Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

ONDE É?

 
Ontem perguntei aos amigos do FB onde era esta rua, pois não tinha ideia e a foto não tinha legenda.
 
Foram aventadas as hipóteses de ser na Conde de Bonfim, Bambina, Marquês de São Vicente, Desembargador Isidro, Jardim Botânico. Mas o Raul sugeriu que fosse a Rua Barão de Petrópolis.
 
Até o momento esta última é a que parece ser a correta. Vamos ver se alguém aqui tem outra ideia.

21 comentários:

  1. Com aquela subida à esquerda e trilhos pode bem ser a Barão de Petrópolis. Um Fiat 1100, ou Simca 8, puxa a fila, com um "ovo-de-Páscoa" Austin A-70 Hereford 1952 (feio pra chuchu e identificável do A-40 pela grade e pelo buraco ovóide-pascóide na frente da porta), um Chevrolet 1950 e um 51 fechando a fila que vem. Um Ford escuro 1949 e os taxis Ford 39 e Chevrolet 40 seguem um longínquo Chrysler dos anos 50 em direção a Santa Teresa.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não é nenhuma das ruas citadas. A "escolhida" Barão de Petrópolis não tem ou teve esse tipo de construções, não tem a construção que aparece em seu início, que faz com que a via tenha uma espécie de "rodo", e o mais importante: Os trilhos do bonde iam em linha dupla até 400 metros, quando seguiam mais alguns metros a paravam, já que a linha "Estrela" era uma das poucas em que rodavam bondes "bidirecionais". Das outras ruas comento mais tarde.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.

    Aquela arcada tripla não me é estranha, mas não me atrevo a tentar identificar o local. Mas, se for mesmo a Barão de Petrópolis, explicaria a minha desconfiança.

    ResponderExcluir
  4. A Desembargador Isidro é muito mais estreita e não tem a configuração mostrada; a Conde de Bonfim, a Bambina, a Jardim Botânico, e a Marques de São Vicente, possuíam trilhos em linha dupla. Uma rua cuja configuração bem como a inclinação se encaixam é a rua do Bispo, mas as linhas de bonde eram duplas e não singelas...

    ResponderExcluir
  5. Hoje o Biscoito achou o "ovo de Pascoa"mostrando que a grade faz a diferença...Interessante.A rua lembra a ZN e vamos ver os especialistas mandando as dicas.FF: O Flamengo deu adeus a Libertadores e apenas configurou o vexame do Maraca.Deixa 40 milhões desolados e outros tantos eufóricos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belleti, por uma coincidência, o SDRL mostra Austin A-70 em dois dias quase seguidos. O de anteontem é o Hampshire e o de hoje é o ovo-de-Páscoa Hereford. Os modelos A-40 tinham estilos bem semelhantes aos A-70, sendo o contemporâneo do ovo-de-páscoa terrivelmente feio, Vale a pena dar uma clicada no Google em Austin Somerset. E depois vá no Austin Devon. Você vai perceber a semelhança dos estilos.
      Quanto à grade mencionada, é o que permite diferenciar o A-40 menor do irmão maior A-70, nos modelos ovo-de-páscoa. Nos modelos anteriores basta olhar e ver a diferença na carroceria.

      Excluir
    2. Agradeço ao Biscoito a deferência.Quando se trata de Austin fico mais interessado em função do exposto no meu comentário de hoje cedo.Vou conferir no Dr. Gugu....

      Excluir
  6. E olhando de todos os ângulos, cheguei à conclusão que é a.....Barão de Petrópolis! A foto dá a impressão que é em declive mas na verdade é em aclive e o fotógrafo está voltado para o estreitamento da subida, onde o casarão ainda existe. Os trilhos de bonde eram em linha dupla até 400 metros vindos da Rua da Estrela, quando passavam a ser em linha singela até um ponto próximo ao casarão que aparece lá no fim da foto. A linha 46 Estrela era uma das poucas que utilizavam bondes bidirecionais. Outras eram o 70 Andaraí-Leopoldo e o 67 Alto da Boa Vista. Os carros estão descendo do túnel da Rua Alice e se dirigindo à rua da Estrela. "Martelo batido". Podem confirmar essas informações com o Hélio Ribeiro.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que havia mais linhas "bidirecionais" mas não consigo lembrar. Em 1964 houve uma "reorganização das linhas de bonde da CTC e algumas mudanças ocorreram, e a linha 70 Andaraí Leopoldo foi uma delas. Como grande parte do itinerário do 68 Uruguai-Engenho coincidia com o do 70 Andaraí-Leopoldo, este passou a ter seu ponto final na esquina da rua Leopoldo com Barão de Mesquita. Assim quem viesse do Centro da Cidade tomava o 68 e descia na Barão de Mesquita com Rua Leopoldo. Daí o 70 só fazia o trajeto de subida e descida da Rua Leopoldo. Daí na linha terem sido utilizados bondes bidirecionais...

