Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de abril de 2020

PRAIA DA SAUDADE 2




Hoje vemos em postais da coleção do Klerman W. Lopes outros aspectos da Praia da Saudade, desaparecida na década de 20 do século passado.
 
Por manipulações políticas o Rio perdeu uma de suas praias, cedida que foi ao Fluminense Yacht Club.
 
Amanhã veremos imagens do aterro desta região para a construção do clube que, além da sede social e garagem de barcos, durante algum tempo teve um aeródromo. Também havia cabines de banhos de mar, antes do acesso a Copacabana ter sido facilitado, além de um estande de tiros.
 
A primeira foto esclarece uma dúvida de muito tempo: sim, havia uma mureta ao longo da Av. Pasteur.
 
Na segunda foto, em primeiro plano, perto do mar, o Pavilhão de Minas Gerais, da Exposição de 1908. A Escola Municipal Minas Gerais, foi construída usando o primeiro pavimento do pavilhão. Lá na Avenida Pasteur, o Hospício, o Instituto Imperial dos Meninos Cegos (construção iniciada em 1872 e só concluída depois de 1900, já denominada Instituto Benjamin Costant) e o Pavilhão dos Estados (depois Ministério da Agricultura, CPRM e Museu da Ciência).

14 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Continuo hoje acompanhando os comentários. Caso necessário, volto mais tarde.

    ResponderExcluir
  2. Praia,de fato,não parecia existir...Mas prefiro ver os especialistas.Aqui em Vix os aterros da Praia do Canto e cercanias também trazem discussões,pois sem eles a região era mais bucólica...

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia ! Como ao chegar aqui não encontrei nenhum comentário, ainda não sei qual será o rumo da prosa. Volto mais tarde.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Esta série tem fotos fantásticas da URCA, e muitos detalhes a serem explorados pelos experts no bairro. A MILU se aparecesse por aqui, poderia dar aulas sobre o bairro.

    ResponderExcluir
  5. Bela foto aérea. A General Severiano e o "Hospital de Alienados" em primeiro plano. Entre 1911 e 1912 João Cândido Felisberto, o Almirante Negro, esteve internado naquele nosocômio porque as autoridades da República entenderam que ele sofria das faculdades mentais. Foi por essa "brecha" que o "rábula" Evaristo de Morais conseguiu que João Cândido fosse absolvido em 1913 das acusações que pesavam sobre ele.O Almirante Negro tinha uma vida pessoal complicada, já que duas de suas mulheres se suicidaram, sendo que uma delas ateou fogo ao próprio corpo. Esse foi um verdadeiro Herói nacional!

    ResponderExcluir
  6. Mudaram tanto o bairro que fica difícil saber se a Escola Minas Gerais está exatamente no mesmo local.

    ResponderExcluir
  7. Sobre a pandemia, atualmente os números por município de infectados e de mortos informados pelo governo estadual estão inferiores aos de algumas prefeituras.
    Continuam mandando doentes da Região Metropolitana para um hospital do interior, onde tem mais vagas, por enquanto. Muitos para morrer por lá.

    ResponderExcluir
  8. Pela real localização do Yacht Club, o mesmo não ficaria em Botafogo e não na Urca?

    Uma coisa que sempre me intrigou é o Morro Cara de Cão ter esse nome, se não se parece com a cara de um canino...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem vê da praia do Flamengo, no longo morro com um bico na ponta, poderia ser chamado de Cara de Pato.. mas pode ser visto como Cara de Cão.. Talvez de quem vê do mar aberto seja mais pra cachorro..

      Excluir
  9. Essas “fronteiras” são discutíveis. A Urca mesmo deveria começar mais além, mas se considera que o Iate fica na Urca.
    O campo do Flamengo, dito na Gávea, fica entre o Leblon e a Lagoa.
    E o Jockey fica onde? Tem entradas pela Lagoa, pelo Jardim Botânico e pela Bartolomeu Mitre, que é Leblon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a força do hábito. A fronteira de Botafogo e Humaitá é indivisível. Praça da Bandeira e Maracanã viraram Tijuca, Mangueira e Engenho Novo viraram Vila Isabel, Pechincha virou Freguesia, e Curicica virou Barra. Poucos conhecem os limites dos bairros. Por falar nisso alguém conhece a Avenida Central do Brasil? É uma via bem conhecida, mas com outro nome

      Excluir
    2. A Gávea era bem maior já que a Pedra da Gávea, que deu nome ao bairro, e a Praia da Gávea, agora São Conrado, estão longe.
      Lagoa como nome do bairro parece coisa de 50/60 anos para cá, assim como Humaitá, que era considerado Botafogo em mapas antigos.
      A sugestão a respeito da sede do Fla para encerrar a polêmica: a metade norte do campo é Gávea e a metade sul é Leblon.

      Excluir
    3. Num livreto cuja cópia dei ao nosso Presidente, constam os limites da Gávea antiga, mais ou menos Humaitá, São Conrado e final de Ipanema (Arpoador)

      Excluir
  10. Saudades do Restaurante Rubaiyat no “Jockey da Gávea”, bem a frente da entrada do Jardim Botânico.

    ResponderExcluir