Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de maio de 2020

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PAZ - IPANEMA






Em 25/03/2020 já tinha feito um "post" sobre esta igreja, com várias fotos.https://saudadesdoriodoluizd.blogspot.com/2020/03/igreja-ns-da-paz.html
Mas novas fotos me obrigam a repetir o tema.

A igreja foi construída a partir de 1918, em homenagem à paz depois da 1ª Guerra Mundial. Foi erguida com o dinheiro da indenização pago pela desapropriação da antiga Igrejinha de Copacabana. Foi projetada por Gastão Bahiana, numa releitura do estilo neobizantino. Tornou-se a matriz da paróquia de Ipanema em 1920.

As fotos de hoje mostram, além de uma antiga fachada da igreja, mais uma realização do infatigável empreendedor Frei Leovegildo Balestieri, vigário da paróquia dos anos 50 a 70.

Vemos os cartazes da “Campanha do Ar Condicionado”, que durou alguns anos, de 1957 a 1961, sob o lema “Quem gosta de calor é o Diabo no inferno!".

Depois o vigário resolveu fazer missas praticamente de meia em meia hora, diminuindo o tempo do sermão e utilizando auxiliares para darem a Comunhão aos fiéis. Às vezes acontecia da missa acabar, de outro padre já iniciar a missa seguinte e os auxiliares ainda estavam terminando a distribuição de hóstias.

Era uma confusão com fiéis saindo de uma missa e outros entrando para a missa do horário seguinte. O Frei conseguia facilitar a ida a missa com muitos horários, aumentava a coleta de dinheiro e tudo acabava mais rápido.

Como já citado, entre os empreendimentos do Frei Leovegildo estavam a Obra Assistencial Casa Nossa Senhora da Paz, com serviços médico-assistenciais para a população carente, ao lado da igreja; uma pequena indústria de azulejos no subúrbio; o controle do guarda-volumes na Central do Brasil; a construção do Center Hotel no Centro.

Em 1952 já havia inaugurado o Cinema Pax e, anos depois, abriu um rinque de patinação (o Gelorama), um boliche e um teatro de arena, tudo para arrecadar fundos para a Igreja. Também ali funcionou nas décadas de 50 e 60 a Academia Rudolf Hermanny e do Eitel Seixas. Chegou a ser sócio do Canecão.

Exagerando, imaginou demolir a Igreja para a construção de um "shopping", onde ao lado de butiques e lanchonetes, haveria uma capela. Uma violenta campanha d´O Pasquim sustou a ideia e a Igreja está lá até hoje. Entretanto, "nosso" frei foi incluído naquele mural do Ziraldo no Canecão.

PS: fiéis idosas, com suas habituais fofocas, diziam que o frei fez uma viagem à Europa durante a arrecadação do dinheiro para instalar o ar-condicionado na igreja, chegando até a ter uma intoxicação por morangos ...

14 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Deixarei os especialistas no local fazerem os comentários pertinentes.

    FF: hoje é dia de outra santa bem famosa, cuja aparição está fazendo 103 anos em Portugal. Das três crianças que teriam visto a santa duas teriam morrido poucos anos depois da gripe "espanhola".

    Hoje também é dia da abolição da escravatura (há 132 anos) data que coincide com o aniversário de nascimento do bisavô da princesa Isabel, Dom João VI.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem.Em tempos de pandemia,todo cuidado é pouco e o gerente também segura as pontas lançando a Sessão Redenção.E tome igreja,Congresso Eucarístico,mais igreja e capelas e vamo que vamo...A postagem em tela e as cantilenas do Frei são sempre um espanto e hoje ainda tem a fofoca das carolas..Muito bom. Penso que se fosse contratar a Calango para serviços refrigerados no meu templo,também teria que fazer uma campanha como a do Frei.Aliás,este Frei Leovegildo sabia das coisas em termos de faturamento...Um visionário!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor. Não vai ter problemas, pois aceito cartão de credito e divido em até 3 vezes sem juros. Pronto, é só pedir. Tarja verde não.
      Agora uma correção na foto da Placa: Ar esterilizado só mesmo nas atuais instalações hospitalares em função dos equipamentos possuírem filtros de alta eficiência( que só nessas 2 ultimas décadas foram desenvolvidos por fabricantes específicos) , lâmpadas de ultravioleta nas superfícies internas das máquinas e filtros de carvão ativado para retirada do odores que as aglomerações produzem. Tudo isso dentro dos equipamentos. Agora... penso que os dizeres da Placa era mais Merchan do Frei. Homem sábio...