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde ! tudo indica que seja a Rua Barão de Petrópolis sim. O que mais a identifica (para mim ao menos) é a subida, em curva para a esquerda, citada pelo Biscoito. Não fôsse essa dica dele, eu não saberia de que lugar se trata. Não sou ligado em linhas de bonde, mas sei que o bonde ia até o fim da reta, antes da subida. Quase no final da rua, à esquerda, há (havia ?) uma fábrica de eletrodomésticos, muito conhecida no passado, cuja marca me escapa no momento (afastem a figura do dr. Alois de perto de mim, por favor!). Era uma fábrica pequena, porém seus produtos tinham boa aceitação no mercado. Quem se lembra do nome dela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre WHM a fábrica que se refere é a FAET, pertencia ao pai do piloto Nelson Piquet, ainda sobrevive no mesmo local.

      Excluir
    2. Na mosca ! É isso mesmo, Biscoito e Lino ! FAET.

      Excluir
  9. Já disse e vou repetir que vai ficar babando nas três coroas sendo que a primeira já foi para o beleléu.Mais uma decepção e o time não tem nada para chegar junto aos demais e vai caminhando para mais um ano de sofrimento.Ontem mais um jogo sem nenhuma coordenação sem nenhum planejamento e sem nenhuma inspiração técnica.Vai na base do que pode acontecer e acha um gol que não representou o jogo pois o Cruzeiro tinha o domínio e controle e só não venceu por incompetência de seus jogadores.A diretoria não vê que o Mosquito sem pilha não consegue organizar nada e a cada dia inventa uma conversa mole diante de um elenco milionário.Assim estão Fluminense,Vasco e Botafogo mas com jogadores de pouco investimento e está evidente que vamos patinar ainda mais.Não sei onde esta diretoria anda que não vê os acontecimentos ali na beiradinha do campo e eu já não aguento mais ficar cornetando.

    ResponderExcluir
  10. Os laterais são muito fracos e nada criam,o ataque inexiste em termos de objetividade e o meio de campo mostra grandes espaços em vários momentos.Não tem jogadas ensaiadas e de nada adianta ter a bola.Aliás,os adversários já perceberam que é um bom negócio dar a bola ao Flamengo e ficar na encolha.Saindo bem.. é tiro e queda! Um espanto!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos. Confirmo é a Rua Barão de Petrópolis, das construções vistas na foto, somente a da esquina com a R. Gumercindo Bessa ainda resiste, todas as demais já foram para o choommm. A foto foi tirada após a rua Guaicurus após o terreno onde as torres de alta tensão da Light passam.

    ResponderExcluir
  12. Também acho que é a Barão mas não me lembro do trajeto do estrela quando saía da rua era um bonde de 4 eixos.No momento não posso acessar o Bondes do Rio do Helio.

    ResponderExcluir
  13. Em 1971 partindo do Largo da Segunda-feira, fui à Santa Teresa a pé e subi pela Barão de Petrópolis, cujo aspecto já era um pouco degradado. Cheguei à Almirante Alexandrino, desci pelo Padre Miguelinho, Catumbi, Frei Caneca, etc. Tempo sem Sambódromo, favelas, ou violência. A Barão de Petrópolis, outrora uma rua aprazível e residencial, virou um antro de vagabundos e traficantes devido às horrendas favelas que assolam a região. Imóveis depredados, esgoto correndo a céu aberto, e uma via alternativa que servia de acesso à Laranjeiras está inviabilizada. No final dessa rua ao virar à esquerda, existia uma luxuosa casa de festas chamada "Quinta do Bosque", onde aconteciam grandes bailes de dança de salão, como o que eu fui em 1996. Um luxo! O espaço era requintado dava gosto estar ali. Agora é apenas um matagal abandonado. Quem conheceu certos locais em "outros tempos" sabe como a sensação é ruim.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que é a Barão de Petrópolis por conta das testemunhas oculares da história do tempo da foto, pois nada do que tem nas fotos atuais comprova de que se trata dessa rua.
    Inclusive lá no fundo da imagem acima, o que vejo é uma casa bem mais humilde do que o agora decadente casarão que sobrevive quase na esquina da Rua Gumercindo Bessa.

    ResponderExcluir
  15. A "Quinta do Bosque" ocupava, conforme o seu próprio material promocional , a sede e entorno de uma antiga fazenda datada dos princípios do século XIX. Não a visitei em seu período de auge, quando tornou-se um dos mais badalados locais de festas da cidade, sediando casamentos e formaturas. Esta época dourada foi abruptamente interrompida por um cinematográfico assalto em que um grande grupo de bandidos manteve por horas sob mira d'armas os convidados da cerimônia .

    ResponderExcluir
  16. Não poderia ser algum ponto da rua das Latangeiras? A arborização, o estilo dos imóveis e a curva a esquerda no final da foto possibilitam essa escolha.

    ResponderExcluir