na época teve crítica quanto ao desperdício de dinheiro com esse tipo de obra.

    ResponderExcluir
  6. Quanto ao sr. presidente da república, mudou de ideia e correu para os braços da galera porque ficou com mais medo de perder o "bonde" da massa de seus apoiadores do que do vírus.
    Há quem afirme que a ordem para ele mudar de ideia veio do astrólogo, diretamente dos EUA. Nesse caso seria a primeira "eminência parda" mandando do exterior, bem distante do palácio.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde! De tempos em tempos surge uma gripe nova. Essa que está na moda agora,dizem que perigosa e pode matar. Mesmo assim fui ontem a Copacabana sem medo nenhum. O que vejo todos os dias é gente morrendo em assaltos e acidentes de transito. É desses dois surtos é que tenho medo,pois estes sim é que podem atrapalhar meus planos de passar dos 100 anos.

    ResponderExcluir
  8. Parece que hoje já teve confronte Fla x Vasco na FERJ e até agora nada de solução sobre suspensão do Campeonato Carioca.
    E ainda está agendado um jogo em Conselheiro Galvão às 4h da tarde. Mas também, com esse maçarico ligado à toda, nem vírus nem jogadores aguentam.

    ResponderExcluir
  9. Na minha memória suburbanesca essa mureta surgiu em meados dos anos 70; chutaria 1975. A presença de um "Fuscão" ali indica que não é anterior a 1972.

    Muitos nas manifestações pedindo o AI-5... É um espanto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que teve Fuscão em 1970, modelo 1971. Aquele com menos "rasgos" de refrigeração na tampa do motor. Em 1972 ou 1973 aumentaram a quantidade desses "rasgos".

      Excluir
  10. Fiquem em casa. O isolamento é o mais prudente.
    Tudo o que fizermos agora pode parecer alarmista.
    Mais adiante tudo isto parecerá ter sido insuficiente.

    ResponderExcluir
  11. A mureta foi construída no final de 1971. Os galpões, depósitos, e a bolsa de gêneros do Mercado São Sebastião, inaugurado em 1962, faziam da Brasil um grande polo onde a economia florescia. Em meados dos anos 50 um misto de advogado, grileiro, e aventureiro chamado Magarinos Torres, indivíduo que possuía ligações políticas,loteou e vendeu terrenos na região do Parque União, fazendo com que a região atraísse milhares de nordestinos em busca de um pedaço de terra, trazendo parentes, agregados, e uma infinidade de gaiolas com Corrupiões, Galos da Campina, e "Pássaros pretos". Em poucos anos quinze favelas super povoadas já faziam do lugar um caos, pois não havia estrutura adequada. Com o fim do governo militar em 1985, as indústrias, os depósitos, e o comércio que lá havia abandonaram a região, que se tornou um dos maiores redutos de criminosos, um grande "curral narco eleitoral" e entrposto das drogas. Na época das fotos ainda era possível fazer esse tipo de "estrepolia". Hoje em dia os "crackudos" já tem até uma "holding de celulares na região"..

    ResponderExcluir
  12. Falando em péssimo exemplo, peço licença ao gerente para incluir dois links de reportagens que retratam bem a nossa situação.

    https://odia.ig.com.br/mundo-e-ciencia/2020/03/5883020-edir-macedo-publica-video-com-informacoes-falsas-sobre-coronavirus-e-atribui-preocupacao-a-satanas.html

    https://odia.ig.com.br/brasil/2020/03/5883235-miguel-reale-junior-defende-que-junta-medica-avalie-sanidade-mental-de-bolsonaro.html

    ResponderExcluir
  13. Boa noite a todos. Pois é, assim é. Vendo tudo o que está ocorrendo no mundo e no Brasil, cheguei a seguinte conclusão. o azar do Super Homem foi não ter vivido no Brasil, se não nem a criptonita faria mal a ele.

    ResponderExcluir
  14. Dando uma olhada nos arquivos de fotos Flick, vi uma foto da Av Brasil datada de 1974, postada pelo sumido Tumminelli, num local próximo à Sotreq, na região desta primeira foto. Realmente já existia a mureta, porém os altos postes de iluminação ainda não. A maioria dos veículos é anacrônica para a época, que acredito ser posterior a 1975.

    ResponderExcluir