Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

CHUVA




 
As fotos de hoje, de várias décadas atrás, retratam como o Rio sofre no verão.
 
Tal como esta última noite, quando choveu como há muito tempo não ocorria.
 
Como a cidade está abandonada, com o Prefeito viajando, certamente as consequências serão grandes face à falta de manutenção preventiva, com ralos entupidos, muito lixo nas ruas e árvores sem poda.

27 comentários:

  1. Que tromba d´água esta noite. Aqui nas vizinhanças tudo alagado. Vejo na TV que a avenida Brasil está interditada, o linha vermelho parada, arrastão na Grajaú-Jacarepaguá, queda da ciclovia Tim Maia, alagamento na Airton Senna e por aí vai.
    Fenômenos como as chuvas de verão são complicados mas não haver um esquema pronto para ser acionado em casos de emergência mostra o despreparo da prefeitura.

    ResponderExcluir
  2. As fotos são excelentes para retratar o descaso das autoridades, mas penso ser uma primeira praga nacional. Aqui em Vix qualquer chuva a coisa fica assim como nas fotos.E ninguém parece ser responsável. Um espanto...

    ResponderExcluir
  3. Moro em Santa Teresa, onde não alagou, mas foi apavorante. Uma hora de pé d'água não é nada fácil e logo saberemos se o prefeito fez o dever de casa antes de sair em férias. A foto do lotação LP-312 está ótima, vai para o arquivo, deve ser fim dos anos 50 pelo ônibus que passa ao lado. O Fusquinha táxi tem rodas de pré-66, mas ostenta um escudo de 1300 no capô, alguém ali é falso. Acho que a roda combina melhor com a janela traseira. Aero-Willys sempre foi ruim de chuva, esse aí parece ser 60-61.
    O carro que a chuva virou de cabeça pra baixo é um VW-1600 4 Portas, o Zé do Caixão. E a última foto mostra o Brasil automobilístico dos anos 70: Opala, Galaxie, Corcel, Kombi, Rural, Variant e muito Fusca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A foto do lotação é de 1959. As outras são de 1971, segundo as legendas.

      Excluir
    2. A terceira foto é na Avenida Maracanã quase esquina de Eurico Rabelo. Os caminhões do guarda móveis Tijuca eram cor de abobora e a firma tinha sede na rua Haddock Lobo no Largo da Segunda Feira, quase esquina de Av. Melo Matos, ao lado da "Casa de Jacira", uma espécie de abrigo infantil, demolidos em meados da década de 70. No local existem atualmente um condomínio de apartamentos e um restaurante.

      Excluir
  4. Complementando o comentário do Plinio das 7:08, apenas uma operação de guerra, com os militares patrulhado as ruas, poderá melhorar a situação. Veículos retidos nas ruas sendo presas fáceis para arrastões, pode ser o pior dos pesadelos. Quanto a falta de policiamento nas ruas, esse transtorno é causado pela triste constatação de que mais de 60% das viaturas está parada por falta de manutenção. Não custa lembrar que o T.J do Rio usufrui de benesses e vantagens dignas de um emirado árabe, sem contar que possui "sobras" de sua dotação, algo em torno de centenas de milhões de Reais. Enquanto isso os "cidadãos encarnados" do Estado vivem nesse inferno,os "deuses de toga" "não estão nem aí"...

    ResponderExcluir
  5. De novo outra vez novamente.
    Tijuca alagada , Maracanã idem os mesmos problemas de outrora.
    Mas tivemos carnaval feriadão e agora vem a semana santa mais feriado e o povo festejando uma beleza.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em Copa foi impressionante a quantidade de água, a força dos ventos e raios. Há tempos não via algo parecido. Mas de forma surpreendente não houve alagamentos, pelo menos na região do Lido. Muito trabalho para o pessoal da COMLURB.

    Sobre as fotos dois registros. A primeira me lembrou que alguns coletivos faziam ponto na r. Debret. Na segunda a tradicional leiteria BOL na Lapa, ponto de encontro dos boêmios que frequentavam a região. Suas especialidades eram as torradas Petrópolis e as coalhadas Kefir.

    Detalhe para a casa noturna bem ao lado. Não estou certo mas parece ser a Paradise que nos anos '60 fazia par com o cabaré Novo México, nesse mesmo trecho. Essa casa noturna funcionava como restaurante/boate de meio dia às quatro horas da madrugada. Os boêmios saiam direto dali para matar a fome na BOL.

