Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de junho de 2018

FORTE DE COPACABANA



 
Hoje o “Saudades do Rio” toma a liberdade de copiar um estupendo “post” de Maximiliano Zierer.
“A foto mostra as obras de construção do Forte de Copacabana em 1910, na Ponta da Igrejinha, no Posto 6. No alto da foto, à direita, a Igrejinha de Copacabana.
 As obras de construção do Forte foram iniciadas em 5 de janeiro de 1908, sob a coordenação do Major Arnaldo Pais de Andrade, na presença do então presidente da República, Afonso Pena, e do Ministro da Guerra, Marechal Hermes da Fonseca.
As peças vieram desmontadas da Alemanha, em cinco mil caixotes, transportadas por navios e desembarcadas num cais especialmente construído para esse fim no local, onde os seus restos podem ser vistos até hoje.
 A obra foi inaugurada como Forte de Copacabana em 28 de setembro de 1914 pelo então Presidente da República, Marechal Hermes da Fonseca. A fortaleza foi considerada, à época, a mais moderna praça de guerra da América do Sul e um marco para a engenharia militar de seu tempo.
 Ao contrário do que muitos acreditam, a Igrejinha de Copacabana só foi demolida após a construção do Forte. Ela foi desapropriada por um decreto do dia 20 de março de 1918 e demolida no mesmo ano. A imagem de Nossa Senhora de Copacabana foi recolhida pela família Tefé à sua residência em Corrêas, Petrópolis. O fundador e a data em que a Igrejinha foi edificada ficaram perdidos no tempo. Sabe-se apenas que era antiqüíssima. Já em 1732 o bispo frei Antônio de Guadalupe, estando a ermida em ruínas, ordenava consertos no seu telhado, paredes e alpendres.”
Acrescento ao “post” do Zierer algumas informações e outras duas fotos, a última dos anos 70:
- O primeiro comandante do Forte foi o Major Antonio Carlos Brasil, que, no entanto, faleceu em 1912.
- Em 1913 houve um escândalo, pois “foi recebido e aplicado em uma fortaleza, material que posteriormente se reconhece ser imprestável”. Referência à importação feita da Casa Krupp de canhões e fuzis.
- Em 1914 foi nomeado comandante o Major Marcos Pradel de Azambuja.
- Como no dia 1º de Setembro de 1914 haveria a experiência da artilharia do Forte foi emitido aviso para os vizinhos de Copacabana e Ipanema deixaram portas e janelas abertas devido ao estampido dos grandes canhões.
- Ocupando uma área total de 114.169 m2, o Forte de Copacabana foi construído em forma de casamata, com 40.000 m2 de área e 12m de espessura em suas paredes externas. O Forte contava com canhões alemães Krupp, alojados em cúpulas encouraçadas e móveis. Dotado de usina elétrica própria, depósitos de víveres e munição, refeitório, cozinha, alojamentos e enfermaria, serviu como unidade de Artilharia e foi palco de acontecimentos importantes de nossa história, como o "Dezoito do Forte". Atualmente abriga o Museu Histórico do Exército, aberto diariamente à visitação pública.

23 comentários:

  1. A importância de Copacabana na defesa do Rio remonta ao século XVIII quando Copacabana foi integrada ao sistema defensivo da cidade, abrigando núcleos de artilharia nas extremidades da praia, nos fortes do Vigia no Leme, ao lado da igrejinha de Copacabana e também no Inhangá, na ladeira do Leme.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Luiz.
    É com imensa satisfação que vejo este site mantendo o já bem conhecido e excelente nível de postagens. Apesar de "deaparecido", procuro acompanhar o que acontece aqui.
    è sempre interessante lembrar que existem quatro ou cinco fortes costeiros de cúpula (sistema Krupp/Grusonwerk) no mundo, sendo três deles na baía de Gunabara : Imbuhy(1901), Lage (1903-07) e Copacabana (1914).

    ResponderExcluir
  3. Muito boas informações,que desconhecia totalmente,como o fato das peças serem egressas da Alemanha e aqui estruturadas.Hoje seria um canal excelente para superfaturamentos....Já estive no local e ainda é bastante aprazível com uma vista maravilhosa.Muito boa postagem.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. A única coisa que posso falar do Forte de Copacabana é que tem uma vista deslumbrante, uma filial da Colombo e um ponto excelente para fotografias.
    FF. A Espanha e Portugal que a princípio esperávamos que não tivessem problemas na chave, sofreram horrores no final dos seus jogos de ontem.

