Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de maio de 2020

IGREJA SANTO ANTONIO DE LISBOA



A igreja de Santo Antonio de Lisboa fica em Vila Isabel, no alto do morro no final da Rua Teodoro da Silva.

Foi inaugurada no início do século XX. Acho que o nome completo é igreja de Santo Antonio e Bom Jesus do Monte.

Talvez os comentaristas que a conheçam possam dar mais informações.



12 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Só via a igreja quando passava pela Teodoro da Silva, a caminho da Praça XV ou do Rio Comprido. Fica bem perto do shopping construído onde era o campo da América.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade essa subida não fica no final da Teodoro da Silva e sim mais ou menos na altura da rua Luis Barbosa e só pode ser feita a pé. Para ir de carro a subida é pelo outro lado, pelo final da rua Pontes Correa. Muitas vezes subi aquele morro para assistir os jogos do América que aconteciam no campo da rua Barão de São Francisco, onde existe atualmente o Boulevard Rio Shopping. Quanto à igreja, eu nunca entrei, nem mesmo em dias de festa. Tenho uma foto dessa subida pela Teodoro da Silva em 1958 e o local é quase irreconhecível.

    ResponderExcluir
  3. Santo Antônio é cultuado nos rituais de "feitiços" existentes na "quimbanda" "omolokô", e mesmo na umbanda. Inicia-se esse "ponto de invocačão: "Santo Antônio pequenino amansador de burro bravo"...e daí por diante.

    ResponderExcluir
  4. Nunca estive em Vila Isabel e a postagem me fez lembrar que minha igreja continua fechada e com os boletos chegando normalmente.Para eles não existe pandemia.Sem fiéis e sem dizimo a coisa ta complicada,mas ainda não dá para arriscar.Esta coisa de milagre on line não funciona na pratica e vamos aguardando um pouco mais.Sei de alguns pastores que estão recorrendo a empréstimos junto a cooperativas,mas...a conta um dia chega.O Corona não deixa de ser um grande espanto!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando é presencial o cliente, digo, o fiel coloca sua contribuição no calor da emoção provocada pelas palavras do pastor e pela presença de missionários e similares circulando com a sacolinha de arrecadação.
      Já via internet, os mais humildes nem entram ou nem sabem ou não tem como emitir um boleto. Quando conseguem é só o dízimo, não tem os extras da sacolinha.
      Isso explica o desespero de se reabrir matriz e filiais, digo, catedral e igrejas, principalmente por parte dos líderes neo-pentecostais.

      Excluir
  5. Bom dia a todos, esta igreja tem o seu acesso ao lado do Shopping Boulevard, na R. Teodoro da Silva logo após a R. Barão de São Francisco, podemos também acessá-la por trás, pela Rua Irati, que fica no início da R. Uruguai, era meu caminho diário para ir trabalhar. Também nunca cheguei a subir até a igreja, desde adolescente sempre tive muita curiosidade de subir até lá, mas não fui muito curioso para satisfazer a vontade.

    ResponderExcluir
  6. A igreja está lá, aparentemente em atividade normal, mas não aparece no guia de igrejas da Arquidiocese.
    Pode pertencer a alguma ordem religiosa que não é ligada diretamente ao arcebispo ou nem é Apostólica Romana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela foi de uma família, que a repassou à Basílica de NS de Lourdes, em Vila Isabel

      Excluir
  7. Renato, Jesus quando na Terra nunca se utilizou de dinheiro de outrem para realizar milagres. Conduzir seu Ministério "duro é teso" será uma missão nobre que irá encher os olhos do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus era mais que santo e morreu na cruz.Encher os olhos do senhor é interessante,mas sacolinha vazia é um espanto!!!!

      Excluir
  8. Estou encaminhando para o "Gerente" a foto da subida para essa igreja na Teodoro da Silva em 1958.

    ResponderExcluir