Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

RUA OTAVIANO HUDSON

 

FOTO 1: a foto deste castelo me foi enviada pelo amigo Claudio Salles, que morava na esquina da Tonelero com a Praça Cardeal Arcoverde. Trata-se da última construção da Rua Otaviano Hudson, em Copacabana, que, na época, era calçada por paralelepípedos. 

Esta rua começa na Tonelero e acaba logo após a Rua Maracanaú. 

No final da Otaviano Hudson a ladeira se torna mais íngreme, ao final da qual havia um portão de acesso aos jardins do castelo. Na época da foto o único prédio da rua era o de nº 16.

A foto é dos anos 50/60 e, em breve, estará circulando nos grupos da Internet sem os devidos créditos, como quase sempre.

A Claudia Gaspar, autora de vários livros fantásticos sobre o Rio Antigo, como o "Orla Carioca", informou que o castelo era da família Gonçalves.

O "Saudades do Rio" agradece a colaboração do Claudio.


FOTO 2: vemos um aspecto da Rua Otaviano Hudson no início dos anos 70, de autoria do famoso Gyorgy Szendrodi.



FOTO 3: vemos o prédio que agora ocupa o local onde era o castelo, em foto recente enviada pela tia Milu, a quem o SDR agradece.


56 comentários:

  1. É difícil imaginar uma construção assim em Copacabana nos anos 60. O custo de manutenção devia ser altíssimo.
    Atualmente a rua tem uma daquelas cancelas junto da Tonelero, é tranquila e tem o metrô bem perto. Tem comércio farto nas imediações mas a praia perto do Copacabana Palace atrai turistas, usuários do metrô e assaltantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virou "rua particular"? Alguns moradores do Jardim Botânico denunciaram ter sido procurados por um "suposto" policial militar oferecendo "serviço de proteção" a 500 reais mensais. Reflexo do assassinato do americano dono de galeria de arte?

      Excluir
    2. Há alguns poucos anos, ainda antes da pandemia, os síndicos de prédios do último quarteirão da General Glicério e das ruas que a envolvem, foram procurados por representante de uma empresa de segurança, oferecendo o serviço para toda a área e propondo o período de um mês sem custo, que chamaram - é sério - de "período degustação".
      "Coincidentemente" essa oferta foi feita um pouco depois de terem ocorrido, em curto espaço de tempo, vários assaltos com roubos dos carros entrando/saindo de garagens.
      Consultados os moradores, prevaleceu o bom senso, oferta rejeitada por ampla maioria e durante algum tempo conseguiu-se que policiamento da rua fosse mais presente, com carros da PM circulando com frequência.

      Excluir
    3. Quanto ao comentário das 07:49, apesar da conotação de vários comentários, o fato foi esclarecido pela própria Rede Globo, e trata-se de uma empresa que fornece segurança particular p de a diversos estabelecimentos comerciais de região, inclusive dois conhecidos restaurantes. A empresa possui CNPJ, razão social, e recolhe impostos.

      Excluir
  2. Bom dia, Dr. D'.

    Área fora da minha jurisdição. Acompanhando os comentários.

    A semana será quente até amanhã, quando o tempo começa a virar. Expectativa de altos índices de chuva para o fim de semana, especialmente no domingo (60mm).

    FF: hoje começa o campeonato carioca, com dois "grandes" em ação.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia ! Vou acompanhar os comentários.

    ResponderExcluir
  4. Deve ser uma boa rua para morar em Copacabana, apesar da área do posto 6 ser mais calma de uma maneira geral.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Para um castelo mal assombrado só falta os gárgulas nas varandas. Copacabana sempre trazendo surpresas!!

    Como informou o Augusto, hoje será mais quente 🔥 que ontem. Já estou na praia da Reserva, dia excelente, água mansa e temperatura agradável.

    A tarde, ir ao shopping passear aproveitando o ar condicionado.

    ResponderExcluir
  6. O castelo era cercado por árvores frondosas e, pela foto do prédio, delas nada sobrou.
    O "varandão" dos andares mais altos deve ter vista para o mar ...
    O nome do prédio pode ser "Solar do Castelo" .... tsc tsc tsc !