    ResponderExcluir
  5. Essa era uma das minhas visões obrigatórias no tempo em que eu morei no edifício Egalité. Ainda é uma das regiões mais tranqüilas do Rio. Bons tempos. Atualmente estive algumas vezes no restaurante do Clube Marimbás, que funciona junto ao forte, e dá para ver que o movimento na instalação militar é bem pequeno, bem menor do que havia nos bons tempos do regime militar. FF. A auto estrada Grajaú Jacarepaguá amanheceu fechada nos dois devido a uma operação policial nas favelas do Lins. Como se vê,toda a cidade está sujeita ás operações policiais, e não apenas as áreas mais carentes e perigosas como Jacarepaguá, Curicuca, C.D.D,e toda a região do B.R.T...

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia!Mais um dia de aula. Bom saber que pode ser visitado.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia.

    Fui pelo menos duas vezes nas exposições de carros antigos e aproveitei para visitar o museu.

    ResponderExcluir
  8. De repente começaram a dizer que o Douglas Costa é o melhor do mundo e a contusão vai atrapalhar o Brasil quando na verdade este jogador já acumula um cartel variado de problemas médicos e nem sei se deveria ser convocado.Também é uma chatura os caras da imprensa que parecem viver as custas do Neimar e só vivem a falar bem de um jogador que faz tudo para complicar esquecendo que deve ser profissional acima de tudo.Para tudo do Neimar eles encontram justificativas e procuram endeusar um jogador mimado e mal educado que deveria aprender com outros pares .Estou pronto para continuar cornetando se não cumprirem com o programado.

    ResponderExcluir
  9. Quando vi a primeira foto pensei numa usina nuclear.
    As formas arredondadas de algumas lajes são para resistir melhor aos impactos das bombas.
    Consta que o forte mandou alguns avisos ao navio onde estavam os destituídos do governo interino de 1955, quando o Café Filho ficou doente.
    A era dos mísseis deixou os fortes quase sem utilidade.

    ResponderExcluir
  10. Totalmente fora de foco: Não se faz mais políticos e militares como antigamente. A "Ópera bufa" que se desenrola no Rio de Janeiro teve capítulos "imperdíveis! O Chefe da Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa, convocou realizou um "fórum" do qual são parteintegratnte as ongs de direitos humanos, a anistia internacional, as associações de moradores da maré, integrantes do psol, o próprio chefe de polícia, e naturalmente marcelo freixo e sua "troupe" de advogados, para "discutirem estratégias em operações policiais e o uso de helicópteros" na Maré para que "vidas sejam preservadas". Segundo a mãe do menor morto, ele declarou que "foi a polícia que atirou"...Seria risível se a situação não fosse tão grave, ainda mais porque no tal "fórum" não foram convocados em momento algum os traficantes e os bandidos lá homiziados e que são a causa desses confronto. Mas resta uma dúvida: O testemunho do "de cujus", tão veemente, acusando a polícia {como sempre} de sua morte, terá "valor legal"? E em caso afirmativo, tal depoimento será "psicografado" ou através de "incorporação em um médium?" E enquanto isso o "panen et circenses" está a todo vapor nessa véspera de feriado..Brasilsilsilsilsil!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que na necropsia o tiro entrou pelas costas e saiu pelo peito, portanto o menino ou estava de costas para o caveirão e portanto não poderia afirmar que o tiro teve origem deste, ou o tiro partiu dos traficantes. Agora o mais importante, por onde andava a mãe dele que permitiu que ele fosse para a rua durante a troca de tiros.

      Excluir
  11. O futebol e em particular a Copa do Mundo acabam influenciando na postura de locutores e comentaristas encarregados daquilo que seriam informes interessantes aos telespectadores.Sempre funcionou assim mas com o advento dos grandes negócios atrelados ao futebol a coisa acaba por desandar e a briga acaba respingando nos consumidores aqui chamados telespectadores.São obrigados a ouvir o que não querem e o que não gostariam.Exemplo claro é a relação da Globo com Neymar e seus empresários.O jogador que já teve contrato com a emissora desempenha um papel surreal nesta relação e posa muito de vitima com seus assessores cobrando uma postura benevolente para o jogador.Volto outra hora.

    ResponderExcluir
  12. Risível é a tentativa dos mesmos em demonizar uma pessoa assassinada pelos órgãos de segurança (sic) do estado. Mais de uma pessoa afirma que o tiro partiu do "caveirão". O tiro entrou pelas costas, mas também mais de uma pessoa afirma que o estudante estava com a cabeça virada na hora do tiro.

    Mas, claro... Aqui pode decretar: " caucasiano" é tudo bandido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto eu estou falando o que a perícia divulgou, para mim pouco importa se ele é favelado ou mora na zona sul, se ele é preto ou branco, se ele é pobre ou rico. Outra coisa que eu questiono, é o que a mãe dele estava fazendo, que o deixou ir para a rua durante o tiroteio.
      E pelo o que você afirma ele deveria estar possuído pelo demônio como a menina do filme exorcista, para poder girar a cabeça de 180 graus e poder ver o tiro de onde partiu.

