Total de visualizações de página

domingo, 4 de março de 2018

AMÉRICA


 
A primeira foto mostra o estádio do América anos 50. Ficava na Rua Campos Sales e funcionou até 1962, quando o América passou a utilizar o antigo campo do Andaraí, na Rua Teodoro da Silva.
A segunda foto foi enviada pelo Joel Almeida, a quem o “Saudades do Rio” agradece.
Conta o Joel que a foto é da esquina da Rua Teodoro da Silva em 1980, onde funcionou o campo do América, comprado do  Andarahy Atlético Clube, ali instalado desde 1909. No início dos anos 90 o terreno foi vendido para a construção do "Shopping Iguatemi", inaugurado em 1996. O nome foi mudado e atualmente é "Boulevard Rio Shopping".

15 comentários:

  1. Como todo bom tijucano sou torcedor do Fluminense e também torcia pro America.Fui muitas vezes ao estádio da Campo Sales com meu pai.Pena que por desastradas administrações o Mequinha foi pra escanteio.

    ResponderExcluir
  2. Fui América por uns 15 dias, no final de 1960. Os motivos foram vencer o campeonato e os saltos empolgantes do Pompéia, cujas pontes iam próximas ao travessão. Mas logo desisti, sem que o time tivesse perdido. Meu destino era sofrer, como rubronegro, as derrotas para o campeão de 61-62, tão odiosas, que não escrevo o nome do time em hipótese alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A de 62 foi terrível, com o Flavio Costa inventando o Gerson na ponta-esquerda para ajudar o Jordan a marcar o Garrincha. Logo o Gerson...

      Excluir
    2. Os 3x0 do dia 15 de Dezembro de 1962 foram pouco diante da sobrenatural atuação de Garrincha na presença de quase 160.000 pessoas. Segundo Rui de Castro em seu inestimável opúsculo "A estrela solitária", aquela foi a última atuação de Garrincha. O livro mostra como condutas equivocadas e maus conselhos fizeram o maior jogador do mundo terminar seus dias morando de favor em uma humilde casa em Bangu. A história é implacável com personalidades "desviadas" de suas reais condições. Os dois maiores jogadores do mundo pagaram copiosamente esse tributo por ocuparem "posições inadequadas": Um por ser simplório demais e outro por não "conhecer o lugar adequado"...

      Excluir
  3. Muitas vezes assisti aos jogos no morro, cuja subida é pela rua Pontes Correa. A Barão de São Francisco foi duplicada entre a Teodoro da Silva e a Barão de Vassouras, embora pelo projeto da Linha Verde, o trecho a ser duplicado ia da Barão de Mesquita até a Torres Homem. Esse Shopping é uma opção de estacionamento bem razoável, já que seu preço de R$ 12,00 é único de 08 às 23 horas.

    ResponderExcluir
  4. Na primeira foto aparece ao fundo o torreão do Instituto de educação, na rua Gonçalves Crespo. Uma grande reforma na velha sede do América da rua Campos Sales ocorreu no final dos anos 70, onde a sede social ocupou todo o trecho da citada rua e também da Gonçalves Crespo. No lado da rua Martins Pena foi construído um condomínio de nome "Quartier Montreal" e entregue no final de 79. Nesse trecho da rua Martins Pena ficavam as arquibancadas do velho estádio, onde sob elas ocorriam inúmeros "amassos" noturnos, já que a rua era escura e o ambiente era propício. Em 1971 eu fui tentar pular parte dessa arquibancada para acessar a piscina do clube e o resultado foi uma queda que me custou uma fratura do pé direito. Vizinhos do prédio ao lado ligaram para minha mãe que foi me buscar e acabei indo para o Miguel Couto. Mas foi uma época que deixou saudades...

    ResponderExcluir
  5. Me preparei para falar da torre do Instituto de Educação, mas o Joel foi mais rápido.
    Lembro bem das transmissões de TV no Andaraí, onde o pessoal aparecia no alto do morro, como se fosse uma arquibancada improvisada.
    Parece que já tem projeto para um shopping também na atual sede do clube, mantendo um pedaço para o América FC. Porém a planta não tinha sido liberada ainda. Alguém argumentou, entre outros detalhes, que a crise nas vendas deixou o investimento inviável. Como o prazo de construção é de no mínimo 2 anos, o cara está bem pessimista sobre o futuro do Brasil.
    Em tempo: hoje tem América x Bonsucesso, pelo Grupo X (parece coisa de filme americano), para definir quem vai para a série B do Carioca. Infelizmente a própria mídia do Rio ignora, apesar de aparecer um jogador do Bonsucesso entre os melhores na tabela de artilheiros. Como explicar essa situação para quem só tem acesso aos grupos principais?
    Para os torcedores de ambos os times, a Rádio FERJ transmite, via internet. Aliás ouvi um radialista ontem desabafando que a transmissão de jogos pelo rádio podem estar chegando ao fim. Será?

