Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

POSTO 3 - AVENIDA ATLÂNTICA


 
A primeira foto, do acervo do Correio da Manhã, é de 1954 e mostra a Avenida Atlântica. Vemos, à direita, a loja de antiguidades Vieux Paris. O endereço antigo era Avenida Atlântica nº 418, mas houve uma troca de numeração em algum momento e este local recebeu o nº 1850.
Ao lado, com o toldo cobrindo a varanda, podemos ver a Boate e Bar Maxim´s, na Av. Atlântica nº 1850, telefone 37-9644, no antigo Posto 3. Segundo o Decourt, a Maxim´s fazia par com a Boate Vogue na incipiente cena GLS do Rio dos anos 50. Enquanto a Vogue era mais lésbica, a Maxim´s era mais “gay”.
Um pouco mais à esquerda, também com um toldo, podemos ver o Bar e Restaurante Bolero, na Av. Atlântica nº 1910, telefone 37-9915. Era uma “Help” dos anos 50 e 60, antro de prostituição segundo o Conde di Lido.
A segunda foto é do acervo de ilustre comentarista do “Saudades do Rio” e mostra a mãe dela na praia bem em frente à Maxim´s.
Os automóveis serão identificados pelos especialistas.

34 comentários:

  1. De frente, um Buick 1952, com parabrisas único. Mais atrás, o que parece ser um Henry J, de cor clara, e um Oldsmobile escuro. De traseira, inconfundível, um Henry J, com a janela traseira dividida e muitos cromados, provavelmente de 52 em diante. Um lindo Cadillac 50 conversível, um Chevrolet 49, com uma Rural americana escura ao lado. Mais à frente, visível logo após o Buick, um Jaguar Mk VII preto.
    Na segunda foto, sem chuva e combinando com a loja, um Ford Vedette francês.

    ResponderExcluir
  2. Parece uma exposição de carros antigos na avenida Atlântica.
    Pena que seja uma dificuldade frequentar os bares da orla seja pela prostituição, pedintes, pivetes, tocadores de pagode, vendedores de coisas variadas.
    Com todo respeito tenho que dizer que a moça da segunda foto é um pitéu, como se dizia lá no Terra.

    ResponderExcluir
  3. O tempo chuvoso deu um brilho diferenciado nos carros, mas deixando as fachadas dos prédios "entristecidas". Não só a loja deu um "ar" parisiense ao redor.
    O Henry J. citado pelo Biscoito levou uma "laminada" e a porta ficou com "cicatrizes" mesmo após lanternagem. Só não consegui visualizar a tal janela dividida.
    Naqueles tempos a jovem deve ter ouvido muito a frase que saiu de moda: "a nora que minha mãe gostaria de ter".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu não consegui ver a laminada na porta. Atrevo-me a dizer que o carro era assim, embora ele esteja com a porta meio aberta.
      A janela dividida pode ser melhor definida pela interrupção do filete cromado. Bem acima da roda traseira.

      Excluir
    2. Fiz confusão, olhei o vidro traseiro, que em muitos carros veteranos são divididos e não me liguei que você comentou janela.

      Excluir
  4. O biscoito esqueceu de dizer que o carro em primeiro plano à direita (Henry J) era conhecido como Frango Assado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu tio tinha um e era esse apelido que meu pai usava para implicar com ele.

      Excluir
  5. Naqueles tempos civilizados, a homossexualidade era fortemente reprimida pela sociedade e obviamente os locais destinados à esse mister eram restritos. Hoje em dia são normais as "condutas típicas" e as manifestações públicas de homossexualidade. Até mesmo nas escolas a "repressão era dura". Já na década de 70 o famoso "Alfredão" já dava mostras de como seria o futuro. A boate Help era inicialmente um local bem frequentado. Nos anos 80 cheguei a frequenta-la e conheci ali mulheres interessantes e "de família". A Erótica, na Prado Junior, se transformou em um "Bingo" clandestino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde, exatamente, ficava a boate Alfredão?
      Não consegui localizar, através do Google.
      Muito obrigado.

      Excluir
  6. "Bom dia".

    O Posto 3 foi o local de Copa que eu mais vi de perto, por causa de um colega de UFF que morava na Paula Freitas no início dos anos 90. Infelizmente acabei perdendo contato depois da formatura.

    ResponderExcluir
  7. Os "Henry J" comercializados pela Sears Roebuck nos Estados Unidos, por uma questão de economia de preços, não possuíam a tampa da mala, como o mostrado na foto. Para acessar a mala, era necessário rebater o encosto do banco traseiro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os carros da Sears tinham marca própria, Allstate. Não sei se venderam aqui. (Tinham também uma luz traseira redonda bem baratinha).

