Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de setembro de 2017

EMBAIXADA DA GRÃ-BRETANHA


 
As fotos de hoje, do acervo do Correio da Manhã, mostram o prédio da embaixada da Grã-Bretanha no Rio de Janeiro. A primeira é do projeto feito em torno do ano de 1940 e a segunda é de antes da transferência da embaixada para Brasília.
Sir Donald St. Clair Gainer chegou ao Rio de Janeiro em 1944 para ser o novo embaixador da Grã-Bretanha. Foi durante o mandato dele aqui no Rio que se inaugurou o prédio da nova embaixada da Grã-Bretanha na Rua São Clemente nº 360, pois antes a embaixada funcionava na Praia do Flamengo nº 284 (mais antigamente ainda acho que a embaixada da Grã-Bretanha funcionou na Rua Municipal nº 4, atual Rua Mayrink Veiga).
O terreno para a construção da nova embaixada, de mais de 60 mil metros quadrados, foi adquirido em 1938, mas devido à Grande Guerra, a construção foi adiada, tendo sido feita no final dos anos 40, de 1947 a 1949. O local fica bem ao lado de onde era a embaixada dos Estados Unidos, no nº 388, onde funciona hoje a Escola Alemã Corcovado, junto a outras belas mansões daquele trecho de Botafogo.
O projeto foi do arquiteto escocês Robert Russel Prentice Dowling, que utilizou traços estilísticos de tendência neoclássica.
Em agosto de 1944, na sede da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, realizou-se a recepção oferecida ao embaixador de sua majestade britânica e a Lady Gainer, comemorando a posse de Sir Donald Gainer no alto cargo de seu presidente de honra. Entre os presentes estava o Dr. Raul Leitão da Cunha, Reitor da Universidade do Brasil, Henry Lynch (proprietário de uma belíssima mansão vizinha à embaixada na Rua São Clemente nº 338), Ministro Figueira de Melo, Monsenhor Joaquim Nabuco, entre outras autoridades.
Depois da mudança da capital para Brasília, com o consequente deslocamento da embaixada para lá, o prédio acabou sendo vendido em 1975 para a Prefeitura do Rio de Janeiro, que ali instalou sua sede, o Palácio da Cidade.

14 comentários:

  1. Se fosse hoje um templo da minha igreja, estaria com melhor utilização. Só para dizimistas.Hoje não se sabe o que o pastor de lá pretende,embora muitos comentaristas já tenham opinião formada.
    Na foto o prédio é muito bonito e não me recordo de como anda sua conservação.

    ResponderExcluir
  2. Botafogo era um bairro de belíssimas mansões. Neste trecho a da família Lynch, a que foi do Sr. Severino onde funciona a Forever Living, a Prefeitura, a embaixada de Portugal.

    ResponderExcluir
  3. Nada mais coerente que uma legação estrangeira utilize construções desse tipo, haja visto que o poder aquisitivo da população está muito aquém da realidade do imóvel. Embora vivamos em uma "democracia" onde a economia de mercado, em tese, rege essa relação, chega a ser acintosa a construção em imóveis desse tipo onde a esmagadora maioria da população mal tem como se manter. Em cidades como Paris, Viena, Londres, Roma, e muitas cidades localizadas em países civilizados, construções como essa não "chocam" a paisagem por razões óbvias. A poucos dessa mansão encontra-se um dos símbolos dessa "contradição social", a favela de Santa Marta. E aproveitando a localização, alguém lembra da "Gurilândia"?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Hoje o Maior problema dessas construções são as vizinhanças cada vez mais próximas.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos.

    Muita gente passa em frente e nem imagina a história por trás dos prédios da cidade.

    ResponderExcluir
  6. Era um Rio de outros tempos que, em certos aspectos, infelizmente não volta mais.
    Há coisas que penso de que hoje é melhor do que ontem, como foi o caso da postagem anterior falando sobre telefonia.
    Em minha modesta e humilde opinião, acredito sim que o sistema de telefonia mudou para melhor, embora ainda haja aberrações como tarifas caríssimas, atendimento ao público das Companhias uma porcaria, mas teve melhoras sim e muito boas.
    Da mesma forma perdemos e muito em poder e status.
    O RJ dessa época ocupava uma importância no cenário nacional bem diferente de hoje onde só espaço para se ocupar de forma negativa.
    Nessa época, o RJ era como é a SP de hoje.
    Enfim: Nada é para sempre.
    Hoje vivemos de lixo.

    ResponderExcluir
  7. A Gurilandia da Santapaula Investimentos foi durante algum tempo envolvida com o palhaço Carequinha. Acho que o Quitandinha também foi do grupo Santapaula durante algum tempo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde ! A rua São Clemente naquela época era um lugar maravilhoso, em que dava gosto de se passar, admirando as belas mansões que ali existiam. Mas, como as demais coisas da cidade, também ela se encontra em franca decadência, infelizmente, ou graças à postura negativa do povo carioca e, por extensão, do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde a todos. Linda construção, típica para abrigar uma embaixada Inglesa, porém jamais para servir a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Uma cidade que admite a proliferação de favelas, construção de moradias miseráveis, incluindo aí as construções do minha casa minha vida, jamais poderia ser a dona de uma construção deste nível.
    Já quanto aos demagogos de plantão, não vi nenhum morador da favela da Rocinha reclamando nas ruas da violência que ocorreu na favela no final de semana e ainda se estende pelos dias de hoje. Não apareceu nenhum babaca dos D.H. para reclamar do toque de recolher dos favelados após às 18 horas. Acho que os milicos estão começando a perder a paciência com o babaca do Ministro da Defesa, foi desmentido mais uma vez esse incompetente muquirana. Como ninguém é de ferro para aturar o Brasil, vou dar um pulinho lá do outro lado do Atlântico pelas Astúrias e Andaluzia para descansar, e aproveitar o que a vida ainda tem de bom. Em Outubro estarei de volta.

    ResponderExcluir
  10. Acho muito difícil a situação do morador da Rocinha para se cobrar isto dele. Evidentemente quando faz uma manifestação contra a PM ele espera que o Estado não vá retaliar. Se fizer uma manifestação contra os traficantes ou será morto ou será expulso de sua casa. O buraco é muito mais embaixo para quem mora lá. Só quem não conhece como é a situação nas favelas hoje em dia pode acusar os moradores de omissão neste caso. Uma moradora de lá me contou que a situação é bem diferente agora. Bandidos cada vez mais jovens, mais violentos e que não respeitam mais os moradores. Estes são coagidos a ficar quietinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim. Moradores são coniventes com o tráfico porque obtém vantagens. Traficantes estão ali porque os "donos do negócio" assim desejam. Se quiserem realmente acabar com o tráfico, atuem na Alerj e no Congresso Nacional, pois ali estão os verdadeiros chefes.

      Excluir
  11. FF. No jogo do Barça de hoje, Messi deu um show de finalizações, marcou 4 gols, o Paulinho também jogou muito, fez um gol e participou em outros 3 gols.

    ResponderExcluir
  12. Bom o jogo do Barcelona, muito fácil, embora o Eibar merecesse pelo menos mais um gol.
    Boa viagem, Lino, muitos vinhos e bons frutos do mar na Andaluzia.

    ResponderExcluir
  13. E por falar em futebol, o noticiário de hoje conta que o América voltará à 1ª. divisão do Carioca em 2018. Mas será que vai ser aquele torneio pré-estadual ou o regulamento mudou?

    ResponderExcluir