Total de visualizações de página

domingo, 17 de junho de 2018

COPA DE 1962


A memória é curiosa.
Vendo este postal com os campeões do mundo em 1962 e a tabela do campeonato no Chile (o dístico tem no verso toda a tabela, aparecendo numa “janela” os jogos das diversas fases quando se gira o disco da frente sobre o disco de trás), volto com facilidade àqueles tempos.
Havia a certeza de ser campeão, um pouco abalada pela contusão do Pelé no segundo jogo, é claro. Mas Garrincha surpreendeu, fazendo de tudo.
Há muito menos entusiasmo agora. A idade, a situação do país, as características desta seleção de “estrangeiros”, fazem tudo ser diferente.
Como será o comportamento da torcida? As ruas parecem desanimadas, sem o colorido das Copas recentes, mas será que com vitórias isto mudará?

14 comentários:

  1. Bom dia: O problema no meu entender depois da decepção de 2014
    a crise econonomica e politica e o fanatismo exagerado da população contribuem para o aparente fracasso de torcer. Essa quase loucura do povo em encontrar herois causa um descontrole] quase irracional na população. Convenhamos paralisar um pais por causa de um jogo de futebol é demais.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, MAYC. A decretação de ponto facultativo que de facultativo não tem nada é um absurdo. Só porque há um jogo de futebol o país para. País este que está tão necessitado de trabalhar, produzir, se recuperar. É de um populismo sem nome. Mas o que esperar desta safra de governantes?
    Quanto ao futebol como o Brasil tinha craques nesta época de ouro dos anos 50 e 60. Só na ponta-direita tinha o Garrincha, Joel, Julinho, Maurinho, Espanhol, Jair da Costa, Sabará, Jairzinho, outros de São Paulo e do Rio Grande do Sul cujos nomes não lembro agora.

    ResponderExcluir
  3. Se me explicarem por que alguém torceria por quem diariamente tenta te lesar, te expropriar, suprimir teus direitos à saúde, à educação, à aposentadoria, infernizar o teu futuro (se houver algum), e além de tudo isso confiscar cerca de 45% de sua renda sob a forma de "impostos", eu digo que deve ser louco. Baseado nessa lógica, ninguém torceria pelo Brasil. Eu, por exemplo, torço para o fracasso do Brasil na Copa e ainda de muitos (não todos) dos seus "craques", já que em "condições normais" fariam boa figura com flanelinhas, camelôs, M.Cs, funkeiros, "aviões", "auxiliares de serviços gerais", etc...

    ResponderExcluir
  4. Tenho ,Não sei onde,um postal igual ao da postagem.Tenho de seleção com identidade com o país. Hoje não tenho nenhum sentimento com está seleção. Se se ferrar quero ver a cara dos oportunistas de sempre.

    ResponderExcluir
  5. Houve uma exploração exagerada do futebol. O fanatismo perdurou durante anos e como consequência a motivação diminuiu. Estamos no limiar da extinção do futebol, tal como o temos hoje. Outras regras, outras técnicas e tomara... menos "armações"

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Eu torceria pela Seleção Brasileira, mas vou torcer contra, não por problemas de políticos, situação do País, etc, e tal. Torço contra por causa do seboso, arrogante, prepotente, nojento do Neymar, no bolão do grupo, coloquei Suíça 2 X 1 Brasil. Torço para que quebrem a perna do Neymar logo no primeiro jogo, que ele saia do time, assim volto a torcer pelo Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde.

    Na expectativa para a estreia, os brasileiros estariam ressabiados com a derrota parcial dos alemães?

    Sobre a copa de 62, no Chile, impressiona que dos 16 participantes, 10 eram europeus. Os demais americanos do norte e do sul. Nenhum africano ou asiático. Não à toa doze anos depois o Havelange conseguiria se eleger presidente da FIFA, vencendo o eurocentrismo vigente. O que ele fez depois, aí é outra história...

    Interessante quem torce contra os "caucasianos" da seleção... Devem ter gostado da Islândia. Porque até Alemanha e Dinamarca têm os seus.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal vai passar a torcer pelo Brasil para cruzar logo com a Alemanha?

    ResponderExcluir
  9. Editores dos jornais Mexicanos correm para alterar a manchete dos jornais de amanhã. Desta vez jogamos como nunca e finalmente vencemos. México 1 x 0 Alemanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve até abalo sísmico na hora do gol... Dizem que foi excesso de pulos dos mexicanos.

      Excluir
  10. Os mexicanos optaram por correr risco.Se fosse mantido o ritmo do primeiro tempo,triunfo mais fácil.Passaram sufoco por opção.E a Alemanha não esperava por esta,mas o grupo é sopa de minhoca.

    ResponderExcluir
  11. Hoje o Corneteiro Velho vai ter bastante assunto.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite a todos,
    Vocês estão sendo muito cruéis com o Neymar e a Seleção. O que aconteceu hoje é que o novo cabelo do Neymar não foi aerodinamicamente eficiente, o que prejudicou a dinâmica da equipe. Isso será resolvido até o próximo jogo. Além disso, o próprio Tite falou que o Neymar não está cem por cento, pois ainda faltou fazer a sobrancelha. Portanto vamos manter a calma e atender o nobre chamado do nosso excelentíssimo Presidente Temer, que pediu para todos os brasileiros para torcerem para a seleção. Rumo ao Hexa!!
    Há braços

    ResponderExcluir
  13. Eu já havia cornetado e ninguém estava levando fé.Agora verão que minhoca não é jacaré e este bando de mascarados vai ter que sambar na corda bamba pois não são o que pensam.O tal Neymar cada dia mais enfeitado e preocupado só com ele mesmo.O Tite vai ter que mudar o vocabulário e dar uma de Yustrich pois caso contrario vai babar na gravata.Um belo inicio já previsto pelo Corneteiro em verde amarelo.

    ResponderExcluir