Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de abril de 2023

VOLEI DE PRAIA - ANOS 60



Esta foto, enviada por alguém que pede para ser identificado apenas como um "Amante do Rio", mostra a Praia de Copacabana na década de 60. Ela retrata um jogo de vôlei de praia em frente ao BEG (Banco do Estado da Guanabara), ali na esquina da Rua Rainha Elizabeth.

Nela podemos ver como a areia ficava perto dos prédios, na antiga Avenida Atlântica de pista única, de mão-dupla. O curioso é que, por acaso, conheço muita gente que aparece nesta foto que apresenta um dos campeonatos vôlei de praia, patrocinado pelo "Jornal dos Sports" e "Casas Garson", que faziam grande sucesso em todos os verões.

Um dos times é o da rede RENO, que tinha sua quadra bem em frente ao Castelinho, em Ipanema. A jogadora que está em pé na quadra é a Carminha, que namorava o Paulinho, filho do futuro presidente Figueiredo.

Sentado na areia, sem camisa, em primeiro plano, meu saudoso amigo Arnaldo Jannuzzi. Na rede RENO jogavam, entre outros, os irmãs Arnaldo e Tonico Jannuzzi, o Luciano, o Eduardo (Lila), o Bebeto, o Viterbo, o Nelsinho, o Luiz Carlos (Matador), o Rubão, o Gaio, vez por outra o Nuzman e o Ari Graça. A camisa da rede RENO era amarela com listras pretas, para as mulheres. Os homens jogavam sem camisa.

Para ver o nível dos jogos basta dizer que em 1964 a Rede Reno foi derrotada pela Rede Bolivar que tinha em seu time os craques Feitosa, Nuzman, Victor e Rui Marcondes.

Na época, disputei um campeonato por uma rede do Posto 6, acho que se chamava Tatuís, onde o destaque do time era o Renato (que foi goleiro profissional do Atlético Mineiro e, depois, do Flamengo, do Fluminense e da Seleção Brasileira). Fomos logo eliminados.

O Renato era também goleiro do time de futebol de praia do Posto 6, o Lá Vai Bola. O reserva dele era o Candeias.

Lembro do nome de algumas redes que participavam desses campeonatos, como as redes Frazão, IBM do Brasil, Vidigal, Piraquezinho, Pracinha, Pinguins, Olinda, Porangaba, Grade (Grêmio Recreativo dos Amigos Desocupados da Esquina, do Paulo Marcio), Icaraí, Real Constant, Maninho, Copaleme, Três M, Juventus, Esparta, Atlanta, Thomas Silva, Buda, etc.

Qual seria a história fundiária do prédio da esquina da Rainha Elizabeth onde funcionou o BEG, depois Banerj e Itaú, além de ter na sobreloja a 5º Região Administrativa?


Também veio esta foto do time da Rede Thomaz Silva, onde jogava o "Amante do Rio". De Pé: Zé Maria, Fernando, Arnaldo, Dudu e Carlos (ou era o Delano?). Agachados: Idácio Cardeal, Nereu, Helinho, Ítalo e Roberto Bianco.


Nesta foto, também do Posto 6, não identifico ninguém. Pobres dos PMS com aqueles uniformes pesados sob um sol de verão em Copacabana.

Os campeonatos de volei de praia eram amplamente divulgados pelo "Jornal dos Sports". O de 1964 contou com mais de 70 equipes inscritas. Havia diversas categorias como "principiantes", "especial", "mista". Às vezes até a Rádio Continental transmitia as partidas (a audiência devia ser pífia).


24 comentários:

  1. Eu me lembro bem dessa rede de Vôlei e da sua algazarra, pois de dentro de casa era possível ouvir quase tudo. No prédio à direita do Edifício Egalité que aparece na foto morava o ator Carlos Eduardo Dolabela, que segundo consta, era "Fiscal de Rendas" do Estado da Guanabara. ### Com relação à origem fundiária do terreno ocupado pelo Edifício Egalité, eu tenho o "folder" de lançamento desse prédio que tem fachada para três ruas: Avenida Atlântica, Avenida Rainha Elizabeth, e Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A portaria principalmente é na Avenida Atlântica 4066, e a "secundária" na Avenida Nossa Senhora de Copacabana 1335. O Folder é de 1952, mas não tenho certeza se é específico quanto à origem do terreno. De qualquer forma vou envia-lo para o "gerente".