    ResponderExcluir
  7. Eu não lembro de ouvir falar dessa rua. E bem próxima à Pç. Cardeal Arcoverde.
    Além do prédio de 7 ou 8 andares visto na foto da Tia Milu, aparecem mais 2 bem mais altos. Por foto de satélite é possível perceber que esses outros conjuntos de edifícios tem acesso pela Rua Assis Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Sobre os campeonatos estaduais, ano passado comentei que quanto mais eles vão perdendo prestígio, mais federações colocam os nomes de suas disputas no aumentativo.
    Além do Cariocão, temos o Paulistão, o Gauchão e até o Goianão (esse consegue ser o mais horroroso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim, campeonato carioca seria municipal, e não estadual, mas ....
      da Wikipédia:
      "Carioca é o gentílico oficial do município do Rio de Janeiro, capital do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, também podendo referir-se, como adjetivo, a tudo que pertence ao município do Rio de Janeiro, como por exemplo aos seus bairros.
      É também aceito popularmente (???) como gentílico de todo o estado do Rio de Janeiro e ao que se refere a ele, por exemplo em Campeonato Carioca de Futebol, mesmo sendo "fluminense" o gentílico oficial."
      Esse segundo parágrafo é bem mequetrefe; quem nasce em Porciúncula é "meio carioca' ?
      Faça-me o favor ...

      Excluir
  9. A venda de "proteção" equivale ao que a Máfia fazia. Ficamos todos reféns dessas quadrilhas. Que comerciante vai abrir a loja ao negar o pagamento? Ou um dono de depósito? Ou qualquer coisa?
    O problema é muito sério: imagine que você é guarda penitenciário, é abordado por um traficante que diz saber do seu endereço, onde trabalha sua mulher, onde seus filhos estudam, etc. Aí pede para o guarda levar um telefone celular para um preso. Como favor, não como "ameaça"...
    O que você faria se fosse o guarda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso específico do Jardim Botânico não se trata de "venda de proteção", pois não há qualquer tipo de extorsão ou ameaça, já que estão oferecendo os serviços da empresa. Empresas semelhantes cuidam da segurança de Shoppings, Cadeg, Supermercados, e grandes centros comerciais, sem qualquer problema, e não há qualquer ilegalidade nisso. Não sejamos ingênuos: para ficar à frente de uma empresa de segurança é obvio que não há economistas, sociólogos, administradores de empresas, ou algo do gênero, e sim pessoas ligadas ao mister da Segurança Pública.

      Excluir
    2. Assim como, por exemplo, à frente das empresas de tudo que diga respeito à sistemas contra incêndios: vistorias, equipamentos e manutenção, também não há economistas, sociólogos, engenheiros ....
      No caso das empresas de segurança, um amigo sempre perguntou: quem nos garantirá segurança contra os "seguranças" das empresas de segurança ?

      Excluir
  10. E para finalizar, não conheço os termos ou detalhes do contrato ora citado, mas em tese, não há qualquer ilegalidade.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Saudosistas. Não conhecia esta rua, menos ainda o prédio em questão. Quanto a poda de árvores, aqui na rua onde moro, as podas que são realizadas, melhor seria se não as fizessem. As podas que a Comlurb realiza são extremamente mal feitas, e piorando os problemas destas árvores, como exemplo, cito: As árvores cujos os galhos se ramificam tanto para o meio da rua, quando em direção as janelas, eles cortam os galhos do meio da rua e mantém os galhos que estão invadindo as janelas das residência, muitas vezes também mantem os galhos que estão sobre os postos de iluminação ou que impedem a visão dos sinais luminosos.
    Quanto a segurança, não consigo entender porque a PM e a Polícia Civil não trabalham em 3 turnos, conforme funcionam as industrias que trabalham 24h.
    Joel você saberia explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Anônimo é o Lino Coelho

      Excluir
    2. Quando o comentário se inicia com a frase "Bom dia ou Boa tarde Saudosistas" já sabemos que foi do Lino, mesmo saindo como Anônimo.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Lino Coelho, ambas as Polícias trabalham em plantões de 24x72 ou jornada de oito horas diárias, ou seja, não há diferença na carga horária. Além disso o trabalho policial possui peculiaridades que nenhum outro possui...

