Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de agosto de 2018

ONDE É?



 
Onde é cada uma destas fotos?
 
Os locais são próximos uns dos outros. Os anos são 1961, 1962 e 1965.

21 comentários:

  1. Bom dia.

    Em comum nas três fotos, além da presença de veículos, a falta de conservação.

    Na primeira foto, um sósia do Castelo Branco passa perto de uma placa anunciando escola para motoristas.

    Na terceira, uma placa de contramão e outra de escola. Pode ser uma banca de jornais na calçada.

    Na primeira e terceira foto, prédios em construção.

    Os automóveis deixo para os "moradores de arrabaldes", segundo o general de plantão no site. Segundo ele, só quem mora nesses locais "fuleiros" podem identificar carros velhos, viu Dieckmann?

    ResponderExcluir
  2. Pensei que fosse o Lacerda na 1ª foto.
    Na 3ª foto um lindo Plymouth e um Mercedes igual ao que havia na minha rua na Tijuca só que era movido a diesel.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.
    Parece muito com a Rua Henrique Valadares, chegando na Praça Cruz Vermelha.

    ResponderExcluir
  4. A terceira foto é na Rua Pinto Figueiredo na Tijuca. No canto da foto parecem ser as obras de abertura da ligação entre General Roca e Antonio Basílio. As outras fotos estou pensando...

    ResponderExcluir
  5. Aquele Jeep da primeira foto era da escola naturalmente.Carro bastante usado pelas auto escolas de antanho,penso que pela altura,mas deixo para o Biscoito informar.Na segunda foto tem um Austin e aí penso estar correta a afirmação,pois meu saudoso pai teve um parecido por alguns meses.Operação tapa buraco deveria estar na ordem do dia.Vou dar um chute: Botafogo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Ruas da Tijuca, a primeira foto me parece a Gen. Espírito Santo Cardoso, a 2ª é a Pça Xavier de Brito e a terceira me parece a R. Maxwell.

    ResponderExcluir
  7. A segunda foto é na Avenida Maracanã com Eurico Rabelo. A primeira ainda não localizei...

    ResponderExcluir
  8. Só posso garantir que não é Ilha do Governador.....
    Atrás do Austin "ovo de Páscoa", um "Topolino" ( ou também apelidado de Balila) de 500 cilindradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também garanto que não é Madureira,Jacarepagua,Curicica,e a região do BRT...

      Excluir
  9. Vejam a banca de jornais.Buracos para todos os lados e fubicas em profusão num festival de horrores.Tem gente apreciando mas eu continuo sendo Do Contra.

    ResponderExcluir
  10. Nem me arrisco quanto ao lugar, que, para mim era Botafogo; daí, melhor ficar com os automóveis.
    Lembro bem da autoescolas usando Jeep. Eu aprendi com meu pai e fiz exame no carro dele, um DKW 1001.
    Na primeira foto, o Jeep da escola e um Dauphine, já que estamos em 1961 e o Gordini só seria lançado em 62.
    Na segunda, o Austin A-70 Hampshire, vendido entre 48 e 50. Discordo do apelido ovo-de-páscoa que era dedicado à seguinte geração de A-40 e A-70, os modelos Somerset e Hereford. Poucas vezes vi um desenho tão mal parido quanto o desses substitutos. Já o carro da foto, acho muito elegante para um carro médio e popular. Atrás do Austin vem um Fiat 500c Topolino de 1949, ou Pulga aqui no Brasil e um DKW pré-1961 (é uma camionete Universal - Vemaguet só com parachoque pontudo).
    Na terceira fotografia, um Plymouth Belvedere 1957, um Mercedes-Benz 170 S, de 1950, um Fusca e um Aero-Willys 2600, atrás do Mercedes. Estes Mercedes 170 S vieram para o Brasil sempre com motores a gasolina, embora houvesse um modelo diesel deles. O Mercedes Diesel de passeio que apareceu aqui era o 170 D, bem parecido e reconhecível por ter o estepe estampado no porta-malas.

    ResponderExcluir
  11. vcs são pouco nacionalistas... o mais legal dessas fotos são o Dauphine e o DKW nacionais e pioneiros da nossa industrias. Certamente é Tijuca.

    ResponderExcluir
  12. A primeira foto lembra aquela famosa em Brasília: "Para onde vai Jânio Quadros?".

    ResponderExcluir
  13. Errata: A foto famosa foi em Uruguaiana-RS.

    ResponderExcluir
  14. achei que eram por volta do Humaitá. Sobre carros a lembrança que tenho é dos de Petrópolis, que na coluna tinham um bracinho de seta que levantava e priscava quando acionado internamente, e os pneus de banda branca.

    ResponderExcluir
  15. Tenho tanta certeza do local da foto 3 que se alguém for no boteco que existe nessa esquina da Pinto Figueiredo que o verá no mesmo estado. Foi realmente no final de 64 que abriram o "beco" onde ficava o Bob´s , que se "transformou" no início da Antonio Basílio. Cortando o casario que existia está a rua Soriano de Souza, que começa na Barão de Mesquita e termina no "largo" que existe no fim da galeria do antigo Cinema Eskye. No lado direito da foto aparece a demolição do casario citado e que fez com que a rua Almirante Cochrane chegasse à General Roca, depois de demolido o casario existente e chegando até a Major Ávila, que que se tornou a continuação da Santo Afonso, que por sua vez termina na General Roca. Hoje em dia vindo da Almirante Cochrane, é possível ir em linha reta até a José Higino, o que era impossível até 1970. A casa recuada não existe mais e o tapume que aparece deu lugar à um prédio de apartamentos que fica na esquina de Avenida Maracanã {fora da foto}.

    ResponderExcluir
  16. Aquele cara apoiado no poste lá na primeira foto sou eu em 1961 esperando minha aula para tirar habilitação.Hoje a minha carteira é renovada de 3 em 3 anos e já pode ser levada no celular.Podem ter certeza que as fotos são do bairro Tijuca.

    ResponderExcluir
  17. RESPOSTAS:
    1) Avenida Maracanã com Rua São Francisco Xavier.
    2) Avenida Maracanã com Rua Eurico Rabelo.
    3) Avenida Maracanã com Rua Pinto Figueiredo.

    ResponderExcluir
  18. Acertei duas de cara, mas a outra estava difícil.

    ResponderExcluir
  19. As fotos mostram buracos porque eram de uma seção do Correio da Manhã intitulada Jerico, que se dedicava a reportar problemas como buracos, lamaçal, capinzal nas ruas, lixo, etc. Quanto ao Plymouth, que modelo lindo!!! Lembro-me deles desfilando pelas ruas. Aliás, aquelas banheiras americanas das décadas de 1950 e 1960 eram muito mais bonitas que esses modelitos modernos.

    ResponderExcluir