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Antigamente eram sucesso nas praias o futebol de praia autêntico com 11 contra 11, o vôlei, a peteca, as pranchas de “jacaré” e o frescobol.
    E vieram as pranchas de surfe.
    Depois inventaram o beach soccer.
    A peteca quase desapareceu.
    Mais recentemente surgiu o “altinho” que é o novo nome da “linha de passe”.
    As redes de vôlei continuam e apareceu o “beach tennis” com muita força.
    As praias também foram ocupadas por academias de ginástica, natação, canoa havaiana, massagens, “stand up paddle”.
    Mas o que sinto falta é da areia limpinha, que fazia aquele “tuim-tuim” quando se caminhava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, grande recordação da areia que fazia "tuim-tuim" :-)

      Excluir
  4. Bom dia, Dr. D'.

    Dia de acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  5. A postagem me fez viajar no tempo. Essa era, literalmente, a minha praia, morava na Raul Pompéia, ali pertinho. A foto do time da Rede Thomas Silva foi tirada em frente à Avenida Rainha Elizabeth, Posto Seis, na Rede Frazão. Foi no campeonato de 64 promovido pelo Jornal dos Sports. O Carlos (ou Delano?), conforme o texto, na verdade sou eu, Carlos Candeias, muitos quilos atrás. Foi antes de uma partida em que vencemos por 2 x 0 a forte equipe da Rede Reno. Zé Maria, Dudu e Arnaldo eram da seleção brasileira da época. Roberto Bianco era filho do campeão de automobilismo Gino Bianco. Idácio Cardeal era coronel do exército, mas ainda jogava muito, mesmo já chegando aos cinquenta. Zé Maria era caixa do Banerj, ali pertinho. Ítalo depois foi jogar no Botafogo. Nosso time perdeu na semifinal para a rede GRADE (Grêmio Recreativo dos Amigos Desocupados da Esquina) em um dia em que Arnaldo e Dudu não se entenderam. Nosso time era melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última foto pode ser de 64, mas a primeira foto não. A razão é muito simples: o uniforme usado pelo Policial Militar que aparece só foi adotado no início do Governo de Negrão de Lima, ou seja, no finalzinho de 1965. Em 1964 o uniforme dos PMs era o dólmã cáqui e capacetes azuis.

      Excluir
    2. Reparem que os uniformes dos PMs na primeira e na última foto confirmam o meu comentário.

      Excluir
    3. A primeira foto também levando em consideração a indumentária das pessoas se situa em 1967 ou 1968.

      Excluir
    4. Joel, acho que a primeira foto também era de 64. Me lembro de ter visto essa partida da foto, via todas... Foi no fim de semana imediatamente anterior ou posterior à da foto dois. O uniforme do PM que aparece à esquerda não era o uniforme de serviço, esse sim com o dólmã cáqui e os capacetes azuis, conforme o seu comentário.

      Excluir
    5. Candeias, essas fotos tem mais de cinquenta anos e depois de tanto tempo a idade pode nos "pregar peças", mas a camisa azul claro, a gravata, e o quepe, passaram a ser utilizadas no Governo Negrão de Lima em no final de 1965. O PM poderia estar de serviço no BEG, mas foi uma época em que eu "não frequentava bancos", e em razão disso não tenho lembrança do policiamento nas agências do BEG. Mas vou fazer uma pesquisa bem mais profunda sobre essa fase de transição 64/66 e logo darei notícias. Um outro detalhe: na última foto após aumentar o zoom e apesar da resolução não ser das melhores, os dois soldados podem não ser da PM e sim do Exército Brasileiro. Existem alguns detalhes do uniforme que mostra uma diferença entre os dois. Mas logo vou ter certeza.

