Total de visualizações de página

sábado, 10 de março de 2018

DO FUNDO DO BAÚ: CIVISMO


 
Hoje é sábado, dia da série “DO FUNDO DO BAÚ”. E de lá saem estas duas fotos de desfiles escolares, que eram comuns até algumas décadas atrás.
Vemos a delegação de alunos Salesianos em bicicletas e um outro grupo a pé, cuja escola não consegui identificar. Estão, segundo a legenda, na Piedade.
Tradicionais até a década de 60, os desfiles escolares que aconteciam no Centro por ocasião do 7 de Setembro, do Dia da Bandeira ou de outra festa cívica desapareceram.
O civismo parece agora uma coisa ultrapassada. Foi-se junto com muitos outros valores e nos deixaram esta crise atual. Era praxe cantar o Hino Nacional nas escolas, hastear a bandeira, respeitar minuto de silencio, ficar de pé ao ouvir o Hino Nacional, cultuar os símbolos da Pátria.
Certa vez o Helio comentou que: “Quanto a patriotismo, mantenho minha opinião há décadas: trata-se de um sentimento e não de uma obrigação. Cantar o Hino Nacional, desfilar com bandeira, aprender sobre os símbolos pátrios, nada disso vai tornar alguém patriota. Somente o orgulho de ser parte de um povo e de sua História, o respeito e admiração pelos seus próceres, etc e tal, torna alguém patriota. Não vejo no Brasil nenhum dos requisitos exigidos para um sentimento deste porte. Aí, repito a frase do Samuel Johnson: "O patriotismo é o último refúgio dos canalhas."

18 comentários:

  1.    Bom dia!
      Os alunos estão estão, literalmente, na linha.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Participei de alguns desfiles de 7 de Setembro em torno da minha escola primária, começo dos anos 1970, depois caiu em desuso. Assim como aulas de EMC, hoje essas aulas seriam usadas para propagação ideológica e partidária.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto. "Amar o seu país" é uma contrapartida de algo que não existe no Brasil, já que nada é oferecido pela "pátria amada" para que se crie condições para a geração de tal sentimento, muito pelo contrário. ## Como curiosidade, observamos que nesses desfiles cívicos não aparece nessas fotos nenhum "caucasiano". Por que será? Na semana passada, na rua da foto, que é a Clarimundo de Melo, uma das ruas mais perigosas da zona norte, presenciei a passagem de oito motoqueiros, todos "caucasianos" e armados, saindo da Torres de Oliveira vindos na contramão e oriundos do "Morro do Dezoito", para praticar assaltos. Era um "bonde" diferente do 77 que há mais de 52 anos não circula na região. A comparação com as fotos é inevitável e torna incontestáveis os muitos argumentos da existência dos motivos do limbo social e moral no qual vivemos. A explosão demográfica devida a uma ausência de um controle rígido de natalidade e a deliberada falta de investimentos em educação, fizeram evidente a desproporcional decadência entre os ambientes existentes nas fotos e os dias atuais. Os usuais e costumeiros protestos que poderão se originar dessas conclusões vão esbarrar em um incontestável óbice: "Contra fatos não há argumentos", já que o "politicamente correto" é a principal via que levou o Brasil à esse "paraíso"...

    ResponderExcluir
  4. Falta Educação principalmente.
    Falta dizer NÃO desde cedo para as crianças.
    Falta acabar com o jeitinho.
    Falta a certeza da punição.
    Falta o exemplo.
    Falta a vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  5. Em Nova Friburgo ainda hã desfiles escolares pára festejar o aniversário dos colégios e a data da fundação da cidade.
    Este ano comemora-se os 200 anos da cidade com desfile. O brasileiro só é patriota ou finge ser quando a seleção brasileira de futebol joga ..

    ResponderExcluir
  6. Embora "este sítio" não seja adequado para doutrinação politica, o descaso para com a educação são itens obrigatórios nos manuais gramcistas e comunistas tão em voga nos meios "esquerdopatas", bem como o culto a ícones de personalidades deploráveis como Stalin, Lenin, Gramsci, Fidel, Mao, Mandela, e outros mais. Com referencia ao último nome e ao contrário do que muitos pensam e que é apregoado pela midia, trata-se de um dos mais aatuantes fomentadores de greves e um dos maiores traficantes de pessoas e de diamantes. O cenário do filme "diamantes de sangue", Serra Leoa, era também comum na África do Sul. Não foi sem razão que ficou preso 20 anos. Uma espécie de "Lula africano"...

