Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

LARANJEIRAS



 
Estas duas fotografias, estupendas, foram garimpadas pelo Julio Reis. Não sei a origem.

Vemos bondes no Largo do Machado e na Rua das Laranjeiras.

19 comentários:

  1. Estupendas! A foto do Largo do Machado mostra um automóvel do princípio do século XX, deve ser em torno de 1910.
    A outra foto mostra um bonde mais moderno, porém sem número (<1943) e o que me parece ser um lampião a gás. Seria dos anos 30?

    ResponderExcluir
  2. Que cidade mais pacata. O fato de ter pouca gente ajudava muito.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.

    Acredito que as fotos sejam da mesma época, anos 1910.

    Já tem um tempinho que não passo pelo Largo do Machado.

    FF: o Paquetá durou só cinco jogos. O Zé Ricardo pode ser a bola da vez.

    ResponderExcluir
  4. Continuando na mesma jurisdição de ontem, porém não vou contar quem são as três tias que estavam ali a "tricotar" na rua, quando algo chamou a atenção. Uma delas em "estado interessante", como se dizia antigamente.
    Apesar do tempo embaçado, o Corcovado sem Cristo. Até porque as roupas do trio feminino são dos tempos anteriores aos últimos anos da década de 20 do século passado.
    Acredito que o objetivo do fotógrafo era mostrar os bondes, os trilhos e as obras referentes a eles, acabadas ou em andamento.

    ResponderExcluir
  5. As fotos são situadas em torno de 1910. Quanto ao "estado interessante", devia ser tão interessante como "incomodada", "chico", "paquete", e "fez mal".

    ResponderExcluir
  6. Região das tias e elas estão lá,donas do pedaço.Sem muitos comentários....

    ResponderExcluir
  7. Bom dia ! Beleza de fotos ! Na segunda, as 3 "tias" (como as chamou o Paulo Roberto) se encontram em frente ao Instituto Nacional de Educação de Surdos, que fica na desembocadura da Rua Soares Cabral. Atrás do bonde "Águas Férreas" podemos ver o morro D.Marta, além do Corcovado, como também já se referiu o P.R..

    ResponderExcluir
  8. Ff. Existe um aplicativo chamado "Onde Tem Tiro", que informa em tempo real, locais de assaltos, arrastões, acidentes, etc. Hoje foi noticiado que ás 3:30 um ônibus do BRT foi incendiado na estação de Curicica. Como se vê, a violência não dá trégua...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos. E sempre se comenta que nas fotos antigas quase não se vê pessoas nas ruas, nesta primeira foto, tem tanta gente que até parece que vai ter uma festa. Já na foto dois gostei da luminária, acho que as tias estavam comentando justamente sobre ela, já a carroça acho que estava transportando matéria prima para alguma indústria têxtil, provavelmente para a da R. Gen. Glicério. Olhando esta rua tão lisinha assim mesmo com os trilhos, dava para jogar um bola nos dias de domingo.

    ResponderExcluir
  10. O Mosquito sem pilha demorou a se mexer e a coisa só andou no ultimo lance do jogo.No Flamengo quando não dá na técnica tem que ser na garra e tome torpedo daqui e dali.Tinha que alterar já no intervalo pois o time não estava encaixando no tempo inicial e depois das entradas de Vitinho e Lincoln passou a ter mais movimentação com o Gremio sentindo pressão.No primeiro tempo ficou zanzando bola na defesa e com riscos de ver o tricolor sapecar pois tem o Luan e o Everton muito perigosos.O resultado foi justo mas tem que acertar alguma coisa a mais se deseja subir.Não pode reclamar que está faltando jogador,talvez mais um volante.A corneta pode descansar dependendo do que vem nesta dura jornada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observador Esportivo, o verdadeiro2 de agosto de 2018 às 13:50

      Chegou o Piris como volante. Quem destoou foi o Uribe. Também acho um risco enorme trocar passes defronte da área.
      Estou começando a mudar de opinião sobre o Marlos. E o Diego não pode perder um gol como o daquela cabeçada aos 90’. Alguém sabe do Dourado, terceiro reserva?

      Excluir
  11. Fotos incriveis de uma cidade civilizada ,quando ainda se escrevia Humayta com ¨Y¨

    ResponderExcluir
  12. Interessante na foto 1: o bonde possui coletor de energia do tipo arco, o que era incomum naquele modelo de bonde, em que imperava o coletor tipo carretilha. Quanto à época, realmente ambas podem ser da década de 1910, já que bondes do modelo da foto 2 começaram a circular justamente por volta de 1910.

    ResponderExcluir
  13. Obituário Esportivo2 de agosto de 2018 às 14:00

    Faleceu o ex-goleiro Marcial que veio do Atletico Mineiro para o Flamengo e foi campeão de 1963.Depois foi ao Corintians e deixou os campos aos 26 anos para estudar medicina.Atuava como anestesista no interior de Minas e tinha 77 anos.

    ResponderExcluir
  14. O comentário de 11:40, alarmista como a fonte usada, deveria ter procurado uma fonte mais confiável, como a própria operadora do sistema BRT, que em nenhum momento usou o termo incêndio para o incidente descrito.


    BRT Rio
    10 h ·
    O BRT Rio informa que os embarques e os desembarques na estação Curicica, apenas sentido Alvorada, estão temporariamente interrompidos, por causa de um problema com um articulado na calha.

    Em outras ocasiões, a operadora é bem enfática em episódios de vandalismos. Acrescentando que incêndio também pode ser provocado por panes elétricas, coisa comum em alguns modelos de articulados.

    Ao contrário de notícias alarmistas, prefiro noticiar assalto de igreja no Rocha ou prisão de subtenente do exército ligado a milicianos, notícias veiculadas por jornais como O Globo,por exemplo. Mas esse jornal agora é comunista...

    ResponderExcluir
  15. Por falar em ocorrências policiais, não tenho ouvido falar do interventor e do secretário de segurança pública. Será que ando meio desligado? Quem sabe eles são do tipo "come quieto" e a qualquer momento vão nos surpreender positivamente?
    Lembrando que o próprio comandante da intervenção era bem pessimista nos primeiros meses da operação, embora de maneira sutil por ser um militar e que, portanto, não pode emitir opiniões, só obedecer.

    ResponderExcluir
  16. Estas duas imagens adquiri no ebay na frança e consta atrás das imagens a data de 1918,o Julio Reis deve ter copiado do ebay

    ResponderExcluir
  17. O Julio Reis deve ter copiado as imagens do Ebay França, pois adquiri as duas imagens no site deles

    ResponderExcluir