Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de abril de 2018

SERVIÇO DE SALVAMENTO




 
Se há um serviço que sempre funcionou bem no Rio é o de salvamento nas praias.
Vemos lanchas do Serviço de Salvamento em 1959 e 1970. Patrulhavam as praias cariocas, com pelo menos dois “banhistas” à bordo, circulando logo após a arrebentação. Salvaram muitas vidas até serem substituídas pelo socorro com helicópteros.
A segunda foto, de 1960, é do momento em que se noticiava que os Postos do Serviço de Salvamento iriam mudar de aspecto. Por conta de um acordo entre o Instituto Nacional do Mate e o Governo do Estado da Guanabara, seriam construídos os novos postos de salvamento de Copacabana e Ipanema. A contrapartida seria que nas imediações dos novos postos haverá apenas barracas destinadas à venda e propaganda de mate.
A quarta foto mostra o estado lastimável do Posto de Salvamento que existia na Urca em 1967. Além do péssimo estado do posto, o Correio da Manhã fazia um apelo para que os ladrões devolvessem o telefone de número 26-7720, roubado havia mais de 30 dias. Quando os guarda-vidas precisavam solicitar socorros médicos eram forçados ao desembolso de 150 cruzeiros para telefonar para os hospitais. Se não houver alguém que disponha deste dinheiro alguém poderá morrer...

17 comentários:

  1. Como diria o Pastor: Uiiii...cada homem forte nos salvando...
    De fato um serviços sempre eficiente nas nossas praia e a lamentar o fato de não mais existir o posto na praia da Urca.

    ResponderExcluir
  2. O SDR envia parabéns pelo aniversário do Tutu La Minelli, grande pesquisador do Ruo Antigo é dono do salão Fleur de la Passion, ora naquela estranha cidade do Sudeste.

    ResponderExcluir
  3. Parece que alguns defeitos do poder público vêm de muito tempo, ou seja, construir, fazer festa de inauguração cheia de "aspones", cortando fita e com placa é até fácil, mas voltar tempos depois para ver como está e fazer a conservação necessária é muito difícil.

    ResponderExcluir
  4. Lembro bem do "banhista" do CMS de nome Benevente e que ministrava os cursos de "Botinho" nos idos de 1966 e 1967, cursos de que eu participei. O homem era um verdadeiro "armário", tamanha a sua compleição física. Havia também um que não recordo o nome e que era conhecido como "Tarzan" devido ao fato de ser "metido à galã". A garotada achava que ele era "bicha" e as zoações eram diárias, já que dávamos o grito de "Johnny Weismuller" e corríamos. Também tinha o hábito de apreender as bolas, já que o futebol era proibido até as 15 horas. Eram "outros tempos".FF Com relação ao post de ontem e sobre o qual postei um comentário que poderá ser lido no devido espaço, acrescento que vasta experiência de vida faz com que o ser humano tenha uma larga visão dos fatos e adquira uma riqueza que não pode ser comprada, e que acrescida de uma sólida formação escolar e com o cultivo do hábito da leitura, torna o indivíduo proprietário de um bem de valor inestimável, algo normalmente ausente em gerações "mais novas" e que se torna cada vez mais raro. Daí é comum nessas novas gerações confundir "alhos com bugalhos". É compreensível e faz sentido...

    ResponderExcluir
  5. Realmente um serviço eficiente proporcionado também pela dedicação dos salvavidas.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia.

    O projeto dos Botinhos foi uma excelente ideia que por alguns períodos de tempo esteve ameaçado. Com a atual pindaíba orçamentária do estado, não sei como está.

    ResponderExcluir
  7. Fui usuário de uma dessas lanchas ao ser retirado de uma "boca" no antigo Posto 5, em dia de ressaca. O trabalho dos salva-vidas foi eficientíssimo.
    Por falar em salva-vidas foi famoso o Miro, no posto 10 em Ipanema. Era professor de natação nas horas vagas.

    ResponderExcluir
  8. Extra! Real X Bayern e Roma X Liverpool são as semifinais da Champions League. O único ainda com possibilidades de conseguir uma tríplice coroa é o Bayern... Torço por uma final Bayern X Liverpool. Gosto de ouvir "You Will Never Walk Alone" antes e depois dos jogos. É de arrepiar...

    Sobre a Europa League, ainda não sei o emparceiramento das semis, mas entre os quatro se destacam Arsenal e Atlético de Madrid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizando, essa vai ser uma das semifinais da Europa League. A outra é Olimpique de Marselha X RB Salzburg.

      Excluir
  9. Muito boas fotos sobre o assunto.Ao que parece é um serviço que traz bom retorno a população. O roubo da telefone registrado no texto só pode ser classificado como um grande espanto!!!

    ResponderExcluir
  10. Já no governo Faria Lima nos anos 70, e com a extinção do CMS, muitos desses "banhistas" foram enquadrados como detetives da Policia Civil. O famoso Mariel Mariscot foi um deles. Sua vida tumultuada se encerrou em 1981 na Saúde, crivado de tiros. Os policiais civis com matrícula de prefixo 176 ou 178 são egressos do CMS.

    ResponderExcluir
  11. Fiz curso de botinho em 1973. Conheci o Benevente, figuraça. Serviço eficiente o Salvamar.

    ResponderExcluir
  12. E no final de semana vai começar o Brasileiro e inicialmente os flamenguistas devem estar preparados para passar raiva.Parece que de efetivo nada foi feito e os marrentos vão continuar de salto alto.Resta esperar para ver e se estiver enganado vou dar mão a palmatória.Favoritos não sei mas todos falam de Palmeiras,Gremio e Cruzeiro e o Coringão tem dado sorte.Ainda sobre o Flamengo a saga do Zé Ricardo deve continuar agora da versão do Barbieri.

    ResponderExcluir
  13. O Ceará,indivíduo nunca teve problemas de afogamento.E campeão do nado de costas.

    ResponderExcluir
  14. Voltando ao assunto do post, acho que não entendi o último parágrafo. Roubaram o aparelho ou a linha como um todo? Se fosse só o aparelho, era questão de troca. Mas sendo a linha como um todo, não tinha como a CTB verificar?

    ResponderExcluir
  15. E O Flamengo começa perdendo o Everton para o São Paulo.Ficaria mais fácil para o Vinicius Jr?Continuo apostando que o Real fez péssimo negócio e como dizem alguns e um novo Negueba.OEverton joga muito mais.

    ResponderExcluir
  16. Em 1967 estávamos no período Negrão de Lima e ainda na "fase branda" da ditadura militar. O Estado da Guanabara não possuía qualquer tipo de "descontrole financeiro". Os administradores eram cônscios de suas obrigações. Não havia nessa época qualquer atraso de salários nem de obras superfaturadas. Daí é possível que a falta do telefone se deva simplesmente a uma iniciativa muito comum naquele tempo quando o estado queria extinguir ou erradicar um serviço: desacreditar para extinguir. Assim foi com os bondes, os ônibus elétricos, com ferrovias, e muitas outras coisas. É possível que para desacreditar e jogar contra a opinião pública, o Estado tenha propositalmente sucateado o posto de salvamento. É a minha opinião, embora eu não seja um "especialista" no assunto.

    ResponderExcluir