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia! Na foto 1 me parece são alunos de Escola 15 de Novembro. Por causa de torneios estudantis tive ocasião de ir lá muitas vezes.Apesar da má fama, a instituição abrigava menores infratores ou em situação de risco e fazia deles, (os que queriam) homens de bem. Quase todos são medalhistas,estas medalhas não são premiação de nenhum esporte e sim pela aplicação nos estudos.O relógio de pulso também fazia parte das premiações.

    ResponderExcluir
  8. Os políticos foram os responsáveis maiores pela situação do país. Instituíram em nome da democracia o que era de interesse deles,legislando sempre em causa própria.Esta semana mesmo estão abrindo o livro do Sr.Delfim Netto que atuou de forma objetiva nos governos militares e continuou transitando a vontade nos governos petistas.Caso típico de grande espanto e próximo aos 90 anos parece nao ter ficado satisfeito com as mamatas de sempre.Deve ser um guloso.Goela grande.E O que digo:idiota quem acredita em mudanças com salvadores da pátria.Delfin com Militares com Lula,com Dilma com Temer
    ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor, se ele tivesse se limitado a roubar na época dos milicos, estava tranquilo. Foi se meter com o PT, deu nisso. Enquanto isso, os crimes dos tucanos prescrevem...

      Excluir
    2. Augusto,talvez vc tenha razão .O roubo é sempre roubo,não importa o tamanho,mas o que fico indignado é que os salvadores da pátria posam de amigos do povo ,pai dos pobres para fazer o mesmo que seus antecessores. O PT é o maior exemplo desta ação esdrúxula posando de reis da honestidade e saqueando o país em todos os níveis .Não se iluda que o PSol o Pstu e outros partidos do gênero vão fazer o mesmo.Sao todos farinha do mesmo saco e como macarrão que se entrar na panela ,amolece.Nao se iluda com estes falsos moralistas.A prova maior é que político uma vez,político sempre.A mamata e boa para todos.

      Excluir
  9. Bom dia a todos,
    Por onde andará o comentarista Do Contra? De acordo com ele, antigamente tudo cheirava a mofo e bolor, mas hoje em dia os ares são muito mais puros e arejados! De acordo com a visão dele, a educação, a civilidade, o patriotismo e a segurança da nossa sociedade atual são superiores a da época das chorosas viúvas de antanho! Afinal de contas, ele não faz questão de ser Do Contra?
    Há braços

    ResponderExcluir
  10. O patriotismo está estampado no letreiro da padaria: Panificação Auriverde.
    Quanto aos outros aspectos, acho que quase tudo já foi dito nos comentários acima.

    ResponderExcluir
  11. É uma época histórica para rediscobrirmos o Brasil; que não é lá pouca coisa no mundo...

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho o hábito de conversar com muitos jovens e tento "doutrina-los para o bem". Ficam incrédulos quando digo que até 1985 não havia a necessidade de se contratar um plano de saude, bem como as escolas públicas eram de qualidade. Pessoas desqualificadas e analfabetas não chegavam além de um meio fio, de um "tanque", de uma faxina, ou de um presidio. Hoje são senadores, deputados, e até presidentes da república, não por méritos próprios e sim pelo suborno, pela corrupção, e pelo crime, dominando um povo ignorante pela ditadura do "politicamente correto", que é a pior das mordaças...

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde a todos.

    Desfiles até a sétima série (1983) na Domingos Lopes. Na oitava, quando estaria lá na frente perto das bandeiras, faltei por algum motivo.

    ResponderExcluir
  14. Conforme podemos ver na primeira foto, até nome de padaria tinha mais espírito patriótico: "Auriverde".
    Pelos cortes de cabelo em geral e roupas dos que estavam assistindo é década de 50.
    Durante o período do AI-5, a partir de 1969, o regime militar andou exigindo que as escolas mandassem todos os alunos para os desfiles de 7 de setembro. Exceções só com atestado médico, mesmo para aqueles que tinham deficiências perfeitamente visíveis. Isso por conta do discurso de 1968 do Marcio Moreira Alves, então deputado, pedindo que o povo boicotasse as paradas militares no Dia da Pátria, enquanto durasse aquele governo ditatorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ainda acrescentou que "o exército era um valhacouto de torturadores"...Lembra disso?

      Excluir
  15. Grande Marcito, filho de D.Branca.

    ResponderExcluir