Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de junho de 2018

COPA DO MUNDO

 
A Copa do Mundo está chegando e esta foto de Jean Manzon lembra a comemoração pelo título de 1958. Talvez seja no cruzamento da Presidente Vargas com Rio Branco ou na Esplanada (Nilo Peçanha com Rio Branco).
Lotações, ônibus, carros importados, disputam espaço com os pedestres, com destaque para o automóvel com os nomes dos jogadores da seleção brasileira recém campeã do mundo.
Este título foi conquistado em 29/06/1958, no Estádio Solna, Raasunda - Estocolmo, ao vencermos a Suécia por 5x2, na partida final. O time da final foi Gilmar; Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo. Os outros onze que completavam a seleção eram Castilho; De Sordi, Mauro, Zózimo e Oreco; Dino e Moacir; Joel, Mazola, Dida e Pepe.
Lembro, nitidamente, da torcida pelo rádio, em meio aos chiados de uma transmissão precária no final da manhã de um domingo - foi inesquecível!
Curiosidades:
= A maioria dos carros (os especialistas poderão confirmar) é bem do início da década de 50. Provavelmente devido à dificuldade de importação no pós-guerra.
= O garoto na janela do carro à direita flagrou Jean Manzon fotografando.

32 comentários:

  1. Segundo narrativa de Ruy de Castro, Juscelino Kubitschek convidou o pai de Garrincha para juntos, ouvirem a transmissão da final da copa de 58. Amaro dos Santos, indivíduo tosco e primário, recusou o "scotch" que lhe foi oferecido por Juscelino por preferir a cachaça. "Quem sai aos seus não degenera". Naquele tempo a seleção brasileira representava realmente o povo brasileiro. Hoje ela é um amontoado de jogadores que estão representando o capital especulativo de empresários inescrupulosos, repórteres esportivos, diferentes de futebol, e de emissoras de televisão. ### No SDR de ontem, um comentarista "anônimo" reclamou da foto que coloquei, alegando que se tratava de um "assassino". Tem razão o Anônimo em sua colocação. Vou mudar o retrato e com isso homenagear alguém com "maior relevância".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não entendi a ação do sr.Joel Almeida.Quando disse que iria atender a solicitação do anônimo e colocar a foto de alguém de maior relevância imaginei a colocação de outro personagem especialmente da era Brizola.

      Excluir
    2. Carioquinha, veja a figura e entenda a "fina ironia"..

      Excluir
  2. Bom dia.

    O tema de hoje vai bombar...

    Minha primeira lembrança em relação a copa do mundo é com a de 1978, mas só alguns lampejos. A de 82 vivi mais intensamente, vendo jogos com colegas de rua. As outras não foram a mesma coisa, mesmo quando o Brasil venceu.

    Considero, a despeito da maioria (acho), a de 1958 melhor que a de 1970, mesmo com esta vencendo todos os seis jogos. A de 1958 é até agora a única que venceu na Europa. E que tinha Pelé e Mané...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As repercussões da conquista da Copa de 58 se estenderam pelo ano seguinte. Naquele tempo as marchinhas de carnaval faziam enorme sucesso e para divulga-las os artistas iam às rádios, televisões, e bailes. Uma delas, a que homenageava Garrincha e que era uma forte concorrente para o carnaval de 1959, era cantada por ninguém menos do que Angelita Martinez, que ia à essas apresentações com Garrincha. Mas como o povo gosta de desvirtuar as "coisas sérias", acabou "alterando a preposição em uma estrofe da dita marchinha, onde originalmente constava que: "Mané que venceu lá na Suécia, Mané que nasceu em Pau Grande." Acabaram alterando para "Mané que nasceu de Pau Grande". Não estou bem certo mas parece que proibiram a execução da marchinha em algumas rádios.

      Excluir
  3. O "Saudades do Rio" registra o aniversário do prezado Derani. À noite haverá festa na redação de "O Pharol".