    ResponderExcluir
  7. Um dado interessante: Passando pela Avenida Maracanã deparei-me com um poste de concreto caindo aos pedaços com os cabos internos e a fiação de alta tensão sustentando o poste.
    Informei a Light dando o endereço e onde o poste está situado com o numero do prédio como referencia.
    Para a minha surpresa o empresa informou-me que o dito poste que está desabando com risco para transeuntes ,só poderá ser substituído pelo prédio sendo de responsabilidade do condomínio sua compra e substituição. Nunca vi uma coisa dessas.

    ResponderExcluir
  8. O Aero-Willys sempre pareceu-me uma porcaria. Lembro-me que o meu padrinho tinha um, ano 65. Entrava água pelo vidro de trás. Desregulada com facilidade. As marchas eram ruins de engatar. As portas empenavam... e mais outros defeitos.

    ResponderExcluir
  9. Um FF referente ao jogo de ontem:a camisa pesou.Concordo com o Dr.D' que o técnico é fraco e o PSG se pensa em se firmar vai ter que mexer.Tirar o Cavani não foi bom e o Zidane mexeu bem no final.Mas o pior é não ter opção,com Chatão Bueno e o tal do Neto na Band.Um grande espanto!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A outra opção é o André Henning no Esporte Interativo. Também é ruim. O jeito é assistir sem som e só liga-lo quando se quiser ouvir alguma opinião. Deveria haver a possibilidade de assistir só com aúdio ambiente.

      Excluir
  10. Bom Dia! O para-raios de um edifício próximo recebeu uma descarga e assustou os idosos internos de uma clinica de terceira idade. O entorno do Méier está cheio de lama e arvores caídas. No estacionamento do Guanabara, uma senhora estava insistentemente afirmando que isso foi castigo de Deus porque o Prefeito saiu da cidade e não apoiou o Carnaval.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos. E maaaaiiisss uma vez, depois de uma chuva de verão a cidade se desmancha e vira o caos nas horas do temporal e dias subsequentes. Ora, isso não é novidade, nem as causas destes problemas são desconhecidas, falta de manutenção, inexistência e rede pluviais, povo mal educado e porco, administrações corruptas e incompetentes. Ora, o que se pode fazer? No Brasil, com certeza nunca será feito nada para modificar esta situação, mas se fosse em um País de primeiro mundo sério, se poderia fazer muita coisa, para eliminar estes problemas ou minimizá-los ao máximo, inclusive com previsão de coincidência de marés altas, na hora da tempestade, não precisa de nada de Engenharia de alta tecnologia, simplesmente fazer o feijão com arroz de uma rede de escoamento de águas fluviais. Se fosse impossível, a Holanda que está abaixo do nível do mar já teria desaparecido do mapa.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde ! Caramba, o bicoito é molhado, mas reconhece até carro virado de cabeça para baixo. Nem virando o monitor, consegui reconhecer o dito cujo...

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos,
    O prefeito do Rio, embora muitíssimo ocupado em sua importante viagem na Europa, garantiu que já está orando pela cidade, tendo conversado particularmente com o divino. Podem ficar tranquilos que o milagre está garantido! As coisas voltarão ao normal rapidamente assim que a água baixar... pelo menos até a próxima chuva!
    Há braços

    ResponderExcluir
  14. Falando em chuvas pesadas, me lembro de um fato, a respeito do assunto, que ficou inesquecível para mim. Casei em 1969, passando a residir, então, no primeiro apartamento que possuímos. Era um prédio de uns 20/30 anos de uso. Acho que foi no verão seguinte que resolvemos (minha mulher e eu), trocar, pessoalmente, toda a fiação da casa. Devia estar de férias para tentar tal empreitada. Estávamos em plena operação de troca de fios, quando caiu um temporal "daqueles", que fez carros ficarem empilhados na Rua das Laranjeiras. O apartamento ficava no andar térreo. A Rua era e Prof.Estelita Lins. Com isso, várias coisas aconteceram ao mesmo tempo. Como mexíamos na fiação, estávamos com a luz desligada, quando desabou o temporal. A água era tanta que a que descia da nossa rua, não conseguia entrar nas galerias de águas pluviais da Rua das Laranjeiras, o que gerou um retôrno da mesma, de modo que, no nosso apartamento, a dita, começou a sair pelos ralos, para dentro do apartamento. O sinteco era novo. Para defendê-lo, tentamos fechar os ralos com panos, toalhas e tudo o mais que podíamos usar para tal finalidade, com vistas a protegê-lo. Imaginem vocês o quadro. Sem luz, chovendo pra dedéu, a água subindo pelos ralos e nós sem saber o que mais podíamos fazer...