      Excluir
    2. Lino, sua última frase é de um humor negro atroz. Uma pessoa com a cabeça virada para o lado pode muito bem olhar para trás. Ou o laudo cadavérico atestou que o garoto tinha torcicolo?

      Outra coisa: o rapaz não morreu instantaneamente. Foi levado para o hospital, onde conversou com a mãe, não lembro se pessoalmente ou por telefone, antes de ser operado. O que a mãe fazia no momento do tiroteio eu não sei mas pelo jeito ela também virou suspeita... O garoto já estava na rua quando o tiroteio começou e tentou se proteger.

      Excluir
  13. Estava na cara que a catimba argentina ia prevalecer e o juiz deu uma ajudinha mesmo com o vídeo.

    ResponderExcluir
  14. Voltando da "maratona" de jogos: o cais citado no texto deve ser o pedaço restante que aparece na foto colorida. No Google Maps: atualmente ele aparece inteiro.
    Quem diria, a alemã Krupp vendendo porcaria para o Brasil. Uns 30 anos depois ela ofereceu de construir a primeira grande siderúrgica brasileira, provavelmente em Santa Cruz, mas perdeu para os americanos, mesmo porque seria difícil atravessar o Atlântico dominado pelos navios britânicos já no início da 2ª. Guerra Mundial. E foi construída em Volta Redonda, por medo de bombardeios e possível agravamento na falta d'água no Rio de janeiro.
    Mais 70 anos, já como Thyssen-Krupp, conseguiram, porém já foi vendida, dizem, para os argentinos.
    Aliás, o que era uma ironia, chamar nossos vizinhos de "Los Hermanos" agora parece que virou um apelido entre amigos na mídia. Duvido que a imprensa esportiva da Argentina trate tão bem "los brasileños".

    ResponderExcluir
  15. Observador Esportivo, o verdadeiro26 de junho de 2018 às 17:56

    Como esta seleção brasileira não me motiva a torcer gostei da vitória da Argentina, pois o que quero é ver bons jogos. França e Argentina promete.
    Está insuportável assistir as entrevistas do Tite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já foi dito aqui por alguém o Tite parece um pastor juramentado e vai ser candidato a mala da Copa disputando com o Galvão Bueno que sempre foi hors concours.

      Excluir
  16. Tendo em vista o comentário das 13:26, é temerário alguém afirmar que o adolescente "foi morto pelos órgãos de segurança do Estado", a menos que "estivesse lá ou "rezasse a mesma cartilha política" daqueles moradores. Acredito que ninguém aqui "neste sítio" conheça alguma das favelas da Maré: É um outro mundo. Tive oportunidade de estar naquele local por três vezes e é de impressionar. Talvez por razões que aqui não vem ao caso mencionar, digo que também é temerário tratar os moradores de lá como "vítimas da sociedade ou pobres coitados", já que são doutrinados exaustivamente "pelos partidos de esquerda", são articulados politicamente, e francamente associados com elementos perniciosos ligados ao tráfico de drogas. A grande maioria deles "não que deixar a favela". O problema é muito sério e não é apropriado fazer qualquer tipo de ilação irresponsável ou de conotação "vermelha". A propósito, o menor assassinado não era "caucasiano", assim como muitos moradores de lá. A "doutrinação esquerdista" que em sido feita nas escolas e universidades a partir dos anos 80 e 90 produz resultados surpreendentes, sejam eles hilários, patéticos, ou as duas coisas...

    ResponderExcluir
  17. Só digo o seguinte: o sábado promete... Uruguai X Portugal e França X Argentina! E os vencedores se cruzam nas quartas de final.

    ResponderExcluir
  18. FF. Parece que o trabalho feito pela a Alemanha que resultou no título mundial de 2014, foi por água abaixo. A atual seleção está carente de alguns jogadores que se aposentaram como o Lahn e Schweinsteiger. É o que eu falo tem um monte de jogador com muito nome, mas são uns tremendos enganadores, quando chega na hora H, que tem que aparecer e decidir, desaparecem do jogo, tremem na hora de finalizar, etc. São eles, Higuain, Aguero, Di Maria, Ozil, Levandovisk, Khedira, Quadrado, Paulinho, e mais alguns que não me vem a lembrança no momento.
    Vamos aguardar o jogo do Brasil e ver se não faremos o mesmo papelão.

    FF.2 E quase que o editor do jornal Mexicano teve que reviver a eterna manchete; "Jogamos como nunca e fomos eliminados como sempre".

    ResponderExcluir