Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de junho de 2021

HOTEL CENTRAL (2)

Tropecei ontem com uma pesquisa sobre o Hotel Central feita pelo José Roitberg, do blog “Fotos Antigas do Rio”, que tomei a liberdade de publicar aqui por esclarecer algumas informações amplamente divulgadas na Internet e, também, no livro do Brasil Gerson. Trata-se da localização do Hotel Central e da confusão havida sobre a construção do prédio novo no lugar do antigo prédio.

Nesta primeira foto vemos o Hotel Splendid, um hotel inaugurado no mesmo dia do suntuoso Hotel Central, em novembro de 1916. Dos melhores pelo luxo, pela ornamentação, pela excelência da cozinha e, muito principalmente, pela inteligente direção do Sr. Bento Porto e Exma. Sra. O Splendid Hotel é de propriedade do Sr. Frederico Bokel que, aos seus amigos, para comemorar a inauguração de mais um brilhante atestado de sua atividade sem par, ofereceu lauto almoço nos salões de honra de seu estabelecimento. Roitberg confirma que o Splendid foi construído no lugar do antigo Central e que o novo Central foi construído em outro endereço.

O prédio do Splendid foi o prédio do Hotel Central antigo. Ao abrir o Central novo abriu-se também, no mesmo dia, o Splendid, que ficava na Praia do Flamengo 202/208. Seu anúncio dizia que o acesso é fácil pelos bonds da linha Praia Vermelha e Humaitá, via Flamengo. Ficaria na altura da esquina da Rua Almirante Tamandaré.


 Na mesma edição da revista “Careta” em que se anunciava a inauguração do novo Hotel Central  na esquina com a Rua Barão do Flamengo, vemos, ao fundo, à direita, os quatro telhados em ponta do Hotel Splendid, na esquina da Rua Almirante Tamandaré.

10 comentários:

  1. Olá, Dr. D'.

    Texto interessante, que é esclarecedor. Só confirmando, a segunda foto é anterior à primeira, certo?

    ResponderExcluir
  2. A quantidade de hotéis de nível aceitável existentes no sentido estrito do termo, é bem do que no passado, ainda mais se contarmos o crescimento exponencial da cidade. Estabelecimentos de primeira linha como o Fasano e o Copacabana Palace podem ser contados a dedo e a maioria dos de "duas e três estrelas" que são de nível "mediano" se encontram na zona sul ou na zona oeste, como aquele que hospedou o funkeiro voador e seus acólitos. O poder aquisitivo no Brasil e em especial no Rio de Janeiro é "quase insignificante", e hospedagens em estabelecimentos hoteleiros, excetuando-se casamentos, lua de mel, ou mesmo simples lazer, são programas atípicos.

    ResponderExcluir
  3. O que sempre me surpreende nessas fotos antigas é o vazio das ruas. Nenhum ou pouquíssimos pedestres, idem para carros. É como sempre digo: o maior problema da Humanidade é o excesso de gente. Como a Natureza agradeceria se houvesse pouca gente no mundo!! Quantos problemas deixariam de existir ou seriam de fácil solução, com a tecnologia atual! Ao invés disso, continuamos a jogar crianças no mundo todo dia, e a população cresce cerca de 100 milhões de pessoas por ano.

    Aí, tome problemas de energia elétrica, habitação, saneamento básico, educação, violência, descarte de lixo, transporte, etc, etc.

    E ainda nos consideramos a única espécie racional do planeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélio Ribeiro, falou tudo: "Excesso de gente". Muita gente se preocupa com esse fator, "principalmente os chineses que precisam alimentar sua população" e tem um dilema: "ou elimina parte de sua população, o que é improvável, ou se apropria da terra de terceiros ou de sua produção". FF: "a chapa esquentou por aí hein".

      Excluir
    2. Você está se referindo ao fechamento da Grajaú-Jacarepaguá na semana passada?

      Excluir
    3. Não, ao tumulto próximo à rua Araújo Leitão na última Terça-feira.

      Excluir
    4. Mais um belíssimo exemplar de Hotel e arquitetura jogados abaixo sem dó nem piedade. País sem amor a seu passado arquitetônico. Depois de anos de chumbo no controle da natalidade, premiando casais com somente 1 filho e retirando benefícios dos casais com 2 ou mais filhos, a China a partir de agora, "permite e vê com bons olhos" casais com mais de 1 filho.

      Excluir
    5. Imagine no que vai dar isso: 1,5 bilhão de pessoas tendo mais de um filho. Junte-se a isso igual quantidade de indianos fazendo o mesmo, e já podemos prever o desastre que isso provocará.

      Excluir
    6. Joel, terça-feira foi aniversário da minha esposa e comemoramos aqui em casa, com a família. Não fiquei sabendo de nenhum tumulto na área.

      Excluir