      Excluir
  3. Bom dia a todos.
    Por diversas vezes entrei nela, seja para tirar fotos ou ir a missa. É uma construção atraente, com a arquitetura da época que merece postagens com fotos até recente. No verão, o ar condicionado já não dá mais vazão, fruto do calor que é na Estação do ano citada.
    Aliás, essa questão do ar condicionado será de uma verdadeira "prova de fogo" sem duplo sentido, em tempos de Pandemia. Imagino quando o verão chegar como será aguentar estar em um lugar sem do uso do ar condicionado.
    Em se tratando de construções da Igreja Católica, sem sombras de dúvidas, hoje em dia todas perdem para a edificação em Aparecida. Quem já esteve lá, sabe do que estou falando.
    Aparecida é bonita, muito diferente da catedral do Rio de Janeiro que é feio de doer.

    ResponderExcluir
  4. Já comentei de outra vez minha péssima experiência vivida nessa igreja. Quanto ao "Milagre de Fátima" em 1917, é sabido que a mais velha das crianças, Lúcia, era médium assim 1429.era Joana D'Arc em 1429. Quanto ao 13 de Maio, passarei aqui mais tarde para comentar devido à sua complexidade.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Hoje temos comemoração para todos os gostos. Nossa Sra. de Fátima, Lei Áurea e Preto Velho. Portanto tudo pode ser comemorado.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia ! Como não sou Católico,volto à noite para ler os comentários. FUI!.

    ResponderExcluir
  7. Dentre várias histórias da Igreja, a da morte do Pixinguinha que estava ali para um batizado e a Banda de Ipanema estaria passando e cantou Carinhoso é a mais carioca. Ícone antigo de uma Ipanema que já foi bem moderna. Agora esse Gelorama... As regras do blog não permitem link, mas numa busca rápida na década de 60 achei mais de 100 referencias jornalísticas. Vale um post! Acho que também havia uma pista de gelo no Shopping da Siqueira Campos. Ice in Rio (mistura de Hollyday ion Ice com Rock in Rio). Bênção Nossa Senhora de Fátima!

    ResponderExcluir
  8. Outra passagem marcante dessa Igreja foi o falecimento de Pixinguinha em 1973, durante um batizado, com a Banda de Ipanema desfilando ali ao lado em plano sábado de Carnaval.

    ResponderExcluir
  9. A última foto foi enviada há pouco pelo prezado GMA. É de uma reportagem sobre o Gelorama do Frei Leovegildo.

    ResponderExcluir
  10. Não ficaram bonitos os arremates no topo das torres da igreja. Inclusive os cones ficaram numa proporção menor em relação ao volume da igreja.
    Esse frei foi no mínimo motivo de muitas discussões polêmicas.
    Missas e distribuição de hóstias em linha de produção. Só faltou uma correia transportadora para os fiéis passarem de boca aberta em frente aos "alimentadores".
    No cartaz, um verdadeiro "curriculum vitae" do ar condicionado.
    Só faltou a frase "conservação e manutenção da Calango Air" para gerar mais confiança entre os fiéis.

    ResponderExcluir
  11. FF Em virtude do homicídio de um policial civil emboscado por milicianos em Santa Cruz, a Polícia Civil está fazendo uma Mega-operação na área de Campo Grande, Paciência, e Santa Cruz, com a Core, blindados, e mais de 100 viaturas. ## O dia 13 de Maio comemora o fim da escravatura com a assinatura da Lei Áurea e as "giras" de "Preto-velho" que ocorrem nessa data normalmente não acontecerão em razão da Pandemia. Quanto à Lei Áurea, achei-a tardia, hipócrita, e profundamente inócua, já que a única diferença de 1888 para são os "grilhões", que deixaram de ser físicos para ser de ordem moral, material, e espiritual.

    ResponderExcluir