Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

LÁ EM CASA BRINQUEDOS


 Vemos a loja “Lá em casa brinquedos”, uma papelaria e livraria, em foto do acervo da tia Nalu.

Pelo tipo de arquitetura e pelos telefones que aparecem na foto, com prefixos 27 e 47, achei que seria Ipanema, porém estes prefixos também eram usados em parte de Copacabana e Leblon.

Pesquisando no Google, encontrei uma referência sobre esta empresa num texto do Ivan Lessa, que dava como localização a Av. N.S. de Copacabana, entre as ruas Barão de Ipanema e Bolivar.

Aumentando a foto, distingui uma plaquinha com o nº 912. Indo ao Google Maps verifiquei que o nº 912 da Av. N.S. de Copacabana corresponde exatamente ao quarteirão entre as ruas Barão de Ipanema e Bolivar.

Em princípio a charada estava decifrada, embora reste justificar o carro estacionado na contra-mão (sim, neste trecho da Av. N.S. de Copacabana a mão da direção é no sentido contrário. Lembro aos mais jovens que a mão-dupla para automóveis, nesta via e naquela época, ocorria entre as ruas Francisco Sá e Djalma Ulrich, pela não existência do túnel Sá Freire Alvim, ligação Barata Ribeiro-Raul Pompéia, inaugurado no início da década de 60).

Transcrevo outras informações que pude obter da foto para os distintos comentaristas: - O telefone indicado no cartaz da "Lá em Casa Brinquedos" é o 47-0180. - Na casa ao lado da loja funcionava o "Salão Metro - Cabeleireiros", telefone 27-8334. Mais adiante ficava a "Oficina de Rádios".

17 comentários:

  1. Bom dia, Dr. D'.

    O Dia das Crianças foi criado há 95 anos. Sou meio que traumatizado com a data. Não lembro de ter ganho muita coisa neste dia...

    Para os católicos é dia da padroeira do país, feriado. Também aniversário do descobrimento da América, data a cada ano mais esquecida.

    Hoje a zona sul sofre com a Cedae, com vazamentos na Borges de Medeiros e Jardim Botânico (diferente do de ontem). Dia de economizar água.

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, outra efeméride de hoje é a inauguração da estátua do Cristo, que completa 89 anos...

    ResponderExcluir
  3. Quebra cabeça ! Só posso dizer que lembro de mão dupla na Av Copacabana no trecho correspondente ao atual Túnel Toneleiros-Pompeu Loureiro. Ou a 5 de Julho era mais movimentada ?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia.
    Ótima fotografia. Dá para arriscar o período/década em que foi tirada?

    ResponderExcluir
  5. Essas casas geminadas eram muito bonitas. Inacreditável ser a Av. N.S. de Copacabana.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. A foto é muito bonita. A casa parece ser uma construção geminada, muito bonita. Nos últimos anos o pequeno comércio de rua vem acabando, acho que a pandemia será a pá de cal que faltava. Falta de uma política de incentivo ao empreendedorismo tanto na cidade como no País, burocracia exagerada para a abertura de uma empresa e a criminalidade tanto de milícias que cobram mensalidades por uma pseuda segurança e dos bandidos que assaltam lojas comerciais. A Tijuca melhorou muito este problema com o tal programa Tijuca Presente, nunca o bairro esteve tão policiado, não se vê mais os pivetes de rua e os assaltos as lojas comerciais.
    FF. Por que temos um STF com Ministros do quilate do Marco Aurélio Melo? Devia ser preso e tomar 50 chibatadas por semana até que o bandido fosse recapturado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito tempo não venho aqui postar qualquer tipo de comentário por inúmeros motivos. Mas seu comentário denota uma justa indignação que imagino ser comum a todos. Ficará mais indignado ainda quando perceber que foi tudo um "jogo de cena". O Mello soltou o traficante, soltura essa que era do conhecimento de Fux, que esperou oito horas para então "ficar indignado" e expedir uma liminar sustando a decisão de Mello. Oito horas que foram suficientes para o traficante se dirigir ao Paraná e em seguida ao Paraguai. Não é preciso acrescentar que dois membros da "alta corte" amanheceram rindo, pois "quem quer rir tem que fazer rir".## Hoje as igrejas estão lotadas, as praias superlotadas, e "lá nave vá"...

      Excluir
  7. Marco Aurelio, quero crer por vaidade ou capricho, ficou mal na foto. Além do mais, do escritório do RAP participa advogado que até o início do ano era assessor direito do MA.
    Na Rua Barata Ribeiro, exatamente entre Bolívar e Barão De Ipanema, existiam 2 casas muito parecidas. Pouco antes do Ponto de Encontro e do outro lado da Elle et Lui.
    Sugestão de postagem para nosso guia: Padarias das antigas. Até hoje está de pé a 3 Poderes, na Rua Bolívar.