      Excluir
  12. Sobre o Jardim Botânico, a publicação do prefeito falava de "venda de proteção" por causa de um soboficial da PM distribuindo o que seria uma proposta de contrato em horário de serviço público.

    Empresas de segurança privadas têm ligações claras, ou não, com agentes de segurança ou seus parentes. Em alguns casos, usa-se pessoas, a princípio, sem ligações com esses agentes. Um paralelo pode ser feito com empresas responsáveis por fiscalização dos extintores de incêndio, geralmente ligadas a bombeiros ou parentes...

    Voltando ao caso do Jardim Botânico, o SBT Rio mostrou a "prévia" do contrato, onde está escrito que se destina a "afastar desocupados, pichadores e moradores de rua da região ". Havia outra "categoria" na lista, mas não me recordo no momento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "horário de serviço"... coisas de corretor automático.

      Excluir
    2. Augusto, jamais em tal contrato poderia constar uma cláusula absurda como essa, afinal "em espaços públicos o direito de ir e vir é cláusula pétrea na C.F", e em razão disso tal contrato, caso fosse firmado, seria nulo. Em países sérios a ociosidade é reprimida, assim como no Brasil um dia o foi, vide o artigo 59 da Lei das Contravenções Penais.

      Excluir
  13. E continuando o comentário anterior e tendo em vista que vivemos no país da hipocrisia, não precisarariam "colocar tudo no papel."

    ResponderExcluir
  14. Sensacional! Só percebi esse castelo outro dia, numa foto tirada da Ladeira do Leme, em 1922, pelo Malta. Muito bom ver a construção de perto! Era enorme, imagina a bela vista que se tinha dali!

    ResponderExcluir
  15. Mário, 13:56h ==> seu questionamento é semelhante ao velho dilema expresso na frase em Latim "Quis custodiet ipsos custodies?", traduzida por "Quem vigia os vigias?".

    Também há o famoso paradoxo da segurança, que reza: se algo é totalmente seguro, não precisa de esquemas de segurança. Esse paradoxo é muito conhecido pelas empresas de antivírus. Se não houver mais vírus ou se todos eles já forem descobertos e neutralizados, para quê comprar um software de segurança?

    Vale para a indústria farmacêutica também: se for descoberta a cura de uma doença, quem comprará remédios para controlá-la? Imagine que um cientista descobriu a cura do diabetes. Quem comprará a partir de então os Ozempic. Ou descobriram a cura da hipertensão. Quem comprará os Atenolol, Captopril, Diovan e outros medicamentos de controle?

    Ou descobriram como fazer um motor funcionar com hidrogênio do ar. Quem vai comprar gasolina?

    Então, deve haver muita coisa que é mantida como está para não tirar o lucro de grandes corporações.

    ResponderExcluir
  16. A confusão fluminense / carioca deve ser mais uma na conta da fusão GB/RJ.
    Muitos fora do nosso estado ficam surpreso quando informados que cariocas são só os da capital.
    Já li notícia falando de cidade carioca da Baixada Fluminense. Contraditório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última foi dizer que Vini Jr é "carioca" de São Gonçalo...

      Excluir
  17. Quanto ao campeonato estadual, como o título sempre acaba nas mãos dos 4 grandes do Rio desde a fusão, ainda se justifica o nome de Carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Botafogo, Flamengo e Portuguesa estrearam com vitórias. Hoje acontecem os outros três jogos. Destaque, se é que pode se dizer, para os times reservas de Fluminense e Vasco.

      Excluir
  18. Fora de foco: uma tentativa de arrastão ocorreu ontem na Barra da Tijuca na altura do Posto 4. O pior não aconteceu em razão da intervenção da Polícia Militar. As imagens amplamente divulgadas são claras mas deixam uma dúvida: se o local da tentativa de arrastão foi realmente na Barra da Tijuca, em Punta del Leste, ou em Porto Príncipe. Respostas para a portaria deste jornal...