    ResponderExcluir
  15. A "banalização dos absurdos" é a realidade do Rio de Janeiro. Este blog é voltado para a memória da cidade e a comparação com o passado é inevitável. Os naturais debates sobre possíveis soluções encontrarão resistencia. O Lino Coelho postou ontem que "não se ganha uma guerra com flores" e isso é uma verdade. E não é uma guerra fácil, já que os verdadeiros inimigos estão entre nós. Esqueçam conceitos "politicamente corretos ou polidos. Destarte, e tendo em vista que "este sítio" é frequentado por pessoas esclarecidas, sejamos objetivos e de preferência sem "melindres"...

    ResponderExcluir
  16. Ainda bem que o gestor do blog postou as fotos do passado e aí as viúvas de antanho não podem dizer que antes era uma maravilha,que a culpa é do prefeito evangélico que Lulla mandou a grana para o ABC e daí para frente.Sempre foi uma bagunça quando chove e quando era mais jovem já tive que andar de bote lá no Jardim Botânico.Não melhorou e nem piorou nada e a verdade é que obra nesta seara não dá voto para ninguém.
    Aproveito para lembrar ao comentarista chamado Bahia que não era só o Aero-Willis que era uma porcaria.Toda a indústria de autos de antanho era uma lata de lixo e só mesmo as viúvas ficam a falar de fuscas,pumas,opalas e outras drogas da época.Sou Do Contra.

    ResponderExcluir
  17. A Ilha do Governador a esta hora ( 15:00H ) ainda está com o caos instalado.
    Muitos bairros sem energia elétrica, muitas árvores caidas e... total ausência do Poder Público.

    ResponderExcluir
  18. F.F.: Vocês já ouviram falar de um aplicativo chamado "MUDAMOS" ?
    Tal aplicativo possibilita a participação em projetos de leis de iniciativa popular, tipo Ficha Limpa, que visem mudar as leis vigentes no país. Depois de baixado para o celular, é preciso se cadastrar para poder participar. Criaram um aplicativo importantíssimo para que a população possa, ao menos, tentar mudar as coisas vigentes no país. Que tal, vamos nos mexer ???

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde a todos.

    Gente o que foi aquilo ontem à noite? O mundo caiu e o cajueiro daqui de casa também. Ficamos o dia inteiro fazendo a poda para amanhã terminar de retirar o tronco. Felizmente ficou escorado no muro, ao contrário do abacateiro que havia antes que derrubou parte dele. Várias quedas de energia durante a madrugada, mas rápidas.

    De manhã fui pagar a conta de luz e vi um grande trecho da Estrada dos Bandeirantes sem luz e outro interditado provavelmente por queda de árvore. Resultado, fui obrigado a ir até a Taquara, onde vi outro cenário de guerra. Durante o trajeto, vários sinais apagados.

    O pior de tudo foi depois de voltar, ver um imbecil do jornal Extra dizer na Globonews que "não choveu tanto"... Isso só para poder atacar o prefeito, que tem sua parte de culpa, de forma gratuita. Não estou isentando o prefeito de culpa, que fique claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, fui pagar a conta de água... Falei tanto em luz no comentário que troquei as bolas...

      Excluir
  20. Em dois anos, uma "tênue" ciclovia que mais parece uma "tripa de mico" desabou duas vezes deixando duas vítimas fatais. Se compararmos com a ponte Rio-Niterói e com a duplicação da Avenida Atlântica, obras magníficas realizadas pelos governos militares, nos faz entrar em uma profunda reflexão e em um angustiante remorso por termos feito escolhas politicamente erradas e catastróficas. Mas Sábado teremos o "Desfile das Campeãs" e Show da Anita. Tem coisa melhor?

    ResponderExcluir
  21. Fora de foco: Governo federal decide decretar intervenção federal na segurança pública no Rio de Janeiro. O exército será o responsável pelo controle sobre as policias e sobre o Corpo de Bombeiros. O interventor será o Gen. Walter Braga Neto. Fonte G1.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde a todos!
    E não podemos nem "ir reclamar com o bispo"!

    ResponderExcluir