      Excluir
    6. Com relação aos uniformes da última foto e após fazer algumas comparações no zoom, tive a certeza de que são soldados do Exército Brasileiro. As diferenças são: os soldados da PM usavam dólmã cáqui abotoado com grandes botões pretos até o pescoço e para fora das calças, e um cinto sobre o dólmã fechado. Já os soldados que aparecem na foto usam camisas de mangas compridas "para dentro das calças abotoadas com botões pequenos e aberta no colarinho, além do cinto de munições bege claro. A cor é verde oliva, bem diferente do cáqui, mas com baixa resolução e em preto e branco fica difícil distinguir. Eles podem ter vindo do Forte de Copacabana. Eram "tempos agitados".

      Excluir
  6. Segundo a rádio Tupi, Ipanema faz 129 anos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Saudosistas. Dia de acompanhar os comentários. Logo quando vi as fotos lembrei do mestre Candeias, pensei isso é a praia dele, nos comentários confirmei a minha suspeita.

    ResponderExcluir
  8. O Cesar esqueceu de citar o futivôlei. Tuim-Tuim há muito tempo não tem.

    ResponderExcluir
  9. Já joguei no meio da rua, em terreno baldio, praça e, claro, em quadra oficial, principalmente na onda da Geração de Prata, mas infelizmente nunca joguei vôlei de praia. Nem mesmo para completar time.
    E depois que chegou a moda de jogar em dupla... nem pensar.
    Futebol já joguei na praia e, embora um peladeiro mediano, até consegui ser um pouco melhor do que os que normalmente eram acima da média no campo ou na quadra de salão, porém sem nenhuma intimidade com a areia.
    Nem deu tempo de afirmar que é o Carlos Candeias na foto.
    Nunca prestei atenção em agência de banco na Atlântica. Se me perguntassem eu diria que não tinha.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia ! Só para marcar presença. Sempre fui ruim de bola.

    ResponderExcluir
  11. Até 1975 eu era rato de campinhos de pelada, o físico esguio e os cabelos compridos queimados de sol me valeram o apelido de "Doval", jogador argentino que atuou no Fla e Flu. Até que eu fazia um "camisa 9" respeitável. Depois que comecei a trabalhar praticamente parei, e a massa adiposa foi inexoravelmente substituindo a massa muscular...rsrs
    De vez em quando bate um saudosismo das peladas de outrora; Oiti, Campusca, Sangue e Areia, Mangueirão, Periquito, Mendanha, Ilha, e outros. A antiga zona rural, atual zona oeste, era estrelada de campos de várzea.

    ResponderExcluir
  12. Nomes de alguns jogadores da década de 60 e início de 70 que me vieram à memória sem nenhuma ordem ou classificação:
    Lino (acho que era irmão do Júnior, lateral do Flamengo e da seleção)
    Zezinho
    Mário Cavalo
    Alexandre
    Zé Elias
    Moreno.(esse, acho que de São Paulo)
    Suisso

    ResponderExcluir
  13. Marilyn Monroe (straight from St.Peter's harem)26 de abril de 2023 às 15:19

    Is Candeias that handsome guy standing at the very right of the second photo? If so, what a pity! Should I have met him before Kennedy, I would have dated him instead.

    ResponderExcluir
  14. Dos esportes ditos coletivos, sou "menos pior" no voleibol. Desde os tempos de Educação Física no Rec-Mec.

    A praça está recebendo uma maquiagem da prefeitura e a "quadra" de vôlei de areia recebeu nova iluminação. Em breve, espera-se a presença da trupe do prefeito na "reinauguração".

    ResponderExcluir
  15. Apareco em so uma foto, mas joguei inumeros torneios de praia na decada de 60, masculinos e mistos, sempre representando as redes do Posto 6 (seu Tomas, Frazao, Tia Leah).

    ResponderExcluir
  16. So nao mencionei o meu nome: Arnaldo Jagle

    ResponderExcluir