      Excluir
  8. Bom dia a todos. Acho que vem de longe a fama de Copacabana ser um local de turismo sexual, e isso se deve a leniência das autoridades com bares e boates da orla, que sempre foram os pontos de exploração deste tipo de atividade. E este problema ficou tão difundido na imagem do bairro, que todo turista estrangeiro que viaja sozinho e chega ao País já conhece a Fama do bairro e procura o local. Quando trabalhava, os funcionários que vinham ao Rio de Janeiro em visitas técnicas, pediam logo de início para serem hospedados em Copacabana. Lembro de um Engenheiro já até bem idoso, que tomou um boa noite Cinderela em uma boate de Copacabana, que além de ter sido roubado, passou tão mal que foi internado em estado grave, isso deu um quiproquó danado, para explicar o que havia acontecido com ele, pois o mesmo deixou de se comunicar com a família, a família pedia informações a empresa nos U.S.A. tivemos que explicar o que havia acontecido e lá eles arrumaram uma história para contar para a família, para não contar o que aconteceu verdadeiramente. Depois disso a matriz proibiu que os técnicos em viagem, fossem hospedados em Copacabana, o que na verdade pouco adiantou, pois eles saiam de Ipanema para irem para a gandaia em Copacabana. Embora nossas autoridades façam muito pouco para mudarem esta imagem do País, pois a Fama também se estendeu para o resto do País, principalmente para as cidades litorâneas do nordeste, nestas então a prostituição infantil é explorada sem o menor pudor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou santo, mas esse negócio de prostituição comigo "não rola", nunca funcionou. É uma questão de foro íntimo, não dá. Roberto de Artois, conde de Beaumont le Roger, um personagem interessante da história francesa cujas aventuras podem ser conhecidas na coleção "Os Reis malditos" de Maurice Druon, era dado à lascívia e ao deboche. Suas conquistas amorosas iam desde moças finas, passando por serviçais, e chegava à canalha das ruas, vadias depravadas encontradas aos magotes na Paris do Século XIV, mas jamais "pagava mulher". Não sou sou tão "eclético" ou tenho um gosto tão diversificado como o Conde de Artois, mas jamais me utilizei desse tipo de "serviço profissional". O ilustre conde morreu devido ao ferimento ocasionado por uma flecha durante o cerco de Vannes em 1343...

      Excluir
  9. Eu me lembro de um caso ocorrido nos anos 90 quando um juiz de direito, hoje ministro do STJ, foi flagrado dentro de seu carro junto com uma mulher que solenemente "tocava um trombone". Foi um escândalo, mas como de hábito, "não deu em nada". Fatos dessa natureza não acontecem na Escandinávia ou no Japão e caso ocorram, seus protagonistas certamente serão execrados.### A situação está se tornando bastante instável no Brasil. Hoje um noticiário matutino informou que havia dez tiroteios simultâneos na cidade. Nem a Síria é capaz de tal "proeza...

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o festival de carros da época com assessoria dinâmica do Biscoito.¨"Frango Assado" na minha época era outra coisa.... Um bonito casal na segunda foto,sendo que Ceará,individuo,deve ter deletado a bela moça da sua tela.Aliás não custa perguntar se a Calango não esteve presente desde sempre em Copa,passando pelas citadas Maxim's e Help,esta num passado mais recente.Vou logo adiantando que a minha igreja sempre atendeu qualquer tipo de fiel.A restrição é com a tarja verde e similares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Help era cliente da Calango com certeza.

      Excluir
    2. Resta saber se trabalhava com "combo"...

      Excluir
    3. Quando vi a foto do fortão acima logo lembrei do Pastor. É o numero dele. Agora, nesses "antros" da perdição a Calango se absteve. Muita vadiagem para meu gosto com diria o DI LIDO nos tempos do JABA.

      Excluir
  11. O Decourt comentou que este trecho perto da Rua Fernando Mendes tem o Edifício Egyto, um dos do conjunto art-dèco da Fernando Mendes, junto com o Amazonas, o Brasil , o Irapuan e o Labourdette. Infelizmente o Egyto é o mais descaracterizado deles com uma reforma em sua portaria. Eles são posteriores aos do Lido e já têm uma linguagem proto moderna.

    ResponderExcluir
  12. Diante dos comentários, fiquei imaginando uma pergunta: a repressão aos homossexuais na epoca fazia com que eles deixassem de ser homosexuais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela época ainda não existia a IURD.

      Excluir
    2. Pergunte ao Belletti se a igreja dele pratica a Cura gay...

      Excluir
    3. Mais uma questão que depende do dízimo .O investimento pode ser grande.Atualmente apenas um fiel na linha,mas garanto que é caso complicado.Quando vem com tarja verde proponho uma abordagem tipo SUS.Ai o fiel normalmente muda de igreja.

      Excluir
    4. Apesar da pilhéria, esse negócio de "cura gay" não deveria ser levado na brincadeira. A homossexualidade vista pelo enfoque da espiritualidade tem uma explicação lógica. Todos nós trazemos traços de encarnações anteriores e na maioria das vezes reencarnamos em corpos do mesmo gênero. E quando, por exemplo, um espirito que durante muitas encarnações encarna em corpo de mulher passa a encarna em um corpo de homem, certamente trará características femininas. Se sente mulher e age como tal. Assim como existe o carma racial, onde a raça negra carrega um carma pesadíssimo, existe o carma de ordem sexual, onde milhares de espíritos encarnados em corpos trocados. O mundo espiritual é repleto de mistérios...

      Excluir
    5. Pois é, tinha um montão de gay "incubado".

      Excluir
  13. Certas mulheres têm algo difícil de definir e que produz uma forte atração sobre alguns homens. No caso, a da foto me induziu esse sentimento. Aliás, ela me lembra uma colega do primário e do Pedro II, de nome Regina Coeli. Usava esse corte de cabelo, tinha o mesmo formato de rosto, e como características especiais tinha duas covinhas nas bochechas. Não sem motivo, foi minha namoradinha oculta durante a terceira série primária. Nunca mais a vi ou ouvi falar dela. Seria a da foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Esta é a mãe de uma comentarista desaparecida e já apareceu em diversas foros do tempo do Terra.

      Excluir
  14. Odette Roitman morreu de novo. Agora de vez...

    ResponderExcluir
  15. Na esquina da República do Peru vemos a escola Cícero Pena, ainda instalada na antiga casa.

    ResponderExcluir
  16. Amanhã teremos cornetada novamente. É de dar pena ver os jogos dos times Brasileiros, quando comparado com os jogos dos campeonatos Europeus.

    ResponderExcluir