Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

OBRA DO BERÇO




O prédio da "Obra do Berço", de 1937, foi o primeiro projeto executado de Oscar Niemeyer (consta que foi um dos poucos projetos no qual Niemeyer se comportou como um socialista, pois fez um prédio para uma instituição de caridade e não teria cobrado).

 Localizado na esquina da Rua Cícero Goes Monteiro com a Av. Epitácio Pessoa, perto da Igreja de Santa Margarida Maria, fica num quarteirão onde só havia casas até os anos 60. Hoje, o local está cercado por grandes edifícios e o próprio prédio, em lugar deste simpático muro baixo com cerca-viva, tem um muro alto, todo grafitado.

O prédio foi construído sobre pilotis em dois blocos, um de quatro pavimentos e outro com dois andares e um terraço-jardim que serve como local de recreação e se comunica com o terceiro pavimento do bloco mais alto.

Segundo nos conta L. Cavalcanti, o edifício foi projetado em estrutura de concreto armado, contendo os elementos fundamentais da arquitetura moderna: estrutura livre, planta livre, fachada livre, pilotis e terraço-jardim. A fachada noroeste foi protegida da insolação por "brise-soleils" móveis verticais, emoldurados por pequeno friso à sua volta.

A Obra do Berço foi fundada em 1928 por Marianna Sodré e Lysia Cezar de Andrade. Começou em Laranjeiras oferecendo serviço ambulatorial de pré-natal e puericultura, fornecendo leite e enxovais para bebês. Em 1937, inaugurou sede própria na Lagoa, onde está desde então. A creche teve, durante muitos anos, em seu grupo de diretoras, ex-alunas do Colégio Sion e do Sacré-Coeur de Jesus.

A foto colorida, de 1966, mostra a área no entorno da Igreja de Santa Margarida Maria, na Lagoa, quando estava prestes a acontecer a abertura do Túnel Rebouças. O prédio onde funciona a Obra do Berço está assinalado.

Já vemos o primeiro grande prédio deste trecho da Avenida Epitácio Pessoa, logo após o prédio menor, o da Obra do Berço. Havia neste trecho da Lagoa, acompanhando o traçado da Rua Fonte da Saudade, que fica atrás, uma série de casas muito bonitas que foram substituídas por prédios de apartamentos. Bem aqui à direita, a casa da professora Heloísa, que ensinou inglês a tantos alunos. As aulas eram numa sala sobre a garagem da casa dela, em pequenas turmas de cinco alunos. Aprendi muito lá.

13 comentários:

  1. Quando derrubam uma casa e constroem um prédio, o maior sócio é a prefeitura. Sai um pagador de IPTU e entram 16, ou 30, na maioria dos casos, de valor maior do que o da casa original. E como os problemas de água, energia são outros que devem resolver, vamos que vamos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Uma obra beneficente em um dos metros quadrados mais valorizados da cidade. Se arrependimento matasse...

    Hoje é dia do administrador de empresas, do veterinário e do cachorro... quente.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe ocasionalmente participava até cerca de três atrás de anos de bazares beneficentes na Obra do Berço, onde a atividade filantrópica precípua se tornou "quase simbólica" atualmente em razão da enorme quantidade de mães e crianças em situação de pobreza e de miserabilidade, bem diferente dos anos 30. Ou seja, a Obra do Berço "não dá vazão". ## A foto colorida se situa em 1966, já que a rua Humaitá já mostrava duplicação, as obras de acesso ao Túnel Rebouças já estavam adiantadas, e não há mais vestígios dos "Trolley-buses". A "Casa do Mago" aparece em meio a outras demolições, embora ainda não tivesse nessa época essa finalidade. O que funcionava no local? Seria uma residência?

    ResponderExcluir
  4. Pelo que entendi,ainda funciona ou não?Seria uma entidade filantrópica?Sinceramente não me lembro de nada a respeito,mesmo que já tenha sido objeto de comentários no pedaço..A foto de 66 é muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos. Dia de aprender com quem sabe, só conheço o prédio de passagem pelo local, para dizer a verdade nem sabia da sua atividade, aliás não sei se ainda está funcionando, afinal aqui é Brasil e tudo que pode beneficiar aos mais necessitados não dura muito tempo.

    ResponderExcluir
  6. A OBRA DO BERÇO está funcionando e tem diversos apoiadores além das doações individuais. Posso citar o Rotary da Lagoa, Espaço Stella Torreão, Lagoa Presente, PetroOcean, o grande Zico com seu Jogo das Estrelas, entre outros.
    É mais uma das ONGs sérias, responsáveis e altamente resolutivas que existem.

    ResponderExcluir
  7. Parece que a coisa está complicada para vários "operadores do direito" que andaram faturando horrores junto ao chamado sistema S e que o MP e a PF desconfiam de forma indevida.Ao que se sabe estão citados vários advogados ligados a políticos que também estiveram enrolados em algum momento.Vamos ver se vai dar caldo ou ficar no rema/rema.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tolinho, Belletti! Você mora onde?

      Excluir
    2. Professor,pode acreditar:não moro no Rio e nem Brasília...

      Excluir
    3. Mestre Belletti, o único caldo que dá, é o caldo de cana, bem docinho e cuado.

      Excluir
  8. A turma da Obra do Berço é seria. O prédio foi objeto de estudo por um grupo da Faculdade de Arquitetura da UFF.

    ResponderExcluir
  9. "
    O prédio da "Obra do Berço", de 1937, foi o primeiro projeto executado de Oscar Niemeyer (consta que foi um dos poucos projetos no qual Niemeyer se comportou como um socialista, pois fez um prédio para uma instituição de caridade e não teria cobrado" Me perdoem, mas a bobagem colocada nesse comentário é lamentável. Os socialistas gostam de dinheiro sim. A diferença é que nós preferimos dividir melhor as riquezas e não centralizá-las nas mãos de alguns poucos. Nós lutamos por uma sociedade mais justa e menos covarde. Nós queremos o fim da pobreza e não o fim do dinheiro.

    ResponderExcluir