    ResponderExcluir
  19. Bom dia.

    Novidades no caso do Jardim Botânico. Imagens de câmeras de segurança mostram que o carro onde estaria o "suposto" assassino ficou mais de 12 horas de "tocaia" esperando o melhor momento para entrar em ação. Apesar de ainda não descartarem latrocínio, cada vez mais está cheirando a execução encomendada. Principalmente por não ter sinal de arrombamento.

    E a Polícia Federal fechou a "empresa de segurança" do subtenente da PMERJ, que, afinal, não estaria tão legalizada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novidades no caso do Jardim Botânico: o autor do fato foi preso por uma equipe da DH RJ em Minas Gerais. Como já era de se esperar, teve "boiolagem" na estória.

      Excluir
    2. Isso já era sabido desde a segunda, quando a imprensa divulgou que o marido estava nos EUA. A novidade foi que estava em processo de "divórcio" com possível disputa pela guarda do filho, coisas que acontecem com qualquer tipo de casal. O fato de o assassino ser cubano, assim como o agora "viúvo", foi outro aspecto levantado, assim como o prévio relacionamento, sexual ou não, entre eles (dois ou três).

      Voltando depois de uma manutenção da Light... pelo menos não perdi o que tinha escrito.

      Excluir
    3. O americano comprou um apartamento no Leblon e iria começar a reformá-lo e depois decorá-lo com o dinheiro que havia trazido e que poucas pessoas sabiam dele...

      Excluir
  20. O Rio tem muitas ruas sem saída, a imensa maioria por terminarem em encostas. Nunca havia ouvido falar nessa da postagem. Paralela à Dona Delfina, onde morei, tem a João da Mata, que termina nos muros traseiros do grande terreno da igreja maronita da Conde de Bonfim. É uma rua bem pequena, talvez de uns 150 metros, só com casas, normalmente de dois andares. No final dela havia um corredor que levava à José Higino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio, rua sem saída é comum, mas você já viu uma rua sem saída e sem entrada?? Sim, existe e é onde mora minha mãe e onde morei até me casar em 2004. Foi colocada uma cancela móvel na entrada, mas por motivo de segurança ela está trancada e no final da rua existe um muro e um portão de pedestres.

      Excluir
    2. Essa é boa. Quem está fora não entra, quem está dentro não sai.

      Excluir
  21. Num comentário acima citei a rua João da Mata, na Tijuca, que não tem saída. Para carros, o único acesso era pela avenida Maracanã. Para pedestres havia uma ligação com a José Higino, através de um corredor, e com a rua Dona Delfina número 72, onde há uma vila com acesso tanto pela Dona Delfina quanto pela João da Mata.

    Ali ocorreu um caso com um amigo meu, de nome Fernando Fraga (não confundir com Fernando Braga, citado por mim num comentário ontem). Ele morava na rua Mário Barreto, uma via em forma de L (nada a ver com o Nine) ligando a rua Maria Amália à Uruguai.

    Um dia, lá por meados da década de 1960, ele pegou um táxi e deu como endereço a Mário Barreto. Mas no caminho ele sentiu que o motorista estava fazendo um percurso muito mais longo. Quando o táxi entrou na José Higino, para acessar a Maria Amália e depois a Mário Barreto, o Fernando pediu para ele dar uma parada bem em frente ao tal acesso com a João da Mata. Quando o carro parou, ele abriu a porta rapidamente e saiu correndo, entrando no corredor acima citado, saindo na João da Mata, correndo pela rua e entrando no acesso da vila também citada acima, e saindo na Dona Delfina, de onde caminhou até a Maria Amália e enfim chegou em casa, na Mário Barreto.

    O motorista deve estar até agora esperando ele voltar para pagar a corrida.