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia ! Em uma das Copas passadas,depois de assistir a jogos retrancados,vi o final sendo decidido pela loteria das cobranças onde o Zagalo dando tapinhas nas costas dos jogadores dizia "Vamos ganhar". Parei ali. Chega de futebol.Nunca mais fui a um estádio,nunca mais quis saber
    de resultados,classificações,campeonatos. Tem Copa? "Tô nem ai"

    ResponderExcluir
  5. O dono do Citröen era o mais animado.
    Cadê o Biscoito para falar dos carros?
    A primeira Copa a gente não esquece.
    Esta que começa semana que vem ainda está meio murcha. Quase não se vê nada pelas ruas.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Esta foto seria logo após ao encerramento do jogo, ou no dia da chegada da Seleção? Quanto a chegada da Copa, o povo ainda não se esqueceu de 2014, por isso essa total desconfiança sobre a atual Seleção, se ganharem a Copa será apelidada de Seleção Dunga, a Seleção que deu a volta por cima 4 anos depois. Já quanto as Seleções que disputaram Copas do Mundo, para mim a que me deu mais alegrias e deixou mais saudades foi a de 1970 e a que me deixou mais frustrações foi a de 1966 por ter tido a ilusão de que ganharíamos o Tri Campeonato. Tenho visto no Globo Esporte, pessoas que nada entendem ou que buscam se tornar imortais, mesmo ainda estando vivo, se escalando na Seleção Brasileira de todos os Tempos. Portanto também me reservo ao direito de escalar aqui no SDR a minha Seleção de todos os tempos, tomando como referência, somente seleções que conquistaram o título mundial e como formação o famoso 4-3-3, visto este ter dado a Seleção a maioria dos títulos.
    Taffarel, C.Alberto, Aldair, Orlando e Nilton Santos - Zito, Gerson e Didi - Garrincha, Pelé e Pepe.

    ResponderExcluir
  7. Logo o Pepe, que nunca jogou uma Copa, Lino? Sempre arranjava uma dorzinha, um machucado, para não jogar na seleção. Jogava muito no Santos. Tal como o Manga, um monstro no Botafogo e um "amarelão" na seleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, sempre se machucou na Seleção, como no meu time os pontas são fundamentais, diferentemente do que pensava o Telê Santana, esqueci que o Edu estava na Copa de 70. Vou fazer a substituição.

      Excluir
    2. A ADEG informa: substituição na seleção de todos os tempos do Brasil. Entra Edu do Santos no lugar de Pepe.

      Excluir
  8. Teve até coleção de caixas de fósforo com os jogadores da Copa...

    ResponderExcluir
  9. Ótima foto e "outros tempos".Também como o gerente não esqueço aquela manhã de domingo,quando antes do jogo estávamos na rua a preparar uma festa junina.Por volta das 11 hs,a audição com chiados.Lembro do meu pai comemorando cada gol com uma caipirinha.Foram 5 gols....Só festa depois entre muitos foguetes.E em sequência a festa do retorno pelo Brasil afora.De fato "outros tempos"...
    Hoje,vou repetir,considero que a seleção perdeu toda identidade com o país.Jogadores totalmente ligados na Europa e na grana.Aproveitadores de todos os lados,entre empresários,comunicadores e pessoal da publicidade.Muita picaretagem e muito dinheiro.Não estou nem um pouco ligado e não vejo a proximidade do evento.Enfim....
    Cadê o Biscoito?Varios Citroens?

    ResponderExcluir
  10. Observador Esportivo, o verdadeiro6 de junho de 2018 às 10:43

    Titulares: Gilmar, Carlos Alberto, Aldair, Nilton Santos e Roberto Carlos. Zito, Didi e Gerson. Garrincha, Pelé e Ronaldinho Gaúcho.
    Reservas: Taffarel, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Altair. Dino, Rivelino e Rivaldo. Jairzinho, Ronaldo e Tostão.
    3º time: Castilho, Cafu, Bellini, Orlando e Marco Antônio. Clodoaldo, Paulo Cesar e Kaká. Bebeto,Vavá e Amarildo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observador Esportivo, o verdadeiro6 de junho de 2018 às 11:13

      Esqueci do Romário.

      Excluir
    2. Não consegui lembrar de nenhuma boa atuação do Kaká nos jogos decisivos em Copa do Mundo, principalmente contra a França em 2006 e Holanda em 2010. Posso estar enganado, pois não sou especialista, mas ficou a impressão para o torcedor comum que ele "sumia" dentro de campo nos momentos mais importantes da seleção brasileira. Por mim o Juninho Pernambucano seria o titular em 2006, pelo menos. E olha que sou flamenguista.
      Quanto ao Roberto Carlos, muitas falhas para o gosto dos chamados torcedores só em Copa do Mundo.

