Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de junho de 2020

PASSEIO PÚBLICO 2




Continuando com o tema do Passeio Público vemos que após a intervenção de Pereira Passos e a construção da Avenida Beira-Mar o terraço já está mais afastado do mar.

Vemos também o Palácio Monroe e a Igreja de Santa Luzia.

13 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    Ótima série. Vemos no mapa e na última foto o silogeu derrubado, salvo engano, na década de 70.

    Hoje o antigo Maracanã faria 70 anos. O que está lá, fora a casca, em nada lembra o estádio original. O antigo estádio foi inaugurado incompleto, coisa corriqueira até hoje?...

    Falando em Maracanã, o absurdo do retorno do campeonato local toma força cada vez maior e já especulam jogos quinta e sexta. Absurdo total!!!!!

    O inglês volta amanhã, com jogos atrasados, e o italiano no fim de semana. Estão brincando com coisa séria e espero que a justiça barre essa insanidade. Pode até voltar o campeonato, mas lá para julho, no mínimo.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo: o que seria mesmo aquela cúpula perto da igreja de Santa Luzia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece ser a cúpula da igreja de N.S. de Bonsucesso, pertencente a Santa Casa.

      Excluir
    2. Parece estar dentro do complexo da Santa Casa. A igreja de N. S. de Bonsucesso fica ao lado da ladeira da Misericórdia, que na época da foto ainda dava acesso ao morro do Castelo.

      Excluir
  3. A avenida ficou massa...Obra para muitos anos!!!

    ResponderExcluir
  4. A 1a foto um sonho. Tirada do Outeiro da Glória ? Merece colorização, ampliação e animação . Em pesquisas vi muitas referências a tomar um chá ou drinks no Café Alvear e fazer o footing no Passeio Público ? Referências a esse café ? Isso por volta anos 30.

    ResponderExcluir
  5. Belo ângulo da primeira foto, com a Igreja de Santa Luzia aos pés do Castelo e na beira do mar. A imponência do Monroe também chama a atenção. As "torres" do Passeio Público aparecem um pouco escondidas por ali.

    ResponderExcluir
  6. Excelente a primeira foto. Não conhecia por esse angulo.
    Meio fora de foco: Com relação à foto publicada no SDR na semana passada na qual aparece uma pessoa na calçada da Avenida Atlântica junto ao Edifício Egalité em 1971 e que suscitou algumas dúvidas com relação às pistas da Avenida Atlântica, garimpei uma foto do tempo da duplicação onde aparecem três pistas. Juntando a foto com minhas lembranças chega-se ao seguinte resultado: foram abertas duas novas pistas, e quando ficaram prontas a pista antiga, a original, foi desativada e a calçada antiga e a velha pista se transformaram no atual calçadão. A foto publicada no SDR mostra antiga pista e a velha calçada ainda em seu formato original. Quando nos mudamos de lá em Setembro de 1971 a obra já estava concluída e eu me lembro bem das peladas que jogava no espaço de terra compreendido entre a entrada do prédio e a nova pista e que mais tarde se transformou no calçadão. Isso leva a data da foto para os primeiros meses de 1971.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. São excelentes as fotos desta série, a primeira foto de hoje também é um espetáculo. No meio da foto o que vemos já era o obelisco? Uma coisa que observo nas fotos que mostram o casario do final do século XIX, é que as edificações já estavam bem mal conservadas, isso mostra que o povo era bastante desleixado já naquela época. Não vou falar nem da Europa ou USA, vemos construções comuns bem mais antigas do que as que estão mostradas na foto acima, e plenamente conservadas. Hoje as construções que vemos pela cidade do início do século passado, 90% das mesmas estão mal conservadas e toda modificada do seu projeto original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí porque sou Do Contra.Uma coisa é um imóvel antigo e bem cuidado mostrando a arquitetura da época como se vê no exterior.Outra são os pardieiros imundos,pichados e abandonados que nada trazem para uma cidade como o nosso Rio de Janeiro.Do Contra ontem e hoje.

      Excluir
    2. Do Contra. Estou contigo e não abro sobre esse comentário de hoje.

      Excluir
    3. Tenho que concordar com nosso amigo Do Contra. Acho que ninguém conhece atualmente os pardieiros da Lapa e do Passeio. São além de tudo valhacoutos de traficantes, viciados, e pederastas decadentes em fim de carreira. Sem contar com as centenas de angolanos clandestinos. A decadência é tanta que fica difícil descrever. O Rio não tem mais espaço para decair...

      Excluir
  8. O Passeio Público e o Palácio Monroe se completavam.
    Deve ter sido difícil indenizar os donos dos ancoradouros para completar o trecho da Beira Mar, do Obelisco até a Igreja de Santa Luzia.

    ResponderExcluir