Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de junho de 2018

MANDERBACH



“Prezado Luiz,
Parabéns pelo blog que acompanho há muito tempo. Seguem fotos de meu pai Germano Adolpho Manderbach em um planador Neva B Monitor, vulgo Neivão, em Manguinhos por volta de 1945/46.
A segunda foto foi tirado na rampa do Iate Clube Do Rio de Janeiro entre 1942/43, onde ele tirou o brevet de avião.
A última acredito que seja na Quinta da Boa Vista em alguma competição. Meu pai é o segundo da esquerda para direita na fileira de trás com um modelo com asa bem grande. Pena não poder identificar os demais. Acredito que seja entre 1940/41.
Caso seja útil pode utilizá-la como quiser.
Obrigado e boa noite.
Alexandre Manderbach”
PS: por curiosidade fui procurar no acervo do Correio da Manhã, da década de 1940, o nome de Germano Manderbach. Há citações como “Pelo comando da 1ª Região Militar foram autorizados a se ausentar do país os seguintes reservistas: (...) Germano Mandercah, aos Estados Unidos, em caráter transitório”.  
E um elogio por ocasião de prova de tiro ao alvo em preparação dos atiradores para o Campeonato Mundial de Tiro a ser realizado em Buenos Aires, em 1949: “Devemos destacar o resultado de Germano Manderbach, atirador quase estreante em provas desta natureza, o qual pode aparecer com sucesso em qualquer competição.” Germano Manderbach – F.F.C. fez 586 pontos e obteve o 2º lugar.
O “Saudades do Rio” agradece a colaboração do Alexandre e a visita de muitos desconhecidos (a média tem sido entre 300 e 400 visualizações diárias).

15 comentários:

  1. As publicações na internet são um enigma pois não se tem idéia de quantos as visualizam. Se todos os que acessam pudessem ser identificados certamente haveria muitas surpresas.
    É impressão minha ou antigamente havia mais gente interessada em aviões. Vemos muitas fotos desses pequenos aviões nos aeródromos de Manguinhos e da Urca. Já o aeromodelismo que era uma febre naquela época hoje quase não se vê, embora tenham aparecido os drones.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.

    Como diz o sumido JBAN, temos tesouros em casa. Ele também diz que o mundo é uma ervilha, mas isso é outra história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: ele também diria: "Aqui é o Voando Para o Rio?"...

      Excluir
  3. Bom dia a todos. Talvez por não ser chegado a alturas, não tenho muita simpatia por coisas aéreas, aviões, paraquedismo, competições de aviação, até mesmo saltos ornamentais não gosto de ver, nem tanto pelo tipo do esporte, mas devido a altura que os atletas saltam dos trampolins de plataforma, o salto que os atletas plantam bananeira na ponta da plataforma, sempre me causa uma tensão. Como o mestre Plínio comentou, acredito que os praticantes de aeromodelismo tenham diminuído como se pode constatar nas pistas do Aterro do Flamengo aos domingos, nos dias de hoje quase sempre vazias ou com um ou dois praticantes no máximo, não sei também se devido ao custo dos aviões e aparelhos serem altos creio eu, tenha diminuído o número de praticantes do esporte.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia! Lembro que lá pelo final dos anos 40,do quintal de casa por várias vezes vi "um avião rebocando outro".Por falta de informações maiores,eu achava que como nos ônibus, um avião tinha enguiçado e o avião reboque o estava levando para a garagem.Tinha também alguns que o piloto se divertia tirando um fino com seu Teco-Teco nos balões que na maioria das vezes ao receber o vento provocado pelo avião murchavam e com isso apagava as buchas e caíam rápido, sem avarias,para a alegria da garotada que corria para pega-los

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo sucesso da página, Dr. Luiz !!!

    ResponderExcluir
  6. A turma do aeromodelismo deve estar procurando espaços cada vez mais distantes par não ter interferência com construções próximas.
    Um sumido blogueiro do Rio Antigo, o P. Gomes, se não me falha a memória, tinha muitas fotos e até filmes dessas atividades mostradas hoje. Não seria surpresa se o pai dele seja um dos que estão na foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PGomes, gente finíssima, foi quem me incentivou a vir para este provedor, dada a qualidade das imagens. Perdi o contato com o blog dele. Alguém sabe qual é?

      Excluir
  7. Caro Luiz,
    informo que meu primo Claudio Luis James, morador de Buenos Aires, é visitante diário do SDR. Ele é argentino, mas carioca honorário. Helena , irmã de minha mãe, casou-se com Luis James e foi morar na Argentina. Meus primos passaram todos os verões no Brasil e sabem mais de Rio do que muito carioca. Está na hora da Câmara - dentre tantas coisas supérfluas - homenagear o SDR, carioca raiz!

    ResponderExcluir
  8. Olá Luiz

    Obrigado pela postagem. Como disse o Augusto, quantos tesouros não estão escondidos em casa. Com relação a ausência do país em 1940, meu pai foi fazer um curso de mecânica em uma fábrica de motores nos Estados Unidos por seis meses e por ser reservista acredito que essa autorização fosse necessária por ser época pré guerra para o Brasil. Com relação ao tiro, ele foi atleta do Fluminense a vida toda e a especialidade era carabina deitada. Como seria bom se todos procurarem seus baús. É a soma dessas pequenos relatos que contam a história de uma nação. Sds a todos.

    ResponderExcluir
  9. O Rio visto através das histórias de cada um é tão ou mais interessante que a história oficial.
    Esta é acontribuição dos blogs do Rio Antigo.

    ResponderExcluir
  10. Assim como o Lino,não tenho maior afinidade com o tema,mas vou ficar aprendendo.O PGomes sumiu do pedaço e com ele o Rio de Outros Janeiros.Estaria ele em outra plataforma?Era um dos mais afeitos na área em questão.

    ResponderExcluir
  11. https://riodeoutrosjaneiros.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  12. Viajei uma vez em 1973 para Salvador em um avião Militar e o vôo demorou 5 horas, com escala em Caravelas. O avião era um C 47 que voava baixo. Partindo do Galeão, vi a obra da ponte Rio Niterói e uma Região dos Lagos quase virgem. "Eram outros tempos"...

    ResponderExcluir
  13. Observador Esportivo, o verdadeiro25 de junho de 2018 às 17:47

    Portugal sofreu muito com o Irã. O gajo poderia ter sido expulso, o juiz ainda deu uma ajudinha com um pênalti não marcado e o atacante do Irã fez a gentileza de perder um gol feito nos acréscimos.
    Espanha salvou-se por milímetros com auxílio do VAR, Marrocos também perdeu gols e o juiz também ajudou o time de camisa mais pesada.
    Amanhã teremos um Argentina x Nigéria que promete mais emoções.

    ResponderExcluir