    ResponderExcluir
  22. Enquanto isso, no Pará:
    "Em dezembro de 2023, os magistrados do Tribunal de Justiça do Pará receberam os maiores contracheques entre as Cortes estaduais do Brasil. Com a gratificação natalina e pagamentos retroativos, os subsídios dos juízes e desembargadores paraenses ultrapassaram a marca de 800 mil reais em valores brutos."

    ResponderExcluir
  23. "O destaque ficou por conta do desembargador José Roberto Pinheiro Maia Bezerra Júnior corregedor-geral de Justiça do Pará, que recebeu um valor de 549,8 mil reais apenas em gratificações. Com isso, o salário bruto do magistrado chegou a 856 mil reais, resultando em um valor líquido de 678 mil reais após os descontos."

    ResponderExcluir
  24. "No último mês de 2023, o Tribunal liberou pagamentos retroativos no valor total de 19 milhões de reais para 136 desembargadores e juízes. No entanto, não foram especificados quais gratificações e benefícios esses pagamentos englobam."

    ResponderExcluir
  25. Segundo o Estadão, Bezerra Júnior já havia recebido anteriormente um valor de 90 mil reais em pagamentos retroativos.

    ResponderExcluir
  26. No último mês de 2023, o Tribunal liberou pagamentos retroativos no valor total de 19 milhões de reais para 136 desembargadores e juízes. No entanto, não foram especificados quais gratificações e benefícios esses pagamentos englobam.
    Conforme a reportagem do Estadão, os subsídios dos magistrados do Pará já haviam sido incrementados por gratificações no mês de novembro. A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães recebeu um valor líquido de 621 mil reais, sendo que 595 mil reais foram transferidos a título de “pagamentos retroativos”.

    ResponderExcluir
  27. Ah, orgulhem-se, o Rio não fica atrás:
    "Em novembro, no Rio de Janeiro, a juíza Maria Izabel Pena Pieranti recebeu um valor líquido de 1,1 milhão de reais."

    ResponderExcluir
  28. Podemos fazer uma vaquinha para ajudar esses pobres juízes.

    ResponderExcluir
  29. Quanto maior o "nível hierárquico", maior é a certeza de que são deuses. O "pobre" juiz de primeira instância acha que é...

    ResponderExcluir
  30. O SBT fechou acordo para transmitir os jogos do Vasco como mandante no carioca na TV aberta, mas acho que ainda não vale para o de hoje, que será transmitido pelo SporTV na TV fechada.

    ResponderExcluir
  31. Podemos dizer que a questão do Poder Judiciário no Brasil tornou-se um problema gravíssimo pelo tamanho da desproporção, não só das vantagens financeiras percebidas por seus membros, como também por ter sido concedido a eles uma supremacia que fere totalmente a harmonia que deveria existir entre os três Poderes da República, e cujas consequências dessa distorção estão levando o país a tomar um caminho temerário para a estabilidade social.

    ResponderExcluir
  32. Onde assistir aos jogos do Campeonato Carioca 2024:
    O Campeonato Carioca 2024 vai ter transmissão dos canais Band (TV aberta), Bandsports (TV por assinatura) e do canal GOAT, no YouTube. Os jogos com mando de campo do Vasco serão transmitidos pelo SBT, SporTV, Premiere (pay-per-view) e CazéTV

    ResponderExcluir
  33. Não é razoável uma juiza receber em um mês (!) mais de um milhão de reais.
    É ilegal?
    Certamente não.
    Imoral, indecente, absurdo?
    É só escolher o adjetivo.
    O país e a realidade em que esses magistrados vivem são outros, o que podemos esperar deles?
    Porque cargas d'água vão se preocupar com qualquer coisa que não seja a manutenção desses absurdos privilégios?
    Para eles, "vida cor de rosa", está tudo ótimo, mudar o que, e para que ?
    Eles pensam:
    - ai de nós se isso "indireita" ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imorais são as Leis que tornam essas práticas legais. Mas o pior de tudo é que os responsáveis ou autores de leis como essas foram "eleitos pelo voto popular", o que mostra o baixíssimo nível dos eleitores, já que analfabetos e até portadores de deficiência mental tem acesso a um título eleitoral.

      Excluir