      Excluir
  11. Vemos um carro especial, até no nome. Cadillac Fleetwood, Sixty-Special. Pode ser 1948, ou 49, pois na traseira nada muda. Tem aqueles primeiros rabinhos de peixe inspirados no caça P-38 que lançaram a moda.
    Ao lado do Cadillac está um Fiat 1100, até 1948, com seu estepe à mostra. E tem o Citroën 11 BL, de 47 a 51. Tem os lotações e ônibus e um rabinho de Cadillac dos anos 50.
    O resto é Chevrolet, o Fusca dos anos 40-50.


    ResponderExcluir
  12. Dos que disputaram a Copa de 58 ainda estão vivos o Dino, Moacir,Pelé,Zagallo ,Mazzola e Pepe,confere? Gostei da seleção do Lino,mas concordo que o Pepe em termos de Copa não vingou.Gostei muito do Eder na Copa de 82 e Zagallo foi um jogador importante.Não sei se escalaria o Orlando para dupla com Aldair e penso que o Falcão está entre os melhores.

    ResponderExcluir
  13. Dos que vi jogar e não foram campeões poderia escalar: Barbosa, Leandro, Luiz Pereira, Juan e Júnior. Cerezo, Falcão e Sócrates. Julinho, Ademir e Zico.

    ResponderExcluir
  14. Gerson e Zizinho mereciam estar na seleção de todos os tempos por uma razão muito forte.

    ResponderExcluir
  15. Ucraniano, o Altair também.

    ResponderExcluir
  16. Podem estar certos que durante a Copa vou cornetar em verde amarelo e não vou deixar por menos.Embora considere o Tite um bom treinador e uma pessoa de bom trato não gosto destes jogadores que aí estão e ficaria mais satisfeito com uma seleção de fato ligada ao Brasil.O numero de mascarados é tão grande que dá para fazer um bloco maior que o Bola Preta e se não rezarem na cartilha vão ser execrados pelo bastão corretivo do SDR.Na ultima Copa foi aquele vexame e um tiro do pé para os politicos que estavam tirando casquinha da disputa.Vai ser na base do ferro e do fogo com o Corneteiro Velho de plantão.

    ResponderExcluir
  17. O pichador do Citroen não esqueceu nem dos reservas Castilho, Dino e Zózimo.
    Vi esses dias o último filme sobre Pelé, mostrando desde quando foi descoberto em Bauru até a Copa de 58. Entre muitas ficções, como a transmissão pela TV no Brasil, coisa que só aconteceria ao vivo 3 Copas depois, o que mais me indignou foi ignorarem no filme o jogo contra País de Gales na fase quartas de final, quando o biografado fez o gol único da partida, em bela jogada, o seu primeiro em Copa do Mundo, de uma série de 12.
    Aliás nesse mesmo confronto o Mazzola fez um gol de bicicleta que foi anulado, não consegui entender nos filmes disponíveis no Youtube o que teria motivado a anulação.

    ResponderExcluir
  18. Poxa, hoje foi saudosismo das copas. As seleções que o pessoal montou são indiscutíveis. Só faltaram definir o "coach": Zagallo, Parreira, Telê, Felipão?...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feola, o primeiro. Simplesmente deixava jogarem. Afinal, ensinar Didi, Zito, Nilton Santos, Pelé,Garrincha,etc...?

      Excluir
  19. Vamos falar português claro: a única coisa em comum entre os jogadores de todas as seleções citadas era sua origem social, já que em condições normais a maioria seria de estivadores (dependendo da época), flanelinhas, lavadores de veiculos, camelos, traficantes (dependendo da época), etc. A diferença é que os atuais recebem salários de Sheiks ou de príncipes árabes, algo incompatível com a realidade. Em 62 e 70 ganharam um fusca pela conquista do titulo. Enquanto isso esses afortunados servem de exemplo para milhões de jovens iguais à eles sem que a lógica os agracia. Enquanto isso o governo exulta com a expectativa irreal dos jovens, já que tem a certeza de que frustrados, serão certamente "funcionários do tráfico" nos currais eleitorais dos políticos. Serão "o futuro do Brasil". As salaam-aleikum...

    ResponderExcluir
  20. Peralta, o implicante6 de junho de 2018 às 16:18

    Tia Nalu e Seleção Brasileira: juntas desde 34.

    ResponderExcluir
  21. Esta foto é do dia da chegada dos campeões ao Rio.Eu estava lá.

    ResponderExcluir