Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de junho de 2018

PRAÇA JOSÉ DE ALENCAR



Nesta foto de Erwin Scheu, de 1935, vemos a região da Praça José de Alencar, na confluência das ruas Conde de Baependi e Marquês de Abrantes.
 
Na foto em detalhe vemos o bonde "Ipanema", nº de ordem 112, cujo ponto final na Praça General Osório já teve foto publicada aqui.
 
Armazém Colombo, à direita,  tinha o telefone 5-2040 e ficava na Praça José de Alencar nº 12. Nos anos 30 funcionava nos dias úteis das 7 às 19 horas, nos feriados das 7 às 18 horas, fechando aos domingos.
 
 
 

20 comentários:

  1. Eu me lembro de uma Garagem Colombo, em uma das ruas que chegavam próximo à praça, talvez a Almirante Tamandaré. Até os anos 80 ainda estava lá. O caminhão de lixo (DLU) era um International dos anos 30. Tinha uma caçamba com tampas deslizantes e era basculante - ao que me parece, um lixeiro, com um garfão, está fazendo o aconchego do lixo para caber mais. Tive um livro da antiga Prefeitura do Distrito Federal, com a foto da entrega de uma batelada deles. Infelizmente, o livro desapareceu, senão estaria no acervo do SDRL.
    Lá atrás, um carro conversível ultrapassa o bonde, uma cena difícil de se ver atualmente. Na esquina da esquerda, parece que havia uma loja da companhia de gás, já grafada em Português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço essa foto. Esse livro não é da Prefeitura do Distrito Federal mas lançado na gestão Faria Lima.Por acaso sei quem o possui.Vou pedi-lo emprestado para verificar.

      Excluir
  2. O relógio marca 08:40, deve ser domingo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.

    As fotos são diferentes, provavelmente tiradas em sequência. O horário da primeira já foi revelado pelo biscoito.

    Reconheço minha ignorância quanto ao local, pois devo ter visto de passagem poucas vezes, e recentemente.

    ResponderExcluir
  4. A segunda foto é um detalhe da primeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto discordar, Dr. D'. Alguns elementos da foto de baixo não aparecem na de cima. Por exemplo, a carroça à esquerda.

      A menos que a foto de cima tenha sido cortada...

      Excluir
    2. O Gerente está certo! Façam um exame dos imóveis e verão que são os mesmos. O ângulo e a distância podem ser diferentes, mas a foto é a mesma.

      Excluir
    3. É a mesma foto.Usei o arbitro de video e pude medir a passada do careta perto do bonde.Uma está mais ampliada ou outra mais reduzida.

      Excluir
    4. As duas imagens são retalhos de uma maior.

      Excluir
    5. Então faltou o principal: a foto original que deu origem a estes dois detalhes.

      Excluir
    6. Aí está a foto original, então.

      Excluir
    7. A tecnologia está aí para ser usada.Biiinnngoooo!!!

      Excluir
  5. Bom Dia ! Na esquerda a carroça de entrega de garrafas de leite dependendo da cor das rodas,pode ser: azul,Normandia ou vermelha,CCPL.

    ResponderExcluir
  6. Conheço muito pouco desse trecho e acredito que a Marquês de Abranches é onde está o bonde, até porque o letreiro nada queria dizer sobre para que lado ele estava indo.
    Parece que nenhuma das construções da foto sobreviveram.
    Se não me falha a memória, esse modelo de carroceria, com tampas deslizantes do caminhão de lixo do DLU, durou até o início dos anos 70.
    A Comlurb deve ser pós fusão, não consigo lembrar.

    ResponderExcluir
  7. Sem camelôs... Sem imundície... A cidade era um Oásis de tranquilidade. E não dávamos conta disso !

    ResponderExcluir
  8. Ali no andar térreo do Armazém Colombo dava para abastecer a adega.Interessante que o comercio ficava aberto nos feriados com apenas uma hora a menos no atendimento,isto naquela época...

    ResponderExcluir
  9. Tem razão o Jaime Moraes.

    ResponderExcluir
  10. Continuo sem acreditar nesta liderança e daqui uns dias a coisa vai pegar pois alguns pontos a favor vão sair de cena.Os rivais que poderiam estar juntos estão ruins também e a tabela favorável vai levando a corrida mas não tem fôlego.Vou continuar cornetando enquanto a bola não rolar de acordo com boa técnica e tática apurada.É só verificar quantos estão na segunda vaga e notar a embolação destas primeiras rodadas.Não vou ficar iludido e ainda tem a questão do Guerrero que pode jogar na seleção e não no clube.Cade a diretoria para contabilizar esta história do atacante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fla que está bem ou os outros que estão tropeçando?
      Eu costumo dizer que o campeonato só começa para valer depois da tal "janela de transferência", com raras exceções. A saída de jogadores pode dar certo para quem não está na liderança e errado para quem está lutando lá na frente da tabela. Mudança de técnico também, é a loteria de acertar o cara que consegue a "química" com os jogadores que o clube dispõe.

      Excluir