    ResponderExcluir
  8. esta foto deve ser do tempo do onça. Primeiro a Lá em Casa, na época que a frequentei, pois era a única loja que vendia botões de mesa grandes e cavalinhos de corrida para aquela pista de rodar a manivela. Nessa época ela tinha uma escada para subir até a loja. Deve ter tido uma reforma depois desta foto. O carro na contra mão expõe a tese de que a foto é muito antiga. No tempo que eu ia lá a mão era somente do posto 6 até o Leme.

    ResponderExcluir
  9. a escada era bem maior do que a mostrada na foto

    ResponderExcluir
  10. Luiz, vc jogava botão? No La em casa vendiam um botão grande de 3 camadas. a gente fervia na água e as camadas decolavam. Sobravam 3 bo tões que e gente lixava e ficavam ótimos. Outra opcão era fazer botão com casca de coco.

    ResponderExcluir
  11. QUEM É O CULPADO? ==> todos sabem que sou frontalmente contra a leniência da legislação brasileira, e a de certos magistrados, em relação a bandidos perigosos - sejam políticos, empresários ou traficantes. Mas nessa bosta que envolve a libertação do líder do PCC André do Rap, o Marco Aurélio nada mais fez do que cumprir o artigo 316 do pacote anticrime recentemente aprovado pelo Congresso. Então, o culpado por essa merda é o político que intencionalmente redigiu a lei, o Congresso que a aprovou, o presidente que não a vetou ou o magistrado que deu cumprimento a ela? O Marco Aurélio é o fim da cadeia de irresponsabilidade e canalhice. O Moro, na época, pediu ao Bolsonaro que vetasse esse artigo, porque já previa que ele seria uma brecha para a libertação de bandidos perigosos e poderosos. Bolsonaro se negou. Agora que a merda está feita, será que o Marco Aurélio é o maior culpado?

    ResponderExcluir
  12. Outro bandidão já entrou com o mesmo pedido de liberdade junto ao STF. Agora vai virar moda.

    ResponderExcluir
  13. O político bandido que redigiu o artigo é um mestre: sabendo que o MP ou promotores estão assoberbados de serviço, estipulou um prazo de 90 dias para rejustificar a prisão preventiva. Imagine se há condições de a todo dia MP e promotores ficarem verificando se está para vencer esse prazo para algum bandido. Impossível, na prática. Essa foi a grande jogada do político bandido autor da lei. O Moro sacou o perigo, avisou ao Bolsonaro, mas este não vetou a lei. Agora, jogar a culpa no STF é canalhice.

    ResponderExcluir
  14. É fato que o Marco Aurélio sente um prazer especial em libertar líderes do PCC. Ainda há meses, um deles foi morto nas ruas, numa disputa interna da facção, e descobriram que o sujeito estava condenado a 65 anos de prisão mas tinha ganho habeas corpus concedido pelo Marco Aurélio. Mas jogar toda a culpa sobre ele, no caso do André do Rap, acho injusto. Quem faz as leis nessa bosta de país é tão culpado quanto ele. E quem as aprova, idem.

    ResponderExcluir
  15. Se eu fosse o chefe de uma equipe encarregada de procurar e prender novamente o André do Rap, sabe o que eu faria: sairia com a viatura, daria um rolê pelos pontos turísticos da cidade, pararia num barzinho para fazer um lanche, bateria um papo e voltaria dizendo que não conseguimos nada. Afinal, para que prender novamente o sujeito, se ele vai ser libertado em breve?

    Por isso eu sou a favor de não se prender esse tipo de gente: ao encontrar um sujeito assim, fuzila-se o cara e alega-se resistência armada à prisão. É perda de tempo prender, porque ou o sujeito vai ser solto, ou vai continuar comandando a quadrilha de dentro do presídio.

    ResponderExcluir
  16. Compartilho o seu ponto de vista e ainda vou além: por que chegou-se ao ponto de ser ver ministros da mais alta corte do país associarem-se aberta e impunemente às facções criminosas sem que haja qualquer indignação por parte dos poderes constituídos? Um ato que seu
    autor em qualquer país civilizado seria imediatamente afastado e preso, mas que aqui é encarado como "ato de ofício" e admitido como normal. Por que? O que deve ser feito para que fatos como esse não mais se repitam? Será que há homens probos, comprometidos com a legalidade e que tenham "culhões" para restabelecer aqui o sentido pátria?

    ResponderExcluir