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia! Sempre fui Vascaíno,mas em determinada época veio morar em uma rua próxima o Pompeia. Como ele era um " cara muito legal" a turma ia mais para ver as defesas do Pompeia do que para torcer pelo América.Era igual a ir a um jogo do Botafogo para ver Mané jogar. Teve um cidadão já em terceira idade,sempre alegre, que se vestia com a camisa do América e em cima de uma bicicleta de corridas percorria as ruas dos Subúrbios( não sei se também na Zona Sul) Para cobrar à domicilio,as mensalidades dos Títulos Patrimoniais que o América vendeu. Lamentavelmente este cidadão foi atropelado na Rua Edegard Romero por um ônibus da CTC vindo a falecer no local do acidente.

    ResponderExcluir
  7. Pois é Mestre,Sempre que este assunto vem à baila,imagino se o Flávio Costa errou ou estava a frente do seu tempo.O certo é que o sistema com um jogador do meio ou ponta esquerda recuando deu muito certo algum tempo depois.A própria seleção usou muito o modo de jogo,com Zagallo bem atrás .O que parece é que Flávio Costa escolheu o jogador errado,Gerson no caso,e principalmente esqueceu que Garrincha estava lá. O Gerson contando a história deste jogo é hilario.
    Ontem mais um futebol medíocre .Com o futebol que está jogando o Flamengo vai se danar muito breve na Libertadores .O time está cada vez mais parecido com o de 2017.Ontem o Carpegiani parecia estar irritadissimo com os jogadores.

    ResponderExcluir
  8. Do campo do América, tenho a recordação do Exame para motorista, em 1965, realizado em seu entorno.

    ResponderExcluir
  9. Nos idos de 60 eu era sócio atleta do América com direito a carteirinha(vermelha) e tudo. Fui nadador da equipe infantil. Durante a minha permanecia por lá convivi com algumas figuras do "mequinha": Lamartine Babo era um deles pois era figurinha fácil no barzinho ao lado da piscina. Quanto ao Futebol, assisti algumas pelejas e uma delas me impressionou que foi uma contenda com o Bonssucesso que naquela época possuía um time até certo ponto muito bom e era treinado pelo Técnico Gradim. 2 x 1 pro América que tinha um bom time e com destaques para Nilo, Djalma, Calazans,Amaro e o goleiro Ari. Tempos depois o Estádio de Campos Salles começou a ser demolido para construção da "Nova" sede. Foi-se o velho estádio, veio a nova sede que hoje se encontra abandonada. Foi o declínio do clube infelizmente. Como todo bom torcedor sempre tive um segundo time e esse foi o Mequiha. Fazia parte da "imensa" torcida Americana.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos!

    Meu pai foi um dos primeiros sócios do América. Seu número era o 5, se não me engano. Falava isto com freqüência. E gostava muito do clube. Se vivo fosse, teria ótimas histórias para contar por ocasião desta postagem.

    ResponderExcluir
  11. Mais um vexame do Flamengo no jogo de ontem.Eu estava lá no Engenhão e não vi nada de novo neste time que quer disputar Libertadores e o Brasileiro.Um time caro,cheio de jogadores do qual dizem maravilhas e um futebol pífio que não sei a quem está agradando.Neste jogo o Botafogo foi melhor pois com um time muito modesto apresentou vontade e determinação o que está faltando ao Flamengo que se limita a ser muito burocrático e sem nenhuma vontade e criatividade.O time não assume nada e não tem iniciativa de jogo e parece ter um futebol robotizado ao que indica pela ação dos próprios jogadores.Não mudou nada em relação ao Zé Ricardo e depois do Rueda e segue na mesma batida dando a impressão que os jogadores estão numa zona de conforto.Como fez algumas contratações inexplicáveis a exemplo de Romulo e Geuvânio a acomodação parece ter tomado conta do futebol.Da forma em que está não vai a lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a todos.

    Do campo da Teodoro da Silva lembro de passar em frente quase todos os dias entre 1990 e 1994. Devo ter passado umas duas vezes em frente da sede da Campos Salles.

    Essa segunda foto (ou uma muito parecida) parece ter rodado muito pela internet.